UNAIDS e autoridades brasileiras lançam a Campanha ‘Proteja o Gol’

Chega ao Brasil neste domingo (4) o Assessor do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS), Djibril Diallo, para lançar iniciativa.

Chega ao Brasil neste domingo, 4 de agosto, o Assessor do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS), Djibril Diallo, para lançar no país a campanha mundial.

proteja-o-gol

Ele ficará no país até o dia 7 de agosto e se encontrará com autoridades em Salvador, no Distrito Federal e em Manaus.

A Campanha “Proteja o Gol” (Protect the Goal — clique aqui) tem por objetivo aumentar a consciência sobre o HIV e mobilizar os jovens a se comprometer a favor da prevenção. Globalmente, cerca de 4,6 milhões de jovens (15-24 anos de idade) estão vivendo com o HIV e cerca de 2.300 jovens são infectados a cada dia. Muitos jovens que vivem com o HIV e que poderiam receber o tratamento não têm acesso ao mesmo ou não conhecem o seu estado sorológico.

“Proteja o Gol” também destaca a necessidade de garantir que todos os 15 milhões de pessoas que poderiam receber antirretrovirais para salvar suas vidas tenham acesso ao mesmo até 2015, e já foi implementada na Confederação de Futebol da América do Norte, Central e Caribe (CONCACAF) e na Copa das Nações Africanas em 2013.

A campanha utiliza a popularidade do futebol para divulgar mensagens sobre prevenção do HIV/AIDS, para alcançar a população e proporcionar maior visibilidade ao trabalho de combate à HIV/AIDS e o seu empenho em assegurar maior qualidade de vida e direitos a todos que vivem com AIDS.

Folheto da campanha. Arte: UNAIDSA iniciativa brasileira é resultado da parceria entre o UNAIDS e o Ministério dos Esportes, Prefeitura de Salvador, Prefeitura de Manaus, Coordenação do Sistema ONU no Brasil, Governo do Distrito Federal, Presidência da Associação Brasileira de Municípios, Comitê de Organização da Copa de 2014, Departamento de DST, AIDS e Hepatites do Ministério da Saúde e a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial.

A viagem do Assessor Sênior do Diretor Executivo do UNAIDS ao país tem por objetivo concretizar a iniciativa localmente, conseguir suporte técnico para as cidades participantes, adesão de cidades não participantes e o compromisso dos envolvidos da campanha “Proteja o Gol” no Brasil, que deve ser implementada durante a Copa do Mundo de 2014.

No Brasil, Diallo assinará acordos com o Ministério dos Esportes, a Prefeitura de Salvador, a Prefeitura de Manaus, o Coordenador Residente da ONU no Brasil, o Governo do Distrito Federal, a Presidência da Associação Brasileira de Municípios, o Comitê de Organização da Copa de 2014, o Departamento de DST, AIDS e Hepatites do Ministério da Saúde e a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial.

Durante os jogos da Copa, o UNAIDS, os jogadores e demais parceiros enviarão mensagens sobre prevenção do HIV. Acredita-se que o apelo feito pelos jogadores em suas mensagens alcançarão os jovens e os fãs do futebol, incentivarão a consciência da população sobre o HIV e, certamente, atingirão de forma positiva o público.

Contato

UNAIDS Brasil | tel. +55 61 3038 9220 | imprensaunaidsbrazil@unaids.org
www.facebook.com/unaids.br
@unaidsbrasil
www.youtube.com.br/unaidsbr

UNAIDS, o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS, é uma parceria inovadora de organismos das Nações Unidas que lidera e inspira o mundo para que se consiga alcançar o acesso universal à prevenção, tratamento, atenção e apoio ao HIV. Saiba mais, visite: www.unaids.org.br

Original deste texto em http://onu.org.br/?p=51290