UNICEF e parceiros promovem formação para pedagogos de escolas em Roraima

Indígenas venezuelanos em abrigo em Boa Vista, Roraima. Foto: ACNUR/Reynesson Damasceno

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), em parceria com a Secretaria de Educação e Desportos do Estado de Roraima (SEED) e outras instituições, realiza desde quarta-feira (11) cursos de formação continuada para o contexto de migração emergencial. Os encontros ocorrem até 13 de novembro e devem qualificar 230 profissionais da rede estadual e municipal de educação de Boa Vista e Pacaraima.

A formação começa às 8h30 e segue até as 17h, na sede da Universidade Virtual de Roraima (Univirr), na Av. São Sebastião, 521, no bairro Cambará. O público-alvo são coordenadores pedagógicos e formadores de currículos.

“O objetivo dos encontros é contribuir para um aprofundamento na reflexão dos professores sobre o impacto da migração no sistema educacional de ensino”, explica Raniere Pontes, especialista de Educação em Emergência do UNICEF em Roraima.

“Ao receber um número significativo de crianças e adolescentes venezuelanos em sala de aula, muita coisa teve que mudar — o idioma, a abordagem, a proposta pedagógica — e, por isso, precisamos refletir e pensar continuamente em estratégias e soluções de inclusão dessas crianças na rotina de aprendizagem.”

Durante os meses de formação, os educadores serão orientados sobre legislação de migração, dados sobre a migração venezuelana em Roraima, pedagogia e currículo de emergência, adolescência, identidade, xenofobia, bullying, didática para o ensino da língua portuguesa. Além disso, eles poderão trocar experiências, desafios e soluções encontrados na prática nas escolas.

Além do UNICEF e da SEED, o evento é promovido em parceria com o Centro Estadual de Formação dos Profissionais da Educação de Roraima (CEFORR).

Serviço

Formação Continuada para o Contexto de Migração Emergencial: interfaces e abrangências em fronteiras.
Desde quarta-feira, 11 de setembro, das 8h30 às 17h.
Sede da UNIVIRR. Av. São Sebastião, 521, Cambará, Boa Vista.