UNFPA lança Relatório sobre a Situação da População Mundial

O documento analisa a situação da população do mundo, com base no novo contingente de 7 bilhões de pessoas, que deve ser atingido no próximo dia 31.

O documento analisa a situação da população do mundo, com base no novo contingente de 7 bilhões de pessoas, que deve ser atingido no próximo dia 31. O lançamento acontecerá no dia 26 de outubro, quarta-feira, a partir das 9h, na UFMG.

O Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) lança na próxima quarta-feira (26/10), na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte, o “Relatório sobre a Situação da População Mundial 2011”.

A publicação tem como tema “Pessoas e possibilidades em um mundo de 7 bilhões” e enfoca os desafios e oportunidades em termos de redução da pobreza, fecundidade, juventude, envelhecimento, migração, urbanização e sustentabilidade ambiental em um mundo com 7 bilhões de pessoas, marco populacional que será alcançado no final de outubro deste ano.

O relatório aborda o tamanho recorde da população, que pode ser encarado como um indicador do sucesso da humanidade, pois indica que as pessoas estão tendo vidas mais longas e mais crianças estão sobrevivendo em todo o mundo.

Outro tema de destaque no documento é a população jovem. Os jovens constituem 1,8 bilhão de pessoas entre os 7 bilhões. Eles são mais de um quarto da população mundial e quase 90% vivem em países em desenvolvimento. Segundo o relatório, a sociedade pode encontrar na juventude soluções para os problemas mais urgentes.

O lançamento do documento acontecerá no dia 26 de outubro, quarta-feira, a partir das 9h, na Faculdade de Ciências Econômicas/Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (FACE/Cedeplar) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O evento contará com uma mesa-redonda com participação do UNFPA, IPEA, ABEP, FACE/Cedeplar e espaço para perguntas de jornalistas.

7 Bilhões

O lançamento do Relatório sobre a Situação da População Mundial 2011 acontece cinco dias antes de a população mundial atingir o marco de 7 bilhões de pessoas. O Fundo de População das Nações Unidas lidera as ações sobre o fato histórico.

Serviço

Lançamento do Relatório sobre a Situação da População Mundial 2011

  • Data: 26 de outubro de 2011
  • Horário: das 9h às 12h
  • Abertura seguida de apresentação do relatório, mesa-redonda e respostas a imprensa
  • Instituições convidadas para a mesa-redonda: IPEA, ABEP, FACE/Cedeplar
  • Local: Auditório 1 da Faculdade de Ciências Econômicas/Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (FACE/Cedeplar) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Av Antônio Carlos 6627, Campus Pampulha (em frente à Reitoria) –  Belo Horizonte/MG
  • ** O Auditório 2 estará disponível para interessados em acompanhar a transmissão do evento

Mais informações

  • Ulisses Lacava – (61) 9181 1000 , bigaton@unfpa.org
  • Gabriela Borelli – (61) 3038 9246, borelli@unfpa.org

Fundo de População das Nações Unidas