Testagem de HIV é tema do próximo dia mundial contra a AIDS

No próximo 1º de dezembro, o mundo completará 30 anos da criação do Dia Mundial contra a AIDS. Para marcar a data, o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (UNAIDS) escolheu o tema ‘Conheça seu estado sorológico para o HIV’. Objetivo do organismo internacional é conscientizar indivíduos de todo o mundo sobre a importância da testagem.

Teste de HIV. Foto: Agência Brasil/Arquivo

Teste de HIV. Foto: Agência Brasil/Arquivo

No próximo 1º de dezembro, o mundo completará 30 anos da criação do Dia Mundial contra a AIDS. Para marcar a data, o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (UNAIDS) escolheu o tema Conheça seu estado sorológico para o HIV. Objetivo do organismo internacional é conscientizar indivíduos de todo o mundo sobre a importância da testagem.

Desde 1988, a resposta à AIDS alcançou progressos significativos. Atualmente, 75% das pessoas vivendo com HIV conhecem seu estado sorológico. A meta da ONU é garantir que esse número chegue a 90% em 2020.

O teste de HIV, lembra o UNAIDS, é essencial para expandir a cobertura do tratamento antirretroviral e, assim, garantir que todos os indivíduos com HIV possam levar vidas saudáveis e produtivas. O diagnóstico também é importante para que as pessoas façam escolhas adequadas sobre métodos de prevenção.

Infelizmente, ainda restam muitas barreiras à difusão da testagem de HIV, como o estigma e a discriminação. O acesso a testes confidenciais ainda é um problema preocupante. Muitas pessoas só fazem o exame depois que ficam doentes e mostram sintomas.

A boa notícia é que existem novas maneiras de expandir o acesso ao diagnóstico. Autotestes, exames baseados na comunidade e testes multidisciplinares estão ajudando as pessoas a conhecer seu estado sorológico em todo o mundo.

O UNAIDS defende que programas de testagem devem ser expandidos. Para isso, são necessários vontade política e investimentos, bem como abordagens inovadoras para promover o diagnóstico.

No próximo Dia contra a AIDS, a agência chama a comunidade internacional a apoiar e realizar mais esforços de conscientização sobre o tema. A data teve origem durante a Cúpula Mundial de Ministros da Saúde sobre Programas de Prevenção à AIDS, em 1988. Desde então, anualmente, agências das Nações Unidas, governos e sociedade civil se unem para fazer campanhas sobre questões relacionadas à AIDS.


Comente

comentários