UNESCO divulga mensagens de brasileiros em comemoração do dia do rádio

Mensagens de áudio sobre diálogo, tolerância e paz – tema do Dia Mundial do Rádio (13/2) para este ano – foram enviadas pelos seguidores da UNESCO no Brasil. Depoimentos foram publicados nas redes sociais e disponibilizados para emissoras de rádios.

Dia Mundial do Rádio de 2019 foi comemorado com apelo em prol da paz, tolerância e diálogo. Foto: PEXELS (CC)/Kaique Rocha

Dia Mundial do Rádio de 2019 foi comemorado com apelo em prol da paz, tolerância e diálogo. Foto: PEXELS (CC)/Kaique Rocha

No Dia Mundial do Rádio, 13 de fevereiro, a Representação da UNESCO no Brasil divulgou seis mensagens de áudio que foram enviadas por internautas e ouvintes de rádio, respondendo à pergunta: “Qual é a mensagem de diálogo, tolerância e paz que você enviaria ao mundo por meio do rádio?”. Iniciativa faz parte de campanha da agência da ONU para comemorar a data.

Realizado pelas redes sociais, o projeto recebeu áudios de até 30 segundos de várias partes do Brasil. Os selecionados foram: Arquimedes Onofrio Pereira (Campina Grande – PB), Deise Fanfa (Passo Fundo – RS), João Batista Motta (Tiangua – CE), Raquel Valéria Fernandes (Belo Horizonte – MG), Marcelo Sá (Orós – CE), e Simone Fagundes (Porto Alegre – RS).

Os áudios estão sendo postados no Instagram, Facebook e Twitter da UNESCO no Brasil. As rádios interessadas podem solicitar as mensagens pelo email gcomunicacao@unesco.org.br, para veicularem em suas emissoras. Ao participarem da campanha, todos os autores dos áudios cederam automaticamente os seus direitos para uso institucional da Organização.

Por ocasião da data, também foi prestada uma homenagem ao jornalista Ricardo Boechat, que teve grande destaque no radialismo do país. Boechat fez do rádio a sua vocação e foi um profissional extremamente comprometido com os ideais de liberdade de imprensa e de expressão, temas caros ao mandato da UNESCO. O jornalista faleceu na última segunda-feira (11).

ONU homenageia jornalista Ricardo Boechat em dia mundial do rádio

UNESCO lança publicação sobre culturas, alfabetos e paz

Aproveitando o tema da celebração deste ano, Diálogo, Tolerância e Paz, a UNESCO lança a versão em português da publicação Escrever a Paz, que apresenta diversas palavras, entre elas ‘paz’, em mais de 20 sistemas de escrita. Acesse clicando aqui.

O volume foi inspirado na exposição Writing Peace (“Escrever a Paz”), inaugurada nas comemorações de 2012 do Dia Internacional da Paz (21/9), na sede da ONU, em Nova Iorque. A publicação proporciona uma viagem por diversas culturas por meio dos seus alfabetos, levando em conta que a escrita é uma importante ferramenta de diálogo e, portanto, de construção da paz.