UNICEF pede mobilização global para ajudar 1 milhão de crianças no Nepal a voltar às aulas

Cerca de 24 mil salas de aulas ficaram destruídas ou danificadas devido ao terremoto que atingiu o país no dia 25 de abril, danos que em algumas delas foram agravados pelos tremores secundários.

Para contribuir com o apelo interagencial do UNICEF basta ligar para a central de atendimento, no número 0800 605 2020. Foto: UNICEF

Para contribuir com o apelo interagencial do UNICEF basta ligar para a central de atendimento, no número 0800 605 2020. Foto: UNICEF

Pelo menos 950 mil crianças no Nepal não poderão regressar às aulas se não forem tomadas medidas urgentes para providenciar espaços de aprendizagem temporários e para reparar as escolas destruídas pelo terremoto do último dia 25 de abril, segundo o Fundo da ONU para a Infância (UNICEF).

O Fundo teme que os avanços significativos dos últimos 25 anos no que diz respeito às matrículas no ensino primário no Nepal, que passaram de 64% em 1990 para mais de 95% atualmente, venham a sofrer um retrocesso devido ao terremoto.

Cerca de 24 mil salas de aulas ficaram destruídas ou danificadas devido ao terremoto que atingiu o país, danos que em algumas delas foram agravados pelos tremores secundários. A dimensão da crise na educação deve crescer nos próximos dias à medida que forem chegando informações adicionais de áreas mais remotas. “A interrupção prolongada da educação pode ser devastadora para o desenvolvimento das crianças e para as suas perspectivas futuras”, afirmou o representante do UNICEF no Nepal, Tomoo Hozumi.

Nos distritos de Gorkha, Sindhupalchok e Nuwakot, estima-se que mais de 90% das escolas tenham ficado destruídas, e em Dhading, 80% dos edifícios escolares ruíram. Em algumas zonas de Kathmandu e Bhaktapur, cerca de nove a cada dez escolas que se mantêm de pé estão sendo usadas como abrigos de emergência. O UNICEF e seus parceiros estão fazendo tudo o que podem para levar as crianças de volta às aulas o mais rápido possível.

Mobilização global – O UNICEF lançou um apelo de 50 milhões de dólares para financiar a sua resposta humanitária ao terremoto no Nepal durante os próximos três meses, com parte de um amplo apelo interagencial.
Os brasileiros também podem contribuir para esta mobilização global. Os recursos arrecadados no Brasil serão integralmente utilizados para atender crianças, adolescentes e famílias mais afetados na tragédia.

Quem quiser efetuar uma doação, pode fazê-lo por três canais:

  • Pelo site de doações do UNICEF.
  • Enviando a palavra “UNICEF” para o SMS 27146. Neste caso, o UNICEF entrará em contato para acolher a doação.
  • Pela central de atendimento, no número 0800 605 2020.