UNAIDS e universidade norte-americana mapeiam estratégias para combater estigma do HIV no atendimento médico

AUMENTAR LETRA DIMINUIR LETRA

O Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS) e a Universidade do Sul da Califórnia anunciaram recentemente uma parceria para mapear iniciativas capazes de combater o estigma que pessoas pessoas vivendo com HIV enfrentam em sistemas de saúde. A cooperação será responsável por uma plataforma online que vai dar visibilidade a estratégias para eliminar o preconceito em centros de atendimento.

Jovem vivendo com HIV recebe tratamento antirretroviral na Costa do Marfim. Foto: UNICEF / Olivier Asselin

Jovem vivendo com HIV recebe tratamento antirretroviral na Costa do Marfim. Foto: UNICEF / Olivier

O Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS) e a Universidade do Sul da Califórnia anunciaram recentemente uma parceria para mapear iniciativas capazes de combater o estigma que pessoas pessoas vivendo com HIV enfrentam em sistemas de saúde. A cooperação será responsável por uma plataforma online — a Zero HIV Discrimination — que vai dar visibilidade a estratégias para eliminar o preconceito em centros de atendimento.

Com um sistema de busca de ferramentas e projetos, o repositório digital terá o objetivo de difundir conhecimentos, facilitando sua replicação em outros contextos e comunidades.

“O UNAIDS reitera seu compromisso de abordar as lacunas na justiça social e na inclusão que impedem esforços para acabar com a epidemia da AIDS. O estigma e a discriminação relacionados ao HIV nos serviços de saúde têm impactos negativos substanciais sobre a qualidade de vida, sobre o uso dos serviços e também sobre a resposta global ao HIV”, afirmou o diretor-executivo da agência da ONU, Michel Sidibé.

“Tornar acessível a variedade de ferramentas disponíveis para facilitar este trabalho é uma contribuição importante para a resposta ao HIV nos níveis local, nacional e global”, acrescentou Laura Ferguson, diretora associada do Programa sobre Saúde Global e Direitos Humanos da universidade norte-americana, braço da instituição de ensino responsável pela parceria com as Nações Unidas.


Mais notícias de:

Comente

comentários