PNUD: Trabalho decente ligado ao crescimento econômico é prioridade para empresas

Segundo pesquisa realizada pela consultoria PwC, 71% dos empresários já inclui os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável em seu planejamento; estudo foi feito em 16 países, incluindo o Brasil.

Objetivos de Desenvolvimento sustentável começa em janeiro de 2016, mas já faz parte do planejamento de empresas. Foto: X. Fonseca/CIMMYT.

Objetivos de Desenvolvimento sustentável começa em janeiro de 2016, mas já faz parte do planejamento de empresas. Foto: X. Fonseca/CIMMYT.

Uma pesquisa realizada pela consultoria PwC convidou empresas de 16 países a selecionar como prioridade cinco itens entre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas. Os empresários citaram 11 entre os ODS aprovados na Cúpula do Desenvolvimento Sustentável dia 27 de setembro, em Nova York, dando destaque ao trabalho decente relacionado ao crescimento econômico. O tema mudança climática vem em seguida como tema mais votado.

O objetivo da pesquisa, divulgada pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), foi observar o impacto das atividades da empresa dentro do setor corporativo, além de analisar atividades dos setores produtivos e avaliar se essas operações interferem nas políticas públicas nas regiões em que atuam.

Uma das conclusões da pesquisa foi notar que a Agenda 2030 está sendo considerada no planejamento das empresas. 71% dos entrevistados afirmaram pensar em ações para pôr em prática alguns dos ODS no ambiente de trabalho; 92% revelaram que farão um planejamento específico para os Objetivos até 2020.

Os países incluídos na pesquisa foram: Brasil, Estados Unidos da América, Argentina, Reino Unido, França, Alemanha, Nigéria, África do Sul, Emirados Árabes Unidos, Rússia, Índia, China, Japão, Tailândia, Malásia e Austrália.