UNESCO participa de lançamento de pesquisa sobre reflexos da pandemia na juventude

Jovens de todo o Brasil foram ouvidos na pesquisa sobre os efeitos da pandemia do novo coronavírus na juventude. Foto: Alexandra_Koch/ Pixabay

O Conselho Nacional da Juventude (Conjuve), em parceria com a representação no Brasil da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência, e a Cultura (UNESCO), Fundação Roberto Marinho, Rede Conhecimento Social, Em Movimento, Visão Mundial, Mapa Educação e Porvir, lança nesta terça-feira (23), às 16h, a pesquisa “Juventudes e a Pandemia do Coronavírus”. O estudo ouviu 33.688 jovens de todas as regiões do Brasil e apresentará dados inéditos sobre o tema. O evento virtual será transmitido ao vivo pela pelo Canal Futura no YouTube.

Os entrevistados foram questionados sobre as consequências da pandemia em áreas como educação, emprego, saúde e bem-estar, bem como suas expectativas para o futuro. Os dados coletados vão contribuir para pautar o debate público e a construção de políticas voltadas para a juventude. O relatório completo poderá ser acessado no site do estudo, disponível aqui.

“O futuro desta que é a maior geração de jovens da história do país está seriamente em risco, o que pode impactar drasticamente os rumos da sociedade nas próximas décadas. A pesquisa foi criada para contribuir concretamente com este desafio. Mobilizamos um conjunto expressivo de jovens em todo o país, consolidando uma base relevante de evidências capaz de apoiar e influenciar a ação de tomadores de decisão, das esferas pública e privada, para a construção de caminhos e perspectivas”, afirma Marcus Barão, vice-presidente do Conjuve e coordenador da pesquisa.

Participarão do evento de lançamento a Diretora e Representante da UNESCO no Brasil, Marlova Noleto; o secretário-geral da Fundação Roberto Marinho, Wilson Risolia; os deputados federais Tábata Amaral e Felipe Rigoni, entre outros convidados. Para acompanhar ao vivo a apresentação da pesquisa, acesse o Canal Futura no YouTube.

Confira abaixo a programação completa:
16h – Abertura e apresentação das organizações parceiras / realizadoras da pesquisa
16h10 – Apresentação do relatório da pesquisa e da síntese de aprendizados
16h50 – Roda de conversa / debate com convidados:
– Wilson Risolia – Secretário Geral da Fundação Roberto Marinho
– Marlova Noleto – Diretora e Representante da UNESCO no Brasil
– Tábata Amaral – Deputada Federal
– Felipe Rigoni – Deputado Federal
– Caio Henrique – Jovem participante da Oficina Perguntação / Graduando em Física na UFPE
– Thais Duarte – Jovem participante da Oficina Perguntação / Coletivo MJPOP Ousadia Juvenil de Mossoró – RN
– Mediação: Ana Paula Brandão – Gerente de mobilização e implementação do Laboratório de Educação FRM
17h30 – Abertura para perguntas do público
18h – Encerramento