UNICEF apoia melhoria de atendimento de bebês no Tocantins

Fundo das Nações Unidas para a Infância está apoiando a aquisição de materiais especializados e a capacitação de profissionais que realizam partos em maternidades e unidades de terapia intensiva neonatal.

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) está apoiando a aquisição de materiais especializados e a capacitação de profissionais que realizam partos em maternidades e unidades de terapia intensiva neonatal. Isso faz parte do trabalho para reduzir a incidência e o agravamento de doenças que atingem os recém-nascidos e diminuir a ocorrência de sequelas ou complicações que podem afetar a saúde da criança e levar à mortalidade infantil.

Recentemente, o UNICEF proveu kits para capacitação dos municípios inscritos no Selo UNICEF e na Rede Cegonha no Estado do Tocantins. Os kits têm bonecos de simulação de bebês de até 3 meses, para o ensino e prática de entubação infantil e capacitação em ressuscitação cardiopulmonar (RCP).

Foram capacitados 91 médicos e enfermeiros de 26 municípios tocantinenses para melhorar a atenção prestada à saúde infantil neonatal e reduzir a mortalidade infantil. Eles são multiplicadores e vão levar o conhecimento a outros profissionais de saúde, que agora podem detectar e classificar precocemente as principais doenças e fatores de risco que afetam crianças de até 2 meses de idade.

A Secretaria Estadual de Saúde do Tocantins vem promovendo oficinas em todo o Estado usando os bonecos simuladores, principalmente com hospitais de 13 municípios considerados prioritários devido aos índices elevados de mortalidade neonatal precoce.