UNICEF alerta para importância da educação como proteção contra violência

Qual é a educação que protege contra a violência? As alternativas a essa questão serão discutidas na próxima segunda-feira (17), durante o seminário “Educação é Proteção contra a Violência”, promovido pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e a Cidade Escola Aprendiz no Rio de Janeiro (RJ).

O seminário reúne especialistas, autoridades, sociedade civil e lideranças adolescentes para discutir o impacto da violência na vida de crianças e adolescentes e como a educação pode ser uma estratégia crucial de proteção. O seminário será transmitido ao vivo pelo canal do UNICEF Brasil no YouTube.

Qual é a educação que protege contra a violência? As alternativas a essa questão serão discutidas na próxima segunda-feira (17), durante o seminário “Educação é Proteção contra a Violência”, promovido pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e a Cidade Escola Aprendiz no Rio de Janeiro (RJ).

O seminário reúne especialistas, autoridades, sociedade civil e lideranças adolescentes para discutir o impacto da violência na vida de crianças e adolescentes e como a educação pode ser uma estratégia crucial de proteção.

O evento será realizado no Museu do Amanhã e começa às 9h, com uma jovem carioca lendo um manifesto pelo fim da violência nas escolas e em seu entorno. Lays dos Santos fez parte de um grupo de 100 jovens de diferentes países, que se reuniram em Joanesburgo para elaborar o manifesto.

Às 10h, após a mesa de abertura, especialistas nacionais e internacionais vão apresentar um cenário sobre o tema, incluindo dados, análises e recomendações de como o Brasil pode avançar na garantia do direito à educação como estratégia de proteção à vida e de prevenção de mais violências.

Esse panorama faz parte de uma publicação que será lançada pelo UNICEF durante o evento. Além de reunir dados e trazer recomendações, o texto traz marcos legais, conceitos e um apanhado de iniciativas brasileiras que ligam a educação ao enfrentamento das violências.

No decorrer do dia, Grupos de Trabalho produzirão um conjunto de reflexões e propostas a fim de fortalecer a educação como parte de um sistema de garantia de direitos dos meninos e meninas.

O segundo dia do seminário terá como tema central o enfrentamento da exclusão escolar no estado do Rio de Janeiro, por meio da estratégia Busca Ativa Escolar.

O seminário será transmitido ao vivo pelo canal do UNICEF Brasil no YouTube: https://www.youtube.com/UNICEFBrasil/

Confira a programação completa aqui.

Serviço

O quê: Seminário Nacional “Educação é Proteção contra Violência” – Abertura
Onde: Auditório do Museu do Amanhã – Rio de Janeiro
Quando: Segunda-feira 17 de junho de 2019

9h – Leitura do Manifesto Jovem #ENDViolence e Mesa de abertura
10h às 12h30 – Mesa temática: Cenário da Educação como Proteção das Violências
Ítalo Dutra e Rosana Vega, UNICEF Brasil
Miriam Krenzinger, Cidade Escola Aprendiz/UFRJ
Rocio Aznar Daban, Escritório Regional do UNICEF para a América Latina e o Caribe
Cynthia Brizuela Speratti, UNICEF Nova Iorque
Thiago de Holanda, Comitê Cearense para Prevenção de Homicídios na Adolescência
Gabriel de Souza, jovem liderança do Rap da Saúde e Plataforma dos Centros Urbanos
Gelson Henrique, jovem liderança do CiJoga

Contatos para a imprensa

Immaculada Prieto
UNICEF Brasil
Telefone: (21) 98237 0856
E-mail: iprieto@unicef.org

Mélanie Layet
Oficial de Comunicação
UNICEF Brasil
Telefone: (11) 3728 5706
Telefone: (11) 98375 5610
E-mail: mlayet@unicef.org

Sobre o UNICEF

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do planeta, para alcançar as crianças mais desfavorecidas do mundo. Em 190 países e territórios, o UNICEF trabalha para cada criança, em todos os lugares, para construir um mundo melhor para todos.