UNFPA orienta refugiados e migrantes sobre como acessar serviços públicos em Roraima

Roda de conversa sobre saúde sexual e reprodutiva com pessoas LGBTI no Espaço Amigável em Roraima. Foto: UNFPA Brasil/Fabiane Guimarães

O Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) atende e auxilia a população refugiada e migrante de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, em salas de escuta e atendimento conhecidas como Espaço Amigável, localizadas nos Postos de Interiorização e Triagem (PITRIG) da Operação Acolhida, em Boa Vista e Pacaraima (RR).

O trabalho é direcionado especialmente para mulheres, gestantes, lactantes, pessoas sobreviventes a violência baseada em gênero e pessoas vivendo com HIV. O espaço oferece atividades e atendimentos para jovens, pessoas LGBTI, pessoas idosas, indígenas e pessoas com deficiência.

O atendimento consiste na aplicação de protocolos capazes de identificar vulnerabilidades e necessidades de proteção social. Em 2019, 29,3 mil pessoas foram atendidas individualmente pela equipe do UNFPA em Roraima.

Quando uma necessidade é identificada, a equipe de profissionais do UNFPA fornece informação e, nos casos mais graves, acompanha a pessoa até o serviço público de referência para que cada uma das situações possam ser tratadas pela rede pública de assistência psicossocial, saúde e justiça.

Entre as necessidades de proteção identificadas desde que o trabalho começou, em junho de 2018, estão casos de violência baseada em gênero, gravidez de risco, pré-natal, parto, diagnóstico e tratamento de infecções sexualmente transmissíveis, inclusive o HIV.

Para além do atendimento realizado nos Espaços Amigáveis, a equipe de profissionais do UNFPA atua de forma preventiva, por meio de sessões informativas sobre planejamento da vida reprodutiva, saúde reprodutiva, saúde sexual, prevenção e resposta à violência baseada em gênero e direitos humanos. Cerca de 36 mil pessoas foram alcançadas nas sessões informativas coletivas.

Espaço Amigável – Boa Vista: Posto de Triagem da Operação Acolhida localizado na Av. Brasil, bairro 13 de setembro s/n, ao lado da Polícia Federal.

Espaço Amigável – Pacaraima: Posto de Triagem da Operação Acolhida, localizado ao lado do 3º Pelotão Especial de Fronteira e da Receita Federal, na linha fronteiriça com a Venezuela.
Horário de funcionamento – das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.

Sobre o UNFPA

O UNFPA é a agência de desenvolvimento internacional da ONU que trata de questões populacionais. Desde sua criação, em julho de 1967, tem sido um ator-chave nos programas de desenvolvimento populacional relacionados aos temas de saúde sexual, reprodutiva e igualdade de gênero.

Em contextos de assistência e/ou emergências humanitárias, o UNFPA é a agência da ONU líder na prevenção e resposta à violência baseada em gênero e responsável em desenvolver ações em saúde sexual e reprodutiva, com olhar atencioso para mulheres, mulheres grávidas, lactantes, pessoas LGBTI, indígenas, pessoas com HIV, entre outras com necessidades de proteção.