União Internacional de Telecomunicações aprova novo padrão para aprimorar qualidade de áudio

“Os sistemas de áudio avançados vão fornecer novas configurações e performances muito além das disponíveis hoje”, afirmou o representante da agência especializada da ONU.

Avanços da tecnologia mudarão as formas que o som será levado para nossas vidas. Foto: Flickr/Seanomatopoeia (CC)

Avanços da tecnologia mudarão as formas que o som será levado para nossas vidas. Foto: Flickr/Seanomatopoeia (CC)

Os membros da União Internacional de Telecomunicações (UIT) aprovaram nesta segunda-feira (19) a recomendação ITU-R BS.2088-0, que visa distribuir serviços de propagação de som que criam uma experiência de áudio mais próxima da vida real.

Os novos padrões globais facilitariam a produção e troca de arquivos de áudio  avançados desenvolvido a partir do arquivo RIFF/WAV para facilitar sua difusão. Com essa nova tecnologia, um arquivo conteria um programa de áudio completo com várias amostras de som e informações que permitiriam sua reprodução de múltiplos canais.

Na vida real, nós ouvimos o som de forma envolvente em torno de nós – pios de pássaros em cima, buzinas de carros atrás e uma voz à nossa frente. O “áudio imersivo” vai simular essa mesma experiência na mídia. Juntamente com a nova Televisão de ultra alta qualidade (UHDTV), que oferece imagem de qualidade reforçada, o áudio imersivo vai elevar a experiência de televisão a um nível inteiramente novo, deixando ainda mais tênue a linha entre a realidade física e a simulação virtual ou digital.

“O padrão global da UIT para áudio imersivo dá um importante passo para uma nova era empolgante de ‘som’ para propagação”, afirmou o secretário-geral da UIT, Houlin Zhao. “Os sistemas de áudio avançados vão fornecer novas configurações e performances muito além das disponíveis hoje”, acrescentou.