UNODC abre chamada para Modelo Nações Unidas online em português

Diante da pandemia global da COVID-19 e do consequente distanciamento social recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e autoridades locais, a iniciativa Educação para a Justiça (E4J), do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), abre processo de candidatura para o I UNODC e-MUN– primeiro Modelo das Nações Unidas virtual e de alcance internacional. As inscrições podem ser feitas até o dia 13 de maio.

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, durante reunião no Conselho de Segurança. Foto: ONU

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, durante reunião no Conselho de Segurança. Foto: ONU

Diante da pandemia global da COVID-19 e do consequente distanciamento social recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e autoridades locais, a iniciativa Educação para a Justiça (E4J), do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), abre processo de candidatura para o I UNODC e-MUN– primeiro Modelo das Nações Unidas virtual e de alcance internacional.

O evento é organizado pelo Escritório do UNODC no Brasil em parceria com os Modelos das Nações Unidas MUNdi (Manaus), SiNUS (Brasília), SOI (Natal), SPMUN (São Paulo) e UFSCMUN (Santa Catarina) – além da Associação Brasileira de Modelos das Nações Unidas, ABRAMUN.

São oferecidas 120 vagas gratuitas, igualmente distribuídas entre estudantes de Ensino Médio e Superior no Brasil e demais países membros da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).

As delegações selecionadas terão a oportunidade de simular a Comissão sobre Prevenção ao Crime e Justiça Criminal das Nações Unidas (CPCJC), debatendo o tópico “Medidas efetivas para prevenir e combater o tráfico de migrantes, devidamente protegendo os direitos das pessoas traficadas”.

Além de realizada virtualmente, a simulação seguirá trâmites de negociação e aprovação de documentos, conforme realizado no dia a dia das Nações Unidas, como a prática do consenso.

As sessões de simulação ocorrerão nos seguintes dias e horários:

28 e 29 de maio (das 9h30 às 17h, horário de Brasília): circuito para ensino superior

1 e 2 de junho (das 9h30 às 17h, horário de Brasília): circuito para ensino médio

As inscrições podem ser feitas até o dia 13 de maio de 2020 por meio do link abaixo:

Chamada de candidaturas: aqui

Inscrição online: aqui

Sobre a iniciativa Educação para a Justiça

A iniciativa E4J faz parte do Programa Global do UNODC para a Implementação da Declaração de Doha e tem o objetivo de prevenir a criminalidade e fortalecer uma cultura de respeito ao Estado de Direito, por meio de atividades educacionais desenvolvidas para os níveis fundamental, médio e superior de educação.

Promover atividades e recursos para que Modelos das Nações Unidas (MUNs) possam abordar as áreas temáticas do UNODC é uma atividade central para o E4J. Entre os materiais produzidos, destaca-se o Guia de Recursos para MUNs, com materiais de apoio para que conferências possam abordar questões relacionadas à prevenção ao crime, à justiça criminal e outros aspectos relacionados ao Estado de Direito.

A iniciativa E4J tem cooperado diretamente com MUNs em todo o mundo para fortalecer a capacidade de organizadores (as) e participantes para debater e compreender temas como tráfico de pessoas e contrabando de migrantes, corrupção, tráfico de armas, ética e integridade, crimes cibernéticos, tráfico de animais silvestres, entre outros.

Recentemente, o Escritório do UNODC no Brasil promoveu sessões regionais de treinamento em Brasília, São Paulo (em parceria com SPMUN), Natal (em parceria com SOI), Manaus (em parceria com MUNdi) e Porto Alegre (em parceria com UFRGSMUN) para capacitar professores(as) e organizadores(as) na inclusão dessas e outras áreas temáticas em suas conferências.