UNAIDS disponibiliza em português plano global para eliminar infecção infantil e manter mães vivas

Documento com metas até 2015 foi elaborado por meio de consulta a 25 países e 30 organizações, abrangendo países de renda baixa e média.

O Programa Conjunto das Nações Unidas para HIV/AIDS (UNAIDS) disponibiliza agora em português o Plano Global para Eliminar Novas Infecções por HIV em Crianças até 2015 e Manter Suas Mães Vivas. O documento foi construído por uma força tarefa de alto nível, numa consulta a 25 países e 30 organizações da sociedade civil, do setor privado, de redes de pessoas que vivem com HIV e de organizações internacionais que traçaram um roteiro para alcançar a meta.

Este plano abrange todos os países de rendas baixa e média, mas tem enfoque nos 22 países da África e Ásia com as maiores estimativas de gestantes vivendo com HIV/VIH. Fazem-se necessários esforços excepcionais globais e nacionais nesses países onde moram quase 90% das gestantes que vivem com HIV/VIH e precisam de serviços.

Esforços intensificados também se fazem necessários para apoiar os países com baixa prevalência do HIV/VIH e epidemias concentradas para que alcancem todas as mulheres e crianças sob risco de infecção pelo HIV/VIH com os serviços que precisam.