UNESCO lança na terça-feira (24) Relatório de Monitoramento Global da Educação

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) lançará mundialmente na terça-feira (24) o Relatório de Monitoramento Global da Educação 2017/2018, cujo tema é “Responsabilização na educação: cumprir nossos compromissos”. Pela primeira vez, o lançamento mundial acontecerá também no Brasil, em evento em Brasília que terá transmissão ao vivo pela Internet.

O documento monitora as novas metas globais de educação das Nações Unidas, consolidadas no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) número 4, que prevê assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todas e todos.

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) lançará mundialmente na terça-feira (24) o Relatório de Monitoramento Global da Educação 2017/2018 (Global Education Monitoring-GEM Report 2017/8, em inglês), com o tema “Responsabilização na educação: cumprir nossos compromissos”.

Pela primeira vez, o lançamento mundial acontecerá também no Brasil, em Brasília, e ao mesmo tempo em Londres (Reino Unido) e Maputo (Moçambique). O evento em Brasília conta com a presença de ministros da Educação de países da América Latina e acontece das 9h às 13h, no Auditório Ministro Pereira Lira, do Tribunal de Contas da União (TCU), que fica no Setor de Administração Federal Sul (SAFS), Quadra 4, Lote 1.

O Relatório GEM 2017/2018 é o segundo de uma série de 15 relatórios anuais, a serem lançados até 2030 para avaliar o progresso do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável para a Educação (ODS 4) — que trata de assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todas e todos — e suas dez metas.

O GEM 2017/8 analisa como todos os atores relevantes – professores, pais, escolas, estudantes, governos, empresas, comunidade internacional e sociedade civil – podem contribuir para oferecer educação de uma forma mais eficaz, eficiente e equitativa. A publicação traz exemplos de onde os mecanismos de prestação de contas estão funcionando de forma mais e menos efetiva, e apresenta recomendações de políticas tangíveis para uso nos âmbitos nacional, regional e global.

Credenciamento para a imprensa: http://bit.ly/ImprensaGEM
A programação do evento está disponível em: http://bit.ly/2ypOeWl.
Transmissão ao vivo em espanhol pelo Canal no YouTube da UNESCO no Brasil: http://bit.ly/YouTubeUNESCOPortuguese.

Contatos para a imprensa

UNESCO no Brasil
Ana Lúcia Guimarães
a.guimaraes@unesco.org (61)2106-3536 ou (61) 99966-3287
Fabiana Pullen
f.sousa@unesco.org. (61)2106-3596