UNICEF: Terremoto no Equador deixa 120 mil crianças temporariamente fora da escola

Número de crianças afetadas pelo terremoto chega a 250 mil. Brasileiros podem ajudar com doações diretamente pelo site seguro do UNICEF (http://bit.ly/AjudeEquador).

Funcionário do UNICEF atende crianças atingidas pelo terremoto em Pueblo Nuevo, Esmeraldas, no Equador. Foto: UNICEF Equador

Funcionário do UNICEF atende crianças atingidas pelo terremoto em Pueblo Nuevo, Esmeraldas, no Equador. Foto: UNICEF Equador

Mais de 280 escolas foram danificadas pelo terremoto que atingiu o Equador no último dia 16 de abril, deixando cerca de 120 mil crianças temporariamente sem acesso à educação, disse o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) nesta terça-feira (26).

“A educação é uma tábua de salvação para as crianças que passam pelo trauma do caos e da destruição”, disse Grant Leaity, representante do UNICEF no Equador. “Isso ajuda a dar a esses meninos e meninas uma rotina diária e um senso de propósito e colocá-los no caminho certo para a recuperação psicológica.”

A agência da ONU está apoiando os esforços do governo para levar as crianças de volta às aulas, em particular nas áreas mais afetadas de Muisne, Pedernales, Jama, e em algumas partes de Portoviejo, Manta e Chone. O UNICEF vai instalar 50 espaços temporários de aprendizagem para 20 mil crianças e distribuir 700 kits “escola em uma caixa”, com material escolar para beneficiar 60 mil meninas e meninos.

Enquanto as agências de ajuda e do governo ainda estão avaliando a extensão dos danos, as estimativas iniciais indicam que cerca de 2 mil edifícios foram danificados ou destruídos e cerca de 30 mil pessoas estão em abrigos. O medo de novos tremores está impelindo as pessoas a dormir ao ar livre, expostas às fortes chuvas que são comuns durante esta estação.

O UNICEF e os seus parceiros humanitários precisam de 23 milhões de dólares para responder às necessidades imediatas das crianças relacionadas a água, saneamento, educação, proteção infantil, saúde e nutrição ao longo dos próximos três meses.

Doações no Brasil

O UNICEF no Brasil está arrecadando doações para as vítimas do terremoto no Equador. Os recursos ajudarão as equipes do UNICEF a levar proteção, tendas, materiais escolares e abastecimento de água e saneamento às crianças e aos adolescentes afetados pelos tremores.

Prioridades urgentes também incluem prevenir a propagação de doenças; proteger as crianças que podem ter se separado das suas famílias; e oferecer material escolar, tendas e apoio psicossocial às crianças e aos adolescentes.

No Brasil, as contribuições podem ser feitas diretamente em ambiente seguro pelo site do UNICEF: http://bit.ly/AjudeEquador ou www.unicef.org.br