UNESCO realiza evento na Itália para jovens moradores de Reservas da Biosfera

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) promove em setembro, na Itália, um fórum destinado a jovens de 18 a 30 anos que moram ou trabalham em reservas de biosfera, ou que estudam ou conduzem pesquisas nessa área. Veja aqui como participar.

O pantanal é uma das seis Reservas da Biosfera localizadas no Brasil. Foto: Flickr/Denis Gustavo

O pantanal é uma das seis Reservas da Biosfera localizadas no Brasil. Foto: Flickr/Denis Gustavo

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) promove em setembro, na Itália, um fórum destinado a jovens de 18 a 30 anos que moram ou trabalham em reservas de biosfera, ou que estudam ou conduzem pesquisas nessa área.

O evento ocorrerá de 18 a 23 de setembro na Reserva da Biosfera do Rio Pó, perto de Veneza. Os debates discorrerão sobre o futuro dessas reservas e têm como objetivo ouvir os jovens sobre seu engajamento no Programa O Homem e a Biosfera (MAB – Man and the Biosphere).

Criado como resultado da Conferência sobre a Biosfera realizada pela UNESCO em Paris em 1968, o MAB é um programa de cooperação científica internacional sobre as interações entre o homem e seu meio.

Seu objetivo é buscar o entendimento dos mecanismos dessa convivência em todas as situações bioclimáticas e geográficas da biosfera, procurando compreender as repercussões das ações humanas sobre os ecossistemas mais representativos do planeta.

Em colaboração com o escritório regional da UNESCO em Veneza, o secretariado do MAB oferece com esse evento a oportunidade de jovens tornarem-se ativos no programa e contribuírem com o desenvolvimento sustentável de suas comunidades.

Os cinco dias de evento serão organizados em sessões plenárias e paralelas, que acontecerão em diversos locais simbólicos do delta do rio Pó para encorajar as trocas entre participantes e os atores do território.

Segundo a UNESCO, em breve, uma consulta online de larga escala entre jovens do MAB será realizada, proporcionando a eles a chance de manifestar suas expectativas e questões que serão debatidas durante o fórum.

Até o momento, foram identificadas três áreas temáticas prioritárias: a contribuição da juventude para a vida das Reservas da Biosfera; pesquisas e estudos sobre o desenvolvimento sustentável das Reservas da Biosfera; um futuro sustentável para a juventude das Reservas da Biosfera.

Os participantes serão nomeados pelos respectivos gerentes/coordenadores das Reservas da Biosfera e serão apoiados pelos Comitês Nacionais do MAB.

Três principais categorias de participantes devem ser igualmente representadas no evento: jovens ativos na sociedade civil (associações) de seus territórios; jovens que estudem/pesquisem seus territórios; jovens que tiram seu sustento das Reservas da Biosfera.

Para participar do encontro, é necessário ter bom conhecimento de inglês, uma vez que este será o idioma utilizado em todas as atividades do evento.

Com o apoio financeiro da UNESCO e da Fundação Cassa di Risparmio di Padova e Rovigo, os organizadores do evento poderão cobrir custos de viagem de até 100 participantes, especialmente de países e ilhas menos desenvolvidos ou em desenvolvimento. A agência da ONU também irá arcar com os custos de acomodação de até 250 participantes.

Potenciais participantes estão convidados a preencher o formulário de candidatura pelo link http://www.MYForum2017.com, anexando uma carta de motivação e uma carta de recomendação/apoio de sua Reserva da Biosfera.

Jovens Embaixadores do MAB (idealmente, um por região do mundo) serão designados ao final do fórum para representar a comunidade Jovem MAB durante o Fórum da Juventude da UNESCO 2017, em Paris; e apresentar as mensagens do fórum ao Conselho de Coordenação Internacional do Programa MAB em junho de 2018.