Terceira Conferência da ONU sobre Moradia (Habitat III) será realizada em Quito, no Equador

Objetivo é renovar compromisso a favor do desenvolvimento urbano sustentável, abordar questão da pobreza e identificar novos desafios urbanos. Mais de dois terços da população global moram em cidades mais desiguais do que há 20 anos.

Terceira Conferência da ONU sobre Moradia (Habitat III) será realizada em Quito, no Equador. Foto: Creative Commons.

Terceira Conferência da ONU sobre Moradia (Habitat III) será realizada em Quito, no Equador. Foto: Creative Commons.

A Assembleia Geral da ONU agradeceu a oferta do governo do Equador para sediar a Terceira Conferência das Nações Unidas sobre Habitação e Desenvolvimento Urbano Sustentável (Habitat III), que será realizada em Quito no mês de outubro de 2016.

O objetivo do evento é assegurar a renovação do compromisso a favor do desenvolvimento urbano sustentável, abordar a questão da pobreza e identificar os novos desafios urbanos. Atualmente, mais de dois terços da população global moram em cidades com níveis mais altos de desigualdade do que há 20 anos.

Nesse sentido, o secretário-geral do Habitat-III, Joan Clos, afirmou que a conferência é uma oportunidade única para repensar a Agenda Urbana, promovendo um novo modelo de desenvolvimento urbano que contribua para a igualdade, o bem-estar e a prosperidade compartilhada.

Desde 2009, a maior parte da população mundial mora em cidades – que atualmente combinam história, civilização, diversidade e cultura. No entanto, as áreas urbanas também são marcadas pela pobreza, pela degradação ambiental, pela vulnerabilidade aos desastres e pelo impacto das mudanças climáticas.