UNAIDS lança plataforma para compartilhamento de inovações em saúde

Foto: UNAIDS

O Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS) e parceiros lançaram esta semana uma nova iniciativa para impulsionar o potencial das inovações para melhorar a saúde de todos.

A Health Innovation Exchange é uma plataforma para compartilhamento de inovações em saúde. Ela conectará inovadores a investidores e inovações a implementadores. Lançada paralelamente à Assembleia Mundial da Saúde, em Genebra, na Suíça, a iniciativa visa apoiar os esforços globais para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

“A iniciativa de compartilhamento de inovações é sobre conectar soluções aos desafios que os sistemas de saúde encontram”, disse Gunilla Carlsson, diretora-executiva interina do UNAIDS. “Trata-se de trabalhar no espírito de parceria do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 17 e fazer com que inovações e investimentos funcionem para todos.”

Para marcar o lançamento da plataforma, um evento de três dias foi realizado até esta quinta-feira (23) no Palácio das Nações, em Genebra, com a apresentação de 24 inovações para os sistemas de HIV, tuberculose e saúde.

As inovações incluem tecnologias de testagem rápida de doenças, jogos e questionários para educação em saúde sexual, soluções sustentáveis ​​para o fornecimento e suporte para atenção primária à saúde.

“Precisamos urgentemente acelerar o ritmo de difusão de inovações tecnológicas para melhorar a saúde em todo o mundo”, disse David Wallerstein, vice-presidente executivo sênior da Tencent, empresa de tecnologia e cultura da internet.

“Avanços importantes em novas tecnologias estão ocorrendo em ritmo acelerado. A plataforma de compartilhamento de inovações em saúde desempenhará um papel fundamental na conexão das tecnologias e empreendedores mais inovadores com as maiores necessidades em todo o mundo.”

Para responder às demandas dos países, nos próximos meses o UNAIDS facilitará intercâmbios de inovação em nível nacional em países-chave. Esses intercâmbios identificarão desafios específicos relacionados à saúde e áreas nas quais inovação e tecnologia podem transformar o acesso à assistência médica. Todas as inovações podem ser vistas no portal online aqui.