UNICEF lança curso online sobre alimentação saudável

Apesar de ser desenvolvido com foco em professores de crianças de 4 a 10 anos, qualquer pessoa pode se cadastrar e realizar o curso. Foto: UNICEF

O Fundo nas Nações Unidas para a Infância (UNICEF) lançou esta semana um curso online de 8 horas/aula para capacitar professores sobre alimentação saudável e prevenção da obesidade em crianças. O objetivo é ajudar a desnaturalizar hábitos alimentares que aumentem a obesidade em crianças.

O curso online “Comer Saudável, Crescer Saudável”, desenvolvido pela Cipó – Comunicação Interativa, é gratuito. Apesar de ter como foco professores de crianças de 4 a 10 anos, qualquer pessoa pode se cadastrar, recebendo um certificado ao final. Está disponível no link cipo.org.br/ead/comersaudavel.

No mundo, 40 milhões de crianças de até 5 anos estão acima do peso ou obesas, segundo dados do UNICEF. No Brasil, uma em cada três crianças de 5 a 9 anos possui excesso de peso, 17,1% dos adolescentes estão com sobrepeso e 8,4% são obesos. Apesar da Política Nacional de Alimentação Escolar, a escola ainda é considerada um ambiente obesogênico, com lanches de baixo teor de nutrientes e alto teor de açúcar, gordura e sódio.

Curso vale ponto no Selo UNICEF

A iniciativa chega em momento providencial: é uma alternativa para que os 1.924 municípios do Semiárido e da Amazônia possam conquistar o ponto relacionado à nutrição.

Para alcançar o Selo UNICEF, os municípios precisam comprovar iniciativas relacionadas a pelo menos 12 de 17 resultados esperados, além de avançar em ao menos 7 de 12 indicadores de impacto social relacionados à infância e à adolescência.

Detalhes sobre como os municípios podem comprovar essas iniciativas podem ser acessados site do Selo UNICEF: selounicef.org.br/mudancas-nos-documentos-comprobatorios.

O UNICEF apresentou o curso “Comer Saudável, Crescer Saudável” a gestores municipais dos municípios participantes do Selo UNICEF em 46 encontros em 18 estados em novembro de 2019.

Na ocasião, foram apresentados também outros dois cursos, que estarão disponíveis ainda em fevereiro. Todos os cursos podem ser acessados por meio do site do Selo UNICEF: www.selounicef.org.br/cursos.

Sobre o Selo UNICEF

A Edição 2017-2020 do Selo UNICEF conta com a participação de 1.924 municípios de 18 estados brasileiros, na Amazônia e no Semiárido.

Seu sucesso é resultado da parceria entre o UNICEF e governos estaduais e municipais por meio da atuação integrada entre diferentes níveis de governo voltados às crianças e adolescentes.

Alcançar 1.924 municípios que participam do Selo UNICEF só é possível graças ao apoio de milhares de doadores individuais e de parceiros corporativos como Amil, Instituto Net Claro Embratel, Fundação Itaú Social, RGE, Enel, Coelba, Cosern, Celpe, BNDES, CPFL, Sanofi, Energisa, Grupo Equatorial Energia. Mais informações sobre o Selo UNICEF em www.selounicef.org.br.