UNICEF e Samsung divulgam selecionados para próxima etapa de maratona de tecnologia

AUMENTAR LETRA DIMINUIR LETRA

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e a empresa de tecnologia Samsung divulgaram na segunda-feira (2) a lista das 32 equipes selecionadas para as próximas etapas da Maratona UNICEF Samsung.

As equipes, escolhidas entre mais de 100 que se inscreveram de todas as regiões do país, vão desenvolver aplicativos com soluções para melhorar a educação nas escolas públicas brasileiras. 

Foto: EBC

Foto: EBC

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e a empresa de tecnologia Samsung divulgaram na segunda-feira (2) a lista das 32 equipes selecionadas para as próximas etapas da Maratona UNICEF Samsung.

As equipes, escolhidas entre mais de 100 que se inscreveram de todas as regiões do país, vão desenvolver aplicativos com soluções para melhorar a educação nas escolas públicas brasileiras.

Com mais duas etapas pela frente, as equipes selecionadas – compostas por um estudante de ensino médio e um professor, ambos da rede pública de ensino, e três estudantes de escola pública, técnica, instituto federal ou universidade pública ou privada – trabalharão em protótipos de aplicativos para as áreas de Ciências Humanas (História e Geografia), Matemática, Ciências da Natureza e Linguagens (Língua Portuguesa, Arte, Educação Física e Língua Inglesa), para ser utilizados em turmas do 6º ao 9º ano do ensino fundamental.

“Esta é uma iniciativa que visa não só promover o engajamento de estudantes em um tema que os impacta diretamente, a educação, mas também auxiliar na redução do número de crianças e adolescentes em atraso escolar, por meio das tecnologias criadas”, disse Ítalo Dutra, chefe de educação do UNICEF no Brasil.

“O engajamento de alunos e professores é o trampolim para uma mudança verdadeira porque leva em conta a realidade da educação nos municípios e promove a participação”, completou.

Para Isabel Costa, gerente de cidadania corporativa da Samsung Brasil, a maratona entra em uma fase importante, na qual os grupos selecionados contarão com o apoio dos mentores para desenvolver aplicativos que demonstrem como a tecnologia pode transformar a dinâmica das salas de aula.

“Foram centenas de projetos inscritos e é gratificante ver o empenho dos alunos e professores na construção de soluções que promovem a inclusão digital de futuras gerações”, disse Isabel Costa.

“Ficamos muito felizes pela oportunidade de participar desse projeto de desenvolvimento e crescimento na vida de jovens e professores de todo o Brasil. As equipes enviaram propostas riquíssimas com uma grande diversidade de temas e inovação na criação do desenvolvimento dos aplicativos”, declarou Ana Beatriz Pires, gerente de projetos da Softex no Brasil.

“Muitas equipes que se inscreveram são formadas por pessoas de estados diferentes, e equipes com projetos que envolvem IOT (Internet das coisas), machine learning e inteligência artificial”, completou.

Clique aqui para acessar a lista de projetos que vão para a segunda etapa.

Sobre a Maratona UNICEF Samsung

A Maratona UNICEF Samsung é uma iniciativa do UNICEF e da Samsung, desenvolvida em parceria com a Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex), por meio do programa Brasil Mais TI.

Para a segunda fase da Maratona, que ocorre até 28 de setembro, as equipes selecionadas vão desenvolver os aplicativos que propuseram no ato da inscrição. Elas também terão encontros virtuais com os especialistas e receberão mentorias pedagógicas e técnicas sobre os temas da aprendizagem e inovação, que ocorrerão de 16 a 24 de agosto. Entre 27 de agosto e 28 de setembro, os protótipos de aplicativos serão testados nas escolas.

A terceira e última etapa do projeto ocorre entre 8 e 11 de outubro, quando os participantes apresentam e entregam os aplicativos criados. Ao final da maratona, uma cerimônia será realizada para a entrega da certificação e da bolsa de benefício para cada participante das equipes selecionadas, em dia e local a ser definido.

Para acompanhar as próximas fases e conferir os aplicativos desenvolvidos pelos próprios estudantes, acesse: http://maratona.brasilmaisti.com.br/


Mais notícias de:

Comente

comentários