UNICEF: Adolescentes e jovens discutem propostas para suas comunidades em Manguinhos, no Rio

Ligado à Plataforma dos Centros Urbanos, o Fórum Territorial de Participação Cidadã de Adolescentes e Jovens aconteceu neste sábado (9).

Criança na inauguração da Biblioteca Parque de Manguinhos - RJ Foto: Crédito: Pedro França/Minc. Brasil.

Criança na inauguração da Biblioteca Parque de Manguinhos – RJ Foto: Crédito: Pedro França/Minc. Brasil.

Adolescentes e jovens moradores da comunidade de Manguinhos e outros bairros da Zona Norte do Rio de Janeiro participaram neste sábado( 9) do Fórum Territorial de Participação Cidadã de Adolescentes e Jovens da Plataforma dos Centros Urbanos, ocasião em que debateram sobre o direito à educação, à saúde, à cultura e à segurança em suas comunidades.

O Fórum Territorial faz parte das atividades da Plataforma dos Centros Urbanos, uma iniciativa realizada pelo Fundo da ONU para a Infância (UNICEF), a Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente para reduzir as desigualdades que afetam a vida de crianças e adolescentes na cidade.

Estimular e fortalecer a participação dos próprios adolescentes e jovens no debate e implementação das políticas públicas voltadas à infância e adolescência é uma das estratégias da Plataforma dos Centros Urbanos. “Precisamos conquistar espaços permanentes de escuta e diálogo a partir dos próprios jovens e adolescentes, nos territórios onde vivem, para encontrarmos soluções inclusivas e sustentáveis”, destaca Luciana Phebo, coordenadora do escritório do UNICEF no Rio de Janeiro.

Em Manguinhos, foram levantadas propostas que contribuem com a melhoria da qualidade de vida nas comunidades. Os jovens e adolescentes se reuniram em grupos de trabalho temáticos com foco em cultura, segurança, educação, entre outros e apresentaram os principais pontos discutidos e suas propostas para representantes dos serviços públicos e outras instituições parceiras.