UNESCO ajudou a montar estruturas para as Olimpíadas em Brasília

A UNESCO no Brasil e a Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo do Governo do Distrito Federal ajudaram a viabilizar as estruturas temporárias para as partidas de futebol masculino e feminino disputadas no Estádio Nacional da capital federal durante as Olimpíadas. O acordo prevê a instalação de sinalização-padrão de Brasília com o emblema do Patrimônio Mundial da UNESCO.

Equipe UNESCO em frente ao Estádio Nacional - foto: UNESCO/RafaelHildebrand

Equipe UNESCO em frente ao Estádio Nacional – foto: UNESCO/RafaelHildebrand

A Unesco no Brasil e a Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo do Governo do Distrito Federal ajudaram a viabilizar as estruturas temporárias para as partidas de futebol masculino e feminino disputadas no Estádio Nacional da capital federal durante as Olimpíadas.

Por meio do acordo cooperação técnica internacional, a instalação de cercas, tendas, geradores e outros foi feita por uma equipe multidisciplinar de consultores da UNESCO no Brasil, composta por engenheiros, arquitetos e outros profissionais. Além das ações previstas para as Olímpiadas, o acordo de cooperação, vigente até abril de 2019, buscará propiciar outras ações de natureza técnica nas áreas do esporte e do turismo.

“Acreditamos que essa parceria que contribuirá para a vocação de Brasília como referência nacional em turismo e esporte”, comentou a Diretora da Área Programática da UNESCO no Brasil, Marlova Jovchelovitch Noleto.

O acordo entre o GDF e a UNESCO no Brasil prevê a valorização do título de Patrimônio da Humanidade – concedido a Brasília em 1987 – por meio de ações de estímulo ao turismo e a instalação de sinalização-padrão da cidade com o emblema do Patrimônio Mundial da UNESCO.

Também serão desenvolvidos programas de apoio aos Centros Olímpicos da região e a contratação de consultorias, estudos e pesquisas que visem à valorização do turismo e da prática esportiva no Distrito Federal