Workshop de empreendedorismo para refugiados acontece neste sábado (19) em São Paulo

Evento foi idealizado para facilitar o acesso à informação a fim de propiciar que solicitantes de refúgio e refugiados criem pequenos negócios e, com isso, possam encontrar meios dignos de trabalho, para além dos empregos convencionais.

Diante das dificuldades que solicitantes de refúgio e refugiados enfrentam para encontrar empregos em suas respectivas áreas de atuação, a Biblioteca e Centro de Pesquisa América do Sul-Países Árabes (BibliASPA) oferece no próximo sábado (19), das 10h às 16h, um workshop de empreendedorismo voltado especificamente para refugiados e refugiadas.

O evento, divulgado nesta semana pela Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), foi idealizado para facilitar o acesso à informação a fim de propiciar que solicitantes de refúgio e refugiados criem pequenos negócios e, com isso, possam encontrar meios dignos de trabalho, para além dos empregos convencionais.

Foi por meio do curso de português para refugiados, ofertado pela BibliASPA, que a proposta do workshop de empreendedorismo surgiu como uma alternativa à dificuldade de se encontrar um emprego formal. A diretora de desenvolvimento institucional da biblioteca, Maria Nilda Santos, esclarece que a metodologia a ser utilizada no workshop se dará de forma próxima com a realidade dos refugiados.

“O apoio dos profissionais que atuarão na oficina se dará durante e depois do workshop para acompanhar aqueles refugiados que queiram desenvolver uma iniciativa. Eles continuarão dando assistência, acompanhando-os durante o processo. Além disso, é preciso desenvolver uma ação que contemple o perfil de cada refugiado e refugiada, exigindo uma atenção personalizada, que considere as qualificações deste público”, disse Maria.

A iniciativa ocorre durante o VII Festival Sul-Americano da Cultura Árabe, que tem uma série de outras atividades entre os dias 18 e 31 de março. O objetivo do festival é fortalecer o vínculo entre a América do Sul e os países árabes com base no respeito à diversidade cultural e dos laços históricos, promovendo a cultura de paz e a aproximação entre os povos. As inscrições já estão abertas e o workshop é gratuito.

Serviço:
Inscrições: bibliaspa@gmail.com
Informações (11) 99609 3188 (de terça a sábado, das 10h às 19h)
Endereço: Rua Baronesa de Itu, 639, Sta. Cecília, São Paulo,
Data do workshop: 19 de março
Horário: 10hs
Link do festival: https://festivaldaculturaarabe.wordpress.com/