Turismo pode contribuir para a paz, afirma Secretário-Geral da ONU

Em mensagem para o Dia Mundial do Turismo, Ban Ki-moon ressalta papel do setor para ligar culturas e gerar oportunidades para superar a crise econômica.

Turismo pode contribuir para a paz, afirma Secretário-Geral da ONUNo Dia Mundial do Turismo, comemorado hoje (27/09), o Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, ressaltou a importância do turismo para reduzir a pobreza, gerar oportunidades socieconômicas e promover o diálogo e a interação entre os países.

“Em um mundo lutando pela coexistência pacífica, o turismo pode construir pontes e contribuir para a paz”, afirmou Ban em sua mensagem para o Dia. Ele pediu que seja feita a incorporação do Código Global de Ética para o Turismo, uma série de princípios adotados pela ONU para orientar os agentes de turismo de uma maneira mais sustentável e responsável para o desenvolvimento do turismo.

O Secretário-Geral da Organização Mundial do Turismo (OMT), Taleb Rifai, também ressaltou a importância do Código e lembrou o tema do Dia deste ano, “Turismo – ligando culturas”. Ele destacou que a troca de experiências tem motivado as viagens em todo o mundo e, como resultado, há mais criação de empregos, especialmente nos países em desenvolvimento. “A renda do turismo é muitas vezes redirecionada para a preservação destes locais e até mesmo para a revitalização de culturas”, acrescentou.

Como parte das celebrações que acontecem em todo o mundo, líderes industriais, acadêmicos e a imprensa participam de uma discussão que trata do papel do turismo na construção do entendimento e da tolerância em todo o mundo. A OMT também lançou um concurso de fotos – que tem como prêmio uma viagem ao Egito – e seu primeiro concurso pelo Twitter, pedindo para que as pessoas escrevam sobre como o turismo pode ajudar a ligar as culturas.