UNESCO premia presidente Lula em Paris

Chefes de Estado e de governo comparecerão à cerimônia de premiação nesta terça-feira, dia 7.

Chefes de Estado e de governo comparecerão à cerimônia de premiação nesta terça-feira, dia 7.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebe nesta terça-feira, 7, em Paris, o Prêmio pela Paz Felix Houphouët-Boigny 2008. A cerimônia de entrega da premiação da UNESCO será realizada na sede da Organização, às 14h30 (hora local), e contará com a presença de diversos chefes de Estado, de governo e personalidades, como o primeiro-ministro de Portugal, José Sócrates, e o ex-secretário de Estado dos EUA, Henry Kissinger.

Além de Sócrates e Kissinger, estarão presentes à cerimônia o Diretor-Geral da UNESCO, Koichiro Matsuura, o presidente do Senegal, Abdoulaye Wade; o presidente de Cabo Verde, Pedro Pires; o secretário-geral da Organização Internacional da Francofonia, Abou Diouf; o ex-presidente de Côte d’Ivoire (Costa do Marfim), Henri Konan Bédié; e o ex-presidente de Portugal, Mário Soares. O representante da UNESCO no Brasil, Vincent Defourny, e os ministros da Justiça, Tarso Genro, e da Educação, Fernando Haddad, também estarão presentes.

Segundo Mário Soares, que também integra o júri do prêmio, a decisão de homenagear o presidente Lula considerou “suas ações em busca da paz, do diálogo, da democracia, da justiça social e da igualdade de direitos, assim como sua valiosa contribuição para a erradicação da pobreza e a proteção dos direitos das minorias”.

Criado em 1989, o Prêmio pela Paz Felix Houphouët-Boigny homenageia anualmente pessoas, organizações e instituições que tenham contribuído significativamente para a promoção, a pesquisa, a preservação e a manutenção da paz em conformidade com a Carta das Nações Unidas e a Constituição da UNESCO.

Entre os nomes já agraciados com a premiação estão Nelson Mandela, Yitzhak Rabin, Shimon Peres, Yasser Arafat, rei Juan Carlos da Espanha, o presidente senegalês Abdoulaye Wade e os ex-presidentes dos EUA Jimmy Carter e da Finlândia Martti Ahtisaari. Muitos dos premiados pela UNESCO receberam, posteriormente, o Nobel da Paz.

Credenciamento:

Djibril Kebe, Bureau of Public Information
Tel. : +33 (0)1 45 68 17 41
E-mail: d.kebe@unesco.org

Mais sobre o Prêmio Felix Houphouët-Boigny:
http://www.unesco.org/prixfhboigny/index_us.htm

Representação da UNESCO no Brasil

Assessoria de Comunicação
Tel.: 61-3226 7381, 2106 3536, 2106 3539
Site: www.brasilia.unesco.org