UNICEF e governos lançam Guia dos Direitos da Gestante e do Bebê no Acre, Amazonas, Pará e Tocantins

Publicação será distribuída em oficinas para capacitação de conselheiros de saúde, tutelares, de assistência social e de direitos, profissionais e gestores da saúde, movimento de mulheres e outras organizações.

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), em parceria com os governos dos Estados e Secretarias Estaduais de Saúde do Acre, Amazonas, Pará e Tocantins, realiza o lançamento e a oficina do Guia dos Direitos da Gestante e do Bebê, até o fim deste mês, na Região Norte. Participam das capacitações de conselheiros de saúde, tutelares, de assistência social e de direitos, profissionais e gestores da saúde, movimento de mulheres e demais organizações da sociedade civil organizada. São esperadas cerca de 100 pessoas em cada oficina.

O guia faz parte das ações da Rede Cegonha – programa do governo federal – e do Programa Selo UNICEF Município Aprovado nos municípios da Amazônia Legal e do Semiárido brasileiro e das ações do UNICEF nas comunidades populares do Rio de Janeiro e de São Paulo. Mais do que uma publicação, o guia será instrumento de capacitação de agentes multiplicadores, que levarão as informações para as comunidades.

Ilustrado pelo cartunista Ziraldo, o Guia dos Direitos da Gestante e do Bebê apresenta de forma simples e direta informações essenciais sobre o direito ao pré-natal de qualidade, ao parto humanizado e à assistência ao recém-nascido e à mãe, além de informações sobre a legislação vigente e os locais onde buscar apoio. A publicação, produzida com a Editora Globo, conta com o apoio da RGE, empresa do grupo CPFL Energia.

Para outras informações e calendário, clique aqui.