UNICEF e parceiros apresentam experiências para a proteção de crianças em megaeventos

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) apresentou na semana passada (12) publicação que documenta boas práticas de proteção de crianças e adolescentes durante megaeventos esportivos. Uma delas foi o aplicativo gratuito Proteja Brasil, que facilita a realização de denúncias de violações e fornece informações sobre os direitos da infância e de outras populações vulneráveis.

Mascotes das Olimpíadas em visita ao Maracanã. Foto: EBC

Mascotes das Olimpíadas em visita ao Maracanã. Foto: EBC

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) apresentou na semana passada (12) publicação que reúne boas práticas de proteção de crianças e adolescentes durante megaeventos esportivos.

A divulgação aconteceu na casa Bayt Qatar, durante o seminário “O poder do esporte para o esenvolvimento: construindo um futuro melhor para as crianças”, que reuniu especialistas brasileiros e estrangeiros em direito ao esporte.

A publicação “Agenda de Convergência: megaeventos esportivos e a proteção dos direitos de crianças e adolescentes no Brasil” documenta o trabalho do UNICEF no país para promover estratégias de prevenção de exploração e violência contra crianças e adolescentes durante megaeventos.

Iniciada em 2011, a Agenda de Convergência reuniu organizações governamentais, sociedade civil e especialistas de proteção à infância de todo o Brasil com o objetivo de garantir os direitos de crianças e adolescentes durante a Copa das Confederações Brasil 2013 e Copa do Mundo da FIFA 2014.

Diversas ações de proteção implementadas no Brasil foram desenvolvidas em parceria com a Save the Dream, uma iniciativa da organização internacional ICSS e do Comitê Olímpico do Qatar.

A experiência adquirida durante esses megaeventos esportivos estão atualmente sendo aplicadas durante os Jogos Olímpicos de Rio 2016 e servirá como referência para os próximos países que receberão eventos de grande porte.

Proteja Brasil

O encontro também marcou o lançamento de vídeo do UNICEF sobre proteção das crianças durante megaeventos esportivos. Com o tema “Suas mãos podem mudar histórias”, o vídeo convida as pessoas a baixarem o aplicativo Proteja Brasil e a se engajar na proteção de meninos e meninas.

O Proteja Brasil é um aplicativo gratuito que facilita a realização de denúncias de violações e fornece informações sobre os direitos da infância e de outras populações vulneráveis. O aplicativo permite que todas as pessoas façam parte de uma rede de proteção das crianças.