UNFPA e parceiros promovem projeto de tecnologia sobre censos populacionais na África

Parceria de cooperação sul-sul foi formalizado na sede da ONU em Nova York entre Fundo de População das Nações Unidas, Agência Brasileira de Cooperação, o IBGE e os institutos nacionais de estatística da Africa do Sul, Cabo Verde e Senegal.

Foto: ONU

Foto: ONU

O Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), a Agência Brasileira de Cooperação (ABC), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e os institutos nacionais de estatística da Africa do Sul, Cabo Verde e Senegal firmaram na quinta-feira (10) uma parceria de cooperação sul-sul para a utilização de tecnologias de coleta eletrônica de dados para a realização de censos populacionais a partir da experiência brasileira.

A iniciativa prevê a criação de três centros de referência na África, que deverão apoiar a capacitação de outros escritórios de estatística da região, em especial aqueles que realizarão censos nos próximos anos.

A realização de censos de população e habitação por meio da coleta eletrônica de dados será fundamental para o avanço da implementação e monitoramento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no âmbito da Agenda 2030, explicou a agência da ONU por meio de um comunicado.

Um evento sobre o tema aconteceu também na quinta-feira em paralelo à 47° Sessão da Comissão de Estatística das Nações Unidas, em Nova York. O Brasil, por meio do IBGE, preside a Comissão este ano.