UNICEF e parceiros promovem ações de testagem e prevenção ao HIV entre jovens de Vitória (ES)

Voluntários do Projeto Viva Melhor Sabendo Jovem em Salvador. Foto: UNAIDS/UNFPA

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e a Associação Gold, em parceria com a Prefeitura de Vitória (ES), realizam na sexta-feira (6) a primeira ação nas ruas da cidade do projeto Viva Melhor Sabendo Jovem, que busca identificar adolescentes e jovens vivendo com HIV por meio da testagem rápida e gratuita.

Além de realizar a testagem para que adolescentes e jovens vivendo com HIV possam acessar tratamento e ter uma vida plena, a iniciativa também busca prevenir HIV/Aids e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). A ação ocorrerá a partir das 19h, na rua da Lama, no Jardim da Penha, em Vitória.

As ações ocorrem em locais frequentados pela juventude mais vulnerável. Ao mesmo tempo, de jovem para jovem, o projeto leva informações para que possam escolher formas de prevenção ao HIV, promovendo o autocuidado e o direito à saúde.

Histórico

A fim de contribuir para acelerar a resposta à epidemia de HIV/Aids e outras ISTs no Brasil, o UNICEF iniciou, em 2013 em Fortaleza (CE), o projeto piloto “Fique Sabendo Jovem”.

O projeto tinha como público principal adolescentes e jovens entre 15 a 24 anos, principalmente aqueles em maior vulnerabilidade – homens que fazem sexo com homens (HSH), travestis, transexuais e adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas.

A implementação se deu em parceria com o Ministério da Saúde, a Secretaria Municipal de Saúde, organizações não governamentais e redes de adolescentes e jovens.

Após dois anos de sólidos resultados, a iniciativa seguiu para Porto Alegre (RS) em 2015 e, posteriormente, foi implementada – já com o nome de Viva Melhor Sabendo Jovem – nas cidades de São Paulo (SP), Recife (PE), Belém (PA), Manaus (AM), São Luís (MA) e Salvador (BA). Agora, no final de 2019, o projeto chega a Vitória (ES).