Última chamada para o Prêmio MERCOSUL 2011

Concurso oferece até 10.000 dólares para trabalhos sobre “Tecnologias para o desenvolvimento sustentável”. Inscrição termina dia 22/08.

Atenção pesquisadores! Faltam poucos dias para o prazo final de envio dos trabalhos para o Prêmio MERCOSUL de Ciência e Tecnologia de 2011, que devem tratar do tema “Tecnologias para o desenvolvimento sustentável”. As inscrições estão abertas até 22 de agosto e podem ser feitas pela internet.

O Prêmio, criado pela RECyT, é apoiado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO); pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); pelo Movimento Brasil Competitivo (MBC); pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação Produtiva da Argentina; pelo Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia do Paraguai; pelo Ministério de Educação e Cultura do Uruguai; e pelo Observatório Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação da Venezuela. Conta com o patrocínio do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT/Brasil) e, a partir deste ano, recebe também o patrocínio da empresa Sangari do Brasil.

De acordo com o regulamento, os trabalhos podem tratar de “questões referentes à redução das desigualdades sociais, à conservação da biodiversidade e dos ecossistemas, ao aumento do bem-estar, ao aprimoramento dos sistemas sociais mantidos ao longo do tempo e à adoção de novos paradigmas de desenvolvimento econômico, que levem em conta a redução do impacto da ação humana sobre o meio ambiente”.

O Prêmio é aberto a estudantes e pesquisadores do Brasil e de todos os países integrantes do MERCOSUL: Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela, além do Brasil. Dividido em quatro categorias listadas abaixo, a premiação abrange do ensino médio ao doutorado.

  • Iniciação Científica – estudantes de ensino médio de até 21 anos, com ou sem orientação de professor – Prêmio: 2.000 dólares;
  • Estudante Universitário – universitários, com ou sem orientação de professor (sem limite de idade) – Prêmio: 3.500 dólares;
  • Jovem Pesquisador – graduados de até 35 anos – Prêmio: 5.000 dólares;
  • Integração – equipes de pesquisadores graduados de pelo menos dois dos países listados (sem limite de idade) – Prêmio: 10.000 dólares.

A cerimônia de entrega do Prêmio MERCOSUL de Ciência e Tecnologia será realizada em novembro de 2011, no Uruguai, em data a ser definida. Para mais informações, clique aqui.