UNESCO produz mensagens de áudio para combater desinformação sobre COVID-19

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) produziu uma série de mensagens de áudio que podem ser usadas livremente por emissoras de todo o mundo para ajudar a combater a desinformação sobre a COVID-19 e promover comportamentos saudáveis.

As curtas mensagens de áudio (disponíveis em várias línguas, incluindo o português) fornecem informações úteis sobre medidas preventivas, esclarecem mitos sobre o vírus e destacam a importância da não discriminação e da solidariedade.

Foto: Getty image

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) produziu uma série de mensagens de áudio que podem ser usadas livremente por estações de rádio de todo o mundo para ajudar a combater a desinformação sobre a COVID-19 e promover comportamentos saudáveis.

A UNESCO está disponibilizando esses recursos para ajudar a interromper os danos causados pela infodemia, ou epidemia de informação, que acompanha o vírus. As curtas mensagens de áudio (disponíveis em várias línguas, incluindo o português) fornecem informações úteis sobre medidas preventivas, esclarecem mitos sobre o vírus e destacam a importância da não discriminação e da solidariedade.

A prevenção e a proteção contra a COVID-19, assim como o combate à desinformação, são preocupações de todos – e todos podem contribuir, ao compartilhar informações confiáveis.

As mensagens de áudio podem ser baixadas e transmitidas gratuitamente por estações de rádio públicas, privadas e comunitárias em várias partes do mundo.

Transmita e compartilhe essas mensagens de áudio.

Se você tiver alguma dúvida, entre em contato: resourcecenter-covid19@unesco.org

#compartilheinformações #fiqueemcasa
#shareinformation #stayathome

Mensagem 1 – Conheça fontes de informação confiáveis

“A desinformação está se espalhando junto com o novo coronavírus. Para combater isso, é importante compartilhar informações provenientes de fontes confiáveis, como autoridades de saúde e a Organização Mundial da Saúde. Durante o surto de COVID-19, confie apenas em fontes de informações oficiais e meios de comunicação fidedignos. Não compartilhe informações não verificadas. Esta é uma mensagem da UNESCO”.

Áudios nas línguas.

Árabe:

Inglês:

Francês:

Espanhol:

Castelhano:

Português:


Mensagem 2 – Ensine seu filho

“Você é pai ou mãe? Agora que você passa mais tempo em casa, por que não ensinar seu filho a identificar conteúdo e rumores falsos? Encontre online uma informação que seja comprovadamente falsa (desinformação) e faça ao seu filho as seguintes perguntas: quem fez isso? Para quem isso foi feito? É de uma fonte confiável? Durante o surto de COVID-19, confie apenas em fontes de informações oficiais e meios de comunicação fidedignos. Não compartilhe informações não verificadas. Esta é uma mensagem da UNESCO”.

Áudios nas línguas:

Árabe:

Inglês:

Francês:

Espanhol:

Castelhano:

Português:


Mensagem 3 – Cuidado com falsos especialistas

“Alguém que você conhece enviou conselhos de um especialista desconhecido contra o coronavírus? Cuidado, o especialista pode não ser autêntico! Uma maneira de manipular informações é usar um “falso especialista” para tentar dar mais credibilidade à mensagem.
Verifique sempre quem é esse especialista, que experiência ele tem sobre o tópico e qual organização ele representa. Durante o surto de COVID-19, confie apenas em fontes de informações oficiais e meios de comunicação fidedignos. Não compartilhe informações não verificadas. Esta é uma mensagem da UNESCO”.

Áudios nas línguas:

Árabe:

Inglês:

Francês:

Espanhol:

Castelhano:

Português:


Mensagem 4 – Avalie sua reação emocional

“Ao percorrer seu feed de notícias e ler uma mensagem sobre o coronavírus, pense em como você se sente em relação a essa notícia. Isso faz você se sentir com raiva? Triste? Ou chocado? A desinformação pode ser disseminada pelo uso de conteúdo direcionado às emoções. Antes de compartilhar ou reagir a esse conteúdo, tente pensar de onde ele vem, quem pode ser beneficiado e quem pode ser prejudicado. Pense antes de clicar. Pense antes de compartilhar. Durante o surto de COVID-19, confie apenas em fontes de informações oficiais e meios de comunicação fidedignos. Não compartilhe informações não verificadas. Esta é uma mensagem da UNESCO”.

Áudios nas línguas:

Árabe:

Inglês:

Francês:

Espanhol:

Castelhano:

Português:


Mensagem 5  – A desinformação se espalha

“Obter informações de saúde confiáveis sobre o surto de COVID-19 pode salvar vidas. Porém, a desinformação e os rumores podem se espalhar tão rapidamente quanto o próprio vírus. Agora que muitos de nós estamos passando muito tempo online, vamos pensar criticamente sobre as informações que recebemos e compartilhamos, especialmente sobre o coronavírus”;

Áudios nas línguas:

Inglês:

Francês:

Espanhol:

Português:


Mensagem 6 – Jornalismo de qualidade

“Obter informações de saúde confiáveis sobre o surto de COVID-19 pode salvar vidas. Rumores e informações falsas podem ajudar a espalhar ainda mais o vírus. Para combater essa epidemia, é importante se basear em informações provenientes de jornais, redes de TV, emissoras de rádio e sites de notícias que sejam profissionais e éticos. O jornalismo de qualidade é agora mais essencial do que nunca”.

Áudio nas línguas:

Inglês:

Francês:

Espanhol:

Português:


Mensagem 7 – Verificação de fatos para conteúdos de mídia social

“Obter informações de saúde confiáveis sobre o surto de COVID-19 pode salvar vidas. Se você não tem certeza sobre o que vê nas mídias sociais sobre o coronavírus, não curta, nem compartilhe. Faça uma rápida verificação de fatos, por meio de uma verificação cruzada de fontes ou pelo acesso ao site da Organização Mundial da Saúde. Se for provado que o conteúdo é falso, não hesite, avise as pessoas e as informe sobre a fonte da informação correta. Durante o surto de COVID-19, confie apenas em fontes de informações oficiais e meios de comunicação fidedignos. Não compartilhe informações não verificadas. Esta é uma mensagem da UNESCO”.

Áudios nas línguas:

Inglês:

Francês:

Espanhol:

Português:


Mensagem 8 – Acesso à informação

“Obter informações de saúde confiáveis sobre o surto de COVID-19 pode salvar vidas. Em tempos de crise, é essencial garantir a liberdade de expressão e o direito à informação pública, especialmente para combater a disseminação de informações falsas”.

Áudios nas línguas:

Inglês:

Francês:

Espanhol:

Português: