UIT promove debates sobre participação de mulheres e meninas no setor tecnológico

Na ocasião do Dia Internacional das Meninas nas Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), lembrado em 23 de abril, a União Internacional de Telecomunicações (UIT) realizará uma série de atividades online sobre formas de impulsionar a participação de mulheres e meninas no desenvolvimento e uso de tecnologias. Saiba como participar.

Na ocasião do Dia Internacional das Meninas nas Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), lembrado em 23 de abril, a União Internacional de Telecomunicações (UIT) realizará uma série de atividades online, incluindo um diálogo sobre o papel dos governos em empoderar mulheres e meninas por meio das tecnologias.

O evento online internacional (em inglês) ocorrerá no dia 23 às 9h (horário de Brasília) e também chamará atenção para a importância de modelos e mentores e como eles podem inspirar meninas e mulheres jovens a seguirem carreiras no campo da tecnologia.

Clique aqui para ver a programação e participar.

Também haverá um chat no Twitter (em inglês) no dia 23 às 10h30 (horário de Brasília), por meio da página @Equals Global Partnership.

No Brasil, ocorrerá por meio de videoconferência o evento “Meninas nas TICs: expandindo horizontes, mudando atitudes”, que ocorre no mesmo dia, às 17. Para acessar a reunião, é necessário clicar em https://isoc.zoom.us/j/94750482382.

Segundo a diretora do Departamento de Desenvolvimento de Telecomunicações da UIT, ​​​Doreen Bogdan-Martin, a celebração global da data, quando a UIT e milhares de parceiros e apoiadores se reúnem para promover oportunidades de carreira para meninas e mulheres jovens no setor de tecnologia, é um dos principais eventos do calendário anual da organização.

“Mas este ano, enfrentamos um desafio sem precedentes. A emergência de saúde global COVID-19 virou nosso mundo de cabeça para baixo. Limitar a propagação desse vírus altamente infeccioso exige mudanças radicais na maneira como trabalhamos e interagimos”, declarou, em comunicado.

“Grandes eventos em todo o mundo estão sendo cancelados ou adiados. Na UIT, continuamos abertos aos negócios, mas de uma maneira diferente. Ainda estaremos comemorando o Girls in ICT Day no dia 23 de abril, mas em um formato virtual.”

“Portanto, este ano, recomendamos que você concentre suas atividades em eventos de mídia social e eventos virtuais, em vez de reuniões ao vivo. Vamos transformar nossas restrições em uma oportunidade de realmente demonstrar o poder da tecnologia para mudar vidas”, declarou.