UNIDO alerta: produção industrial mundial poderá diminuir em 2011

Taxa de crescimento da produção industrial de 2011 é menor do que o resultado do primeiro trimestre. A diferença indica uma desaceleração.

Produção industrial poderá ser menor em 2011A produção mundial aumentou 5,2% no segundo trimestre de 2011, em comparação ao mesmo período do ano anterior. A perspectiva para o fim do ano, no entanto, é de um crescimento menor do que o registrado em 2010, diz Relatório sobre a Produção Mundial lançado nesta quinta-feira (01/09) pela Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO).

Na projeção anual, a agência considera os resultados dos dois primeiros trimestres. Entre janeiro e março de 2011, a produção industrial foi bem maior – 7,5% – sinalizando que o ritmo de recuperação do setor após a crise financeira de 2008 pode estar diminuindo. Já os países em desenvolvimento mantiveram as altas taxas de crescimento na produção industrial, aumentando em 11,1%.

A China foi a principal responsável para esse crescimento, com uma produção 14,3% maior no segundo trimestre, comparado ao mesmo período de 2010. Na América Latina, destacaram-se Argentina (8,5%), Chile (7,8%) e Peru (5,8%). Grandes economias como Brasil e México, no entanto, diminuíram o ritmo e permaneceram abaixo de 5%.

Para acessar o resultado do segundo trimestre, clique aqui