WFP Centro de Excelência arrecada doações para fornecer materiais de limpeza e proteção às escolas

O WFP Centro de Excelência contra a Fome Brasil firmou parceria com a startup de impacto social Ribon para levantar fundos para fornecer itens de limpeza e proteção a escolas públicas brasileiras.

No Brasil, as aulas na rede pública foram suspensas como parte das medidas de combate à pandemia da COVID-19. Isso significa que mais de 40 milhões de crianças atendidas pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar estão sem receber refeições escolares todos os dias.

Uma nova lei aprovada nas últimas semanas, entretanto, permite que prefeituras e governos estaduais distribuam às famílias desses alunos os alimentos que seriam utilizados para elaborar as refeições durante o período de suspensão de aulas.

Mas muitas dessas escolas estão precisando de kits de higiene e proteção (luvas, detergente, esponja) para fazer a entrega de maneira segura, sem expor as famílias e os profissionais.

Após o período de arrecadação dentro do aplicativo, os itens serão adquiridos por meio de chamada pública e então distribuídos às escolas.

Os municípios beneficiados estarão dentro do grupo daquelas cidades com menos de 25 mil alunos, e que já começaram a distribuição dos alimentos desde o início da pandemia. Os critérios, entretanto, serão reavaliados constantemente ao longo da campanha.

Como funciona

Para doar, basta baixar o aplicativo Ribon aqui. Ao acessar o aplicativo, os usuários podem fazer doações gratuitas usando seus ribons, que são moedas virtuais acumuladas diariamente no app.

Para ganhar as moedas, os usuários podem ler notícias de impacto social que são do seu interesse ou fazer uma doação em dinheiro. Com 100 ribons, é possível fornecer o equivalente a 1 refeição escolar sem risco de contaminação.

Para saber mais sobre a campanha e baixar o aplicativo acesse rib.app.link/wfpbrasil

Sobre a Ribon

A socialtech foi fundada em Brasília pelo então estudante de Engenharia de Produção da UnB (Universidade de Brasília), Rafael Rodeiro, em 2016. Três anos depois, a Ribon passou por aceleração na Cotidiano, investimento da Redpoint, e atualmente participa do programa CUBO do Itaú.

Sobre o WFP Centro de Excelência

O WFP Centro de Excelência contra a Fome Brasil é um hub global de diálogo para formação de políticas públicas, aprendizagem, desenvolvimento de capacidades e assistência técnica Sul-Sul.

É parte do departamento de Programas e Políticas Públicas do Programa Mundial de Alimentos (WFP), maior agência humanitária do mundo, que presta assistência a mais de 86 milhões de pessoas globalmente.

O Centro de Excelência é o resultado de uma parceria que existe desde 2011 entre o WFP e o governo do Brasil.

O escritório apoia governos em África, Ásia e América Latina no desenvolvimento de soluções sustentáveis, programas e políticas públicas contra a fome que sejam geridas por governos nacionais.

O maior objetivo do WFP Centro de Excelência é aproximar países que enfrentam desafios similares nas áreas de segurança alimentar e nutricional, com foco especial em programas de compra local para alimentação escolar ligados à agricultura familiar e à nutrição.