UNESCO promove Seminário Internacional sobre gestão de sítios ligados ao tráfico negreiro

Seminário Internacional de Capacitação Nacional em Gestão e Salvaguarda de Sítios e Lugares de Memória acontecerá entre os dias 20 e 23 de agosto, em Brasília.

FCP e UNESCO realizam Seminário Internacional sobre sítios de memória ligados ao tráfico negreiro e à escravidão

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), em parceira com a Fundação Cultural Palmares (FCP), realizará o seminário internacional Herança, Identidade, Educação e Cultura: Gestão dos Sítios e Lugares de Memória Ligados ao Tráfico Negreiro e à Escravidão. O evento acontecerá em Brasília, entre os dias 20 e 23 de agosto.

O principal objetivo do seminário, que conta com o apoio dos Ministérios da Cultura, Educação, Turismo e Relações Exteriores, é analisar as melhores práticas na área para identificar novas abordagens e desenvolver diretrizes claras para o desenvolvimento de um manual e de módulos de treinamento que possam facilitar o estabelecimento de rotas de memória e, assim, capacitar os gestores responsáveis por essas rotas.

Autoridades políticas do Brasil e importantes personalidades de Benin, Equador, Nigéria e Senegal ligadas a essa temática estarão presentes na ocasião. O seminário também reunirá profissionais de preservação e promoção de sítios e lugares de memória ligados à escravatura, tomadores de decisão envolvidos em desenvolvimento de políticas públicas sobre o tema e pesquisadores, além de especialistas da África, das Américas, do Caribe, do Oceano Índico e da Europa. Será uma oportunidade para que comparem suas experiências e expertise e identifiquem abordagens inovadoras que possam facilitar a gestão das rotas de memória com impacto positivo nas populações locais.

O Seminário Internacional também faz parte da preparação do plano de ação para a Década Internacional dos Afrodescendentes (2013-2022), declarada pela Organização das Nações Unidas, e as comemorações do 24º aniversário da Fundação Cultural Palmares. O aniversário e o Dia Internacional de Lembrança do Tráfico de Escravos e sua Abolição (23 de agosto) serão celebrados com um show do cantor Carlinhos Brown, no Teatro Nacional de Brasília, no dia 22.

Para acesso a programação e outras informações, clique aqui.