Doze municípios brasileiros participam de mostra internacional do UNICEF em favor da primeira infância

A Semana do Bebê é uma estratégia de mobilização social que visa a tornar o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento de crianças uma prioridade na agenda dos municípios brasileiros.

Abertura da 3ª Semana do Bebê Carioca e a da 2ª Semana da Educação Infantil, dia 25 de agosto, no Parque Madureira. Foto: Facebook Semana do Bebê Carioca

Abertura da 3ª Semana do Bebê Carioca e a da 2ª Semana da Educação Infantil, dia 25 de agosto, no Parque Madureira. Foto: Facebook Semana do Bebê Carioca

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) divulgou nesta terça-feira (09) os nomes dos 12 municípios selecionados para apresentar suas experiências realizadas durante a Semana do Bebê em uma encontro internacional que acontecerá entre 18 e 20 de novembro.

A Semana do Bebê é uma estratégia de mobilização social apoiada pelo UNICEF e tem como objetivo tornar o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento de crianças de até 6 anos prioridade na agenda dos municípios brasileiros. A ideia é incentivar os municípios a realizar, durante uma semana, uma grande mobilização em favor da primeira infância.

Neste ano, 50 municípios de várias regiões do país participaram do processo seletivo. Cada trabalho foi analisado por um grupo formado por três avaliadores representando o UNICEF e organizações parcerias. Os critérios de avaliação levaram em conta a narrativa clara e objetiva do processo de planejamento, mobilização, divulgação, implementação de atividades diversificadas – envolvendo o maior número de segmentos do governo e da sociedade civil – e a fase de avaliação. Os municípios que criaram lei municipal ou seguiram lei estadual oficializando a Semana do Bebê receberam mais pontos no processo de avaliação.

As experiências dos municípios ganhadores – Agrestina (PE), Aracati (CE), Arcoverde (PE), Cabedelo (PB), Guamaré (RN), Juazeiro (BA), Junqueiro (AL), Maracanau (CE), Oriximiná (PA), Russas (CE), Santa Cruz (RN) e Teotonio Vilela (AL) – serão apresentadas durante a II Mostra Internacional da Iniciativa, que acontecerá em Belém. O evento contará também com a participação de representantes de Portugal e da Argentina, que junto a integrantes dos estados e municípios brasileiros discutirão as formas mais efetivas de fazer com que a Semana do Bebê contribua com a garantia dos direitos da primeira infância.

A II Mostra Internacional das Semanas do Bebê é uma iniciativa do UNICEF em parceria com o Governo do Estado do Pará e conta com o apoio estratégico de Pampers, Hipoglós, Centrais Elétricas do Pará S.A (CELPA) e da Rio Grande Energia (RGE).

Outros municípios, entidades da sociedade civil, centros de formação e pesquisa, e outras instituições interessadas podem se inscrever para participar da II Mostra Internacional das Semanas do Bebê até o dia 4 de novembro de 2014.