Vencedores de concurso da UNESCO viajarão à Espanha

Autores de trabalho e desenho selecionados no concurso Ciência pela Paz e pelo Desenvolvimento conhecerão Comunidade Autônoma de Aragón.

Autores de trabalho e desenho selecionados no concurso Ciência pela Paz e pelo Desenvolvimento conhecerão Comunidade Autônoma de Aragón

Brasília – Os vencedores do Concurso de Trabalhos e Desenhos “Ciência pela Paz e pelo Desenvolvimento”, Victor Henrique da Silva Menezes e Natane Suellen dos Santos Marques, ambos de 16 anos, receberão, no próximo dia 22, o prêmio pelos melhores trabalhos de cada categoria: no domingo de carnaval, os estudantes de São Paulo e da Paraíba embarcam para a Espanha, onde conhecerão a Comunidade Autônoma de Aragón e a capital espanhola, Madrid. A viagem é uma cortesia da União Européia por meio do governo de Aragón, da empresa IDOM S.A e da Fundación para El Desarrollo de las Nuevas Tecnologias Del Hidrogênio, sediadas na região.

O Concurso de Trabalhos e Desenhos “Ciência pela Paz e pelo Desenvolvimento” foi promovido em 2008 pela UNESCO e outros 18 parceiros em comemoração ao Dia Mundial da Ciência pela Paz e pelo Desenvolvimento, celebrado em 10 de novembro. Victor Menezes, aluno do 2º ano do ensino médio da Escola Estadual Professora Julieta Guedes de Mendonça, de Dracena (SP), conquistou o primeiro lugar na categoria trabalho escrito com a redação Contos da Natureza. Natane Marques, estudante do 2º ano do ensino médio da Escola de Educação Básica e Profissional da Fundação Bradesco, em João Pessoa (PB), foi autora do melhor trabalho na categoria Desenho. O concurso teve como tema “Diversidade e Desenvolvimento Sustentável”.

Aragón

Os vencedores do concurso viajarão com acompanhantes e todas as despesas pagas. De 23 a 28 de fevereiro visitarão, entre outros destinos, Zaragoza, Dinópolis, San Juan de la Peña e a estação de esqui de Panticosa, em Aragón. Na província de Zaragoza, conhecerão o passado romano da cidade de mais de 2.000 anos e a modernidade da Hidrogenera, importante planta de produção, armazenamento e distribuição de hidrogênio em estado gasoso para veículos. Ainda em Zaragoza, serão recebidos na IDOM S.A., principal empresa de serviços profissionais de engenharia, arquitetura e consultoria de Aragón.

A viagem terá seqüência com uma visita ao Parque Paleontológico de Dinópolis, conhecido como a maior superfície de exposição paleontológica da Europa. Em Teruel, Victor e Natane conhecerão um dos 40 sítios do Patrimônio Mundial da UNESCO localizados na Espanha, a arquitetura Mudéjar de Aragon, presente em monumentos como as torres da Catedral de Santa María de Mediavilla e das igrejas de San Pedro, del Salvador e de San Martín.

Ainda em Aragón, os estudantes serão recebidos no Parque Tecnológico Walqa, em Huesca, onde se concentram importantes empresas de Tecnologias da Comunicação e Informação (TICs) e de pesquisa em energias renováveis. Lá, conhecerão a Fundación para El Desarrollo de las Nuevas Tecnologias Del Hidrogênio, entidade privada voltada ao desenvolvimento do hidrogênio e de energias renováveis como vetor energético e à incorporação dessas fontes por empresas locais.

Flora, fauna, homem

A experiência que a viagem à Espanha proporcionará aos estudantes de SP e da PB premiará a criatividade de seus trabalhos. Natane traduziu em cores a diversidade da flora e da fauna brasileira em desenho onde o planeta Terra e homens de diferentes etnias são figuras centrais. Victor dividiu seu conto em duas partes: Batalha ambiental e O nascimento de uma Utopia. A primeira trata de uma aventura na qual animais que habitam uma floresta no Mato Grosso, ao perceberem que são ameaçados pelo homem, lutam para defender seu território com lições sobre a importância do meio-ambiente. A segunda traz uma história ambientada em 2030, quando as nações do mundo, quase destruído em função dos impactos ambientais, se isolam. Nesse contexto, o Brasil reverte a situação e encontra soluções de proteção à natureza.

Além da viagem à Espanha, Natane e Victor ganharam livros e tiveram seus trabalhos divulgados junto aos dos demais participantes do concurso em uma edição especial publicada pela UNESCO. Os segundo e terceiro lugares nas duas categorias ganharam uma viagem nacional para conhecer centros de pesquisa e os demais participantes do concurso, coleções de publicações da área científica, além de certificados. A solenidade de premiação dos vencedores, ocorrida em 10 de novembro, foi precedida por uma mesa-redonda que reuniu o Representante da UNESCO no Brasil, Vincent Defourny , o senador Cristovam Buarque, o coordenador de Ciências Naturais da Organização no Brasil, Celso Schenkel e o conselheiro de Ciência e Tecnologia da Delegação da Comissão Européia no Brasil, Angel Landabaso.

Assessoria de Comunicação – UNESCO no Brasil
Ana Lúcia Guimarães – ana.guimaraes@unesco.org.br
Isabel de Paula – isabel.paula@unesco.org.br
Nelson Souza Aguiar – nelson.sousa@unesco.org.br
Fones: (61) 3226 7381, 2106 3536, 2106 3538, 2106 3539