UNFPA e IBGE organizam encontro para troca de informações de censos demográficos

Com o objetivo de trocar experiências, institutos de estatísticas e usuários dos dados oficiais se reuniram no início da semana passada no Rio de Janeiro.

Com o objetivo de trocar experiências sobre a análise de resultados dos censos 2010, institutos de estatísticas e usuários dos dados oficiais se reuniram no início da semana passada, no Seminário de Análise Temática dos Resultados da Rodada dos Censos 2010.

O encontro, organizado pelo Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) e pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), foi realizado nos dias 10 e 11 de dezembro no escritório do IBGE no Rio de Janeiro.

Durante dois dias, institutos de estatísticas e usuários compartilharam experiências sobre dados sobre população indígena, famílias e a análise dos componentes demográficos fundamentais – fecundidade, mortalidade e migração.

Para Harold Robinson, Representante do UNFPA no Brasil, “este encontro abre espaço para a troca de experiências do Brasil com outros países e para a discussão da visão dos usuários das estatísticas oficiais, de fundamental importância para o aperfeiçoamento dos processos de coleta, análise e divulgação dos dados”.

Para Márcia Quintslr, Diretora de Pesquisas do IBGE, as “conclusões deste seminário devem contribuir para o aprimoramento não só das operações censitárias, como das próprias metodologias de projeções e estimativas, que são pontos muito importantes para os institutos de estatísticas”.