Arquivo da tag: Parcerias e meios de implementação

O Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da ONU número 17 diz: “Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável”. As metas específicas incluem as áreas de finanças, tecnologia, capacitação, comércio, bem como questões sistêmicas e cooperação em ciência, tecnologia e inovação.

O Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da ONU número 17 diz: “Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável”. As metas específicas incluem as áreas de finanças, tecnologia, capacitação, comércio, bem como questões sistêmicas e cooperação em ciência, tecnologia e inovação.

 

Mais sobre este ODS em https://nacoesunidas.org/pos2015/ods17 e notícias sobre o tema abaixo.

Foto: Secretaria de Saúde de Florianópolis

UNOPS e MPT entregam equipamentos médicos para resposta à COVID-19 em Florianópolis

Três monitores multiparâmetro e três cardioversores foram entregues esta semana (6) à Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis (SC) para apoiar a cidade na resposta à pandemia de COVID-19.

A compra foi realizada pelo Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (UNOPS), no valor total de 147,6 mil reais, com recursos destinados pelo Ministério Público do Trabalho em Santa Catarina. Os equipamentos serão utilizados nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da capital catarinense.

Produtores rurais, aterros sanitários e indústrias relacionadas à agropecuária podem produzir biogás. Foto: CIBiogás

GEF Biogás Brasil e Klabin assinam acordo para apoiar projetos de biogás no Sul do país

Representantes do projeto GEF Biogás Brasil e da fabricante brasileira de papéis Klabin assinaram durante reunião online na quinta-feira (9) um novo convênio voltado para a produção de biogás na região Sul do Brasil.

O acordo foca na produção de biogás a partir do tratamento de resíduos orgânicos agrícolas – incluindo pequenas e médias propriedades rurais – e agroindustriais na região de atuação da Klabin nos Campos Gerais do Paraná, região localizada no centro-leste do estado.

O projeto GEF Biogás Brasil é implementado pela Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO) e coordenado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

O secretário-geral da ONU, António Guterres. Foto: ONU/Manuel Elias

ARTIGO: Um alerta global

Em artigo de opinião publicado no jornal Folha de S.Paulo nesta sexta-feira (10), o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, alerta para a necessidade de união dos líderes de todo o mundo para superar os desafios múltiplos que os países enfrentam: a pandemia da COVID-19, as mudanças climáticas, a injustiça racial e o aumento das desigualdades. Ele traça dois cenários possíveis pós-pandemia e defende um multilateralismo em rede, inclusivo e eficaz.

UNFPA entrega 500 kits para mulheres migrantes e refugiadas em Manaus

O Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), em parceria com a União Europeia, entregará nos próximos dias, em Manaus, 400 kits de higiene pessoal e íntima, chamados de Kits Dignidade, e 100 kits de limpeza para pessoas migrantes e refugiadas, com foco especial em mulheres e meninas.

A primeira entrega ocorreu nesta quarta-feira (8) com a distribuição de kits na rodoviária da capital, onde se encontra o Posto de Recepção e Apoio gerenciado pela Operação Acolhida, e na Casa Miga, abrigo de uma organização não-governamental voltado para pessoas LGBTI.

Selos sobre a COVID-19 homenageiam o trabalho de combate à pandemia

Os Correios lançaram nesta quarta-feira (8), em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), um bloco de selos em homenagem aos trabalhos de combate à pandemia da COVID-19. O material traz recomendações sobre como manter-se saudável, ressalta a importância da ciência, o papel fundamental dos profissionais de saúde e de outros serviços essenciais, além de outras informações.

Além disso, os selos chamam a atenção para a necessidade de ser ter consciência, responsabilidade e solidariedade na resposta à COVID-19. A emissão destes selos informativos é também uma importante iniciativa para combater a infodemia – o excesso de circulação de informações erradas ou falsas e boatos.

Vista de Recife. Foto: MTUR/Bruno Lima

Agências da ONU prestam apoio técnico a programa de prevenção ao crime em Pernambuco

O Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) firmou parceria com a Secretaria de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas de Pernambuco e com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) para prestar apoio técnico na implementação e no monitoramento de parte do programa de prevenção ao crime e à violência no estado.

A iniciativa conta ainda com a parceria do Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat).

ONGs recebem doação de alimentos e ajudam populações vulneráveis no Norte e Nordeste do Brasil

As ONGs Cáritas e Fundação Amazônia Sustentável (FAS) receberam doações de alimentos da iniciativa privada para ajudar populações em situação de vulnerabilidade durante a pandemia da COVID-19. As entregas aconteceram na primeira semana de julho e fazem parte de ações de arrecadação apoiadas pelo Centro de Excelência contra Fome do Programa Mundial de Alimentos (WFP).

O WFP tem atuado na coordenação de iniciativas de organizações do terceiro setor e entidades privadas para aumentar o alcance das campanhas de doação e beneficiar mais famílias afetadas pela pandemia.

Reciclador em cooperativa de reciclagem de resíduos, em Votorantim, São Paulo. Foto: Paula Mariane - ODS 12

Curso online para cooperativas busca impulsionar projetos de desenvolvimento sustentável

A Organização das Cooperativas do Brasil (Sistema OCB) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) lançaram no sábado (4) o primeiro de uma série de cursos online com o objetivo de fomentar projetos ligados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nas cooperativas brasileiras.

O curso já está disponível na plataforma de Educação a Distância do Sistema OCB. Serão quatro cursos online, e a ideia é formar multiplicadores dentro das cooperativas e também em unidades do Sistema OCB para colocar em prática ações alinhadas às metas globais de desenvolvimento sustentável.

A entrega dos 85 equipamentos em Rio Branco (AC) e em Porto Velho (RO) foi realizada pelo Ministério da Saúde e pelo Corpo de Bombeiros de Rondônia. Foto: Marcos Vicentti

UNOPS e parceiros entregam 85 ventiladores pulmonares a hospitais de Rondônia e Acre

O UNOPS, organismo das Nações Unidas especializado em infraestrutura, compras e gestão de projetos, comprou 85 ventiladores pulmonares que serão destinados a hospitais do Acre e de Rondônia.

A entrega dos equipamentos foi finalizada na quinta-feira (2). A compra foi realizada com recursos do projeto de conversão de multas destinadas pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) em Rondônia e Acre e aplicadas pela Justiça do Trabalho.

Guia ajuda jovens vivendo com HIV a enfrentar questões de saúde mental em tempos de COVID-19

O “Guia rápido de saúde mental e HIV em tempos de COVID-19” é fruto de uma construção conjunta do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (UNAIDS) com a Rede Nacional de Adolescentes e Jovens Vivendo com HIV e AIDS (RNAJVHA) e outros parceiros.

A elaboração do Guia aconteceu a partir de encontros e capacitações que utilizaram a técnica de Terapia Comunitária. Em tempos de COVID-19, a técnica se apresentou como uma ferramenta potente para redes de pessoas vivendo com HIV, proporcionando a possibilidade de criação de uma rede de proteção, fundada a partir da própria comunidade.

PNUMA e Sony criam realidade virtual para sensibilizar usuários sobre suas pegadas de carbono

O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e a Sony PlayStation se uniram para criar uma experiência imersiva de realidade virtual, que visa sensibilizar os usuários sobre como transformações nos estilos de vida podem ajudar no combate às mudanças climáticas.

A experiência imersiva leva os espectadores a conhecerem suas pegadas de carbono individuais através da plataforma DreamsTM. Por meio de um vídeo, os usuários fazem uma viagem de 5 minutos em um dia comum, mostrando o que eles comem, como se locomovem e as casas em que habitam, e termina com uma gigantesca bola de 34 metros de altura que ilustra a pegada de carbono de uma pessoa comum em um país desenvolvido.

A energia que promete impulsionar o futuro do Brasil vem do alto mar

Com cerca de 8 mil quilômetros de costa, o Brasil tem um potencial imenso para uma das tecnologias mais modernas de energia renovável: a eólica offshore, que usa turbinas fixas ou flutuantes instaladas no mar, enquanto na onshore os equipamentos ficam em terra.

O país está entre os destaques de um recente estudo sobre o tema, produzido pelo Programa de Assistência Gerencial ao Setor de Energia (ESMAP, na sigla em inglês) e pela Corporação Financeira Internacional (IFC), braço do Grupo Banco Mundial para o desenvolvimento do setor privado.

Uma mulher em Gujarat, na Índia, aprende sobre os benefícios da lavagem das mãos durante a pandemia de COVID-19. Foto: UNICEF/ Vinay Panjwani

Pandemia de COVID-19 não está ‘nem perto de acabar’, alerta chefe da OMS

Quase seis meses após o surgimento do novo coronavírus, a pandemia de COVID-19 “não está nem perto de acabar”, alertou o chefe da Organização Mundial da Saúde (OMS) na segunda-feira (29).

Tedros Adhanom Ghebreyesus pediu um renovado compromisso global para salvar vidas, já que os casos ultrapassam 10 milhões em todo o mundo, com 500 mil mortes, à medida que o vírus continua a se espalhar.

“Todos nós queremos que isso acabe. Todos nós queremos continuar com nossas vidas. Mas a dura realidade é: isso não está nem perto de terminar”, disse ele a jornalistas.

Conheça o projeto que ajuda refugiadas a acessarem o mercado de trabalho brasileiro

A quarta edição do projeto “Empoderando Refugiadas”, que promove o acesso de mulheres em situação de refúgio ao mercado de trabalho brasileiro desde 2015, foi encerrada em junho deste ano. Duas turmas foram formadas, uma em São Paulo (SP) e outra em Boa Vista (RR), onde o projeto operou de formas distintas e atingiu resultados inéditos em relação às edições anteriores.

A iniciativa conjunta da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), Rede Brasil do Pacto Global e ONU Mulheres realizará sua quinta edição no segundo semestre de 2020 e seguirá promovendo workshops de formação para a empregabilidade dessa população, agora no ambiente virtual, diante dos desafios impostos pela pandemia da COVID-19.

UNICEF inicia na quarta (1º) série de encontros virtuais sobre desafios dos povos indígenas

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) promove a partir de quarta-feira (1º) a série de webinários “Direitos de ser e direitos de ter: Os desafios dos povos indígenas no cenário de pandemia e pós-pandemia”.

Com a participação de lideranças indígenas, o evento online tem como objetivo elaborar estratégias conjuntas, intercomunitárias e interinstitucionais para promoção e garantia dos direitos educacionais indígenas.

UNOPS e MPT entregam mais de 2 mil cestas básicas à população do Amapá

Mais de 2,1 mil cestas básicas começaram a ser entregues no sábado (27) para organizações não governamentais (ONGs) no Amapá. Famílias de todo o estado serão beneficiadas, e 800 cestas serão enviadas para reservas indígenas.

As cestas foram compradas pelo UNOPS, organismo das Nações Unidas especializado em infraestrutura, compras e gestão de projetos, com recursos destinados pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) no Amapá, decorrentes de Ações Civis Públicas e de Termos de Ajuste de Conduta.

UNICEF firma parceria com Lojas Americanas para doação de itens de higiene a famílias brasileiras

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) firmou este mês parceria com a varejista Lojas Americanas com o objetivo de minimizar os impactos da pandemia na vida da população em situação de vulnerabilidade social no país.

A empresa se comprometeu a ampliar suas contribuições ao UNICEF, incluindo a doação de 1 milhão de itens de higiene e limpeza para famílias com membros idosos, alcançadas por diferentes projetos e instituições parceiras.

Os kits estão sendo distribuídos em cidades como Belém (PA), Fortaleza (CE), Manaus (AM), Nova Iguaçu (RJ), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), São Luís (MA) e São Paulo (SP).

Cristo Redentor no Rio de Janeiro será iluminado de laranja no próximo 25 de novembro. Foto: UNIC Rio/Célio Durães

Cristo Redentor é cenário do primeiro grande tributo às vítimas da COVID-19

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a Cáritas Brasileira, com apoio do Verificado – iniciativa das Nações Unidas para combate à desinformação -, promoverão na próxima quarta-feira, dia 1◦ de julho, uma missa no Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, em tributo às vítimas da COVID-19 com o tema “Para Cada Vida”.

A missa terá uma mensagem de solidariedade e uma benção do Papa Francisco e será presidida pelo Cardeal brasileiro Dom Orani João Tempesta. Em seguida, uma projeção será transmitida no Cristo Redentor, um dos maiores cartões-postais do mundo. Para encerramento, haverá um show da cantora Alcione, contribuindo para promover um momento de esperança, essencial em meio ao sentimento de fragilidade do cenário atual.

Relatório da ONU aponta lacuna entre expectativa e ação no combate à poluição plástica na Ásia

Uma pesquisa regional com consumidores e empresas do setor de alimentos e bebidas do Sudeste Asiático, realizada pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e a Food Industry Asia (FIA), aponta lacuna significativa entre expectativa e ação no combate à poluição plástica na região. Por exemplo, enquanto 91% dos consumidores afirmam estar preocupados com a poluição plástica, menos da metade está evitando comprar produtos de materiais não reciclados.

A pesquisa entrevistou empresas e consumidores de cinco dos dez países que mais poluem os mares com plásticos no mundo: Indonésia, Malásia, Filipinas, Tailândia e Vietnã. Com a pandemia da COVID-19 e o aumento no volume de resíduos descartados, a poluição plástica tem se tornado um desafio cada vez maior.

ONU lança vídeo para celebrar o Dia Internacional do Orgulho LGBTI+

“Como podemos criar um ambiente onde as pessoas LGBTI+ se sintam cada vez mais livres para ser quem elas são?”

Esta é uma das perguntas que o Sistema ONU levanta no terceiro e último vídeo da série Capital Trans: O que a sua empresa tem feito para acolher a diversidade?, lançado sexta (26) como parte das celebrações do Dia Internacional do Orgulho LGBTI+, comemorado mundialmente no dia 28/6.

O vídeo reforça as mensagens de promoção dos direitos das pessoas LGBTI+ no Brasil, especialmente num momento em que a marginalização e as vulnerabilidades impostas à comunidade de lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e intersexo (LGBTI+) colocam estas pessoas entre as mais expostas à pandemia da COVID-19.

Pesquisadores chamam atenção para situação dos indígenas na Amazônia em meio à pandemia da COVID-19

Nesta quarta-feira (24) ocorreu a nona edição da série de webinários “População e Desenvolvimento em Debate”, realizada pelo Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) e a Associação Brasileira de Estudos Populacionais (ABEP), com o tema “A pandemia e a crise ambiental e sanitária na Amazônia”.

Nesta edição foi discutido o acirramento das desigualdades e os riscos identificados na região, a partir da relação entre população e ambiente. O pesquisador do Programa de Monitoramento de Áreas Protegidas do Instituto Socioambiental (ISA), Tiago Moreira, alertou não só para o risco de a população indígena contrair a COVID-19, mas também para o risco de passarem fome.

Também participaram do debate o coordenador do programa de monitoramento da Amazônia e demais biomas do INPE, Cláudio Almeida; o professor na Universidade Federal do Pará (UFPA), Harley Silva; e a mediação foi realizada pela pesquisadora colaboradora da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA/Unicamp), Thais Tartalha Lombardi.

OIM e UniCesumar lançam curso de português online e gratuito para migrantes e refugiados

A Organização Internacional para as Migrações (OIM), em parceria com a instituição de ensino UniCesumar, anuncia o lançamento do curso online “Português para Migrantes e Refugiados”. Com o apoio da OIM, todo o conteúdo foi revisado por uma consultora especializada e classificado nos diferentes níveis de aprendizagem.

O curso já está disponível e tem como principal objetivo oferecer para migrantes e refugiados, que já possuem um conhecimento básico da língua portuguesa, a oportunidade de aprimorar no idioma, apoiando assim, sua integração socioeconômica no Brasil.

Projeto "Tô de boa" é iniciativa do PNUD com a SENAD para reduzir o envolvimento de jovens e adolescentes com entorpecentes. Foto: Fotografierende/Pexels

PNUD lança projeto de prevenção da oferta de drogas em parceria com governo federal

O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), em parceria com a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, lançou um edital para implementar uma fase piloto do projeto “Tô de Boa”. A iniciativa quer diminuir o envolvimento de jovens, adolescentes e pessoas vulneráveis com entorpecentes e marca o Dia Internacional de Combate às Drogas, lembrado em 26 de junho.

“Tô de Boa” é a sigla para Trabalho Orientado de Desenvolvimento Econômico e Biopsicossocial baseado na Oferta de Alternativas e está alinhado com a Política Nacional de Drogas da SENAD. O edital busca uma instituição para elaborar o modelo e a metodologia do projeto. A organização selecionada fará também a implementação, o monitoramento e a avaliação do projeto piloto, usando métodos de análise de políticas públicas.

ONU Mulheres e empresas de tecnologia unem forças para combater violência doméstica

Mesmo antes da crise de COVID-19, a violência de gênero, uma violação grave de direitos humanos, afetava uma em cada três mulheres em todo o mundo. Dados recentes mostram um aumento dos relatos de violência doméstica desde o início do distanciamento social decorrente da pandemia.

Diante desse aumento, os escritórios da ONU Mulheres em todo o mundo firmaram parceria com empresas da tecnologia – como Google, Twitter e Facebook – para fornecer informações importantes sobre serviços de apoio para sobreviventes de violência doméstica.

UNICEF apoia lançamento de guia sobre educação em tempos de pandemia

A União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME) entrega hoje (26) o guia “Educação em tempos de pandemia: direitos, normatização e controle social”, produzido pela entidade com apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) para mais de 4,3 mil conselhos.

O documento reúne orientações para que conselheiros municipais ajudem a garantir o direito à educação de crianças e adolescentes, jovens e adultos, durante o período da pandemia de COVID-19.

Cerca de 47,9 milhões de crianças e adolescentes brasileiros estão sem aulas presenciais, segundo dados do Ministério da Educação, e boa parte dos sistemas municipais de ensino suspenderam as atividades nas escolas desde o mês de março.

Computador comprado com recursos de multas recolhidas pelo Ministério Público do Trabalho e apoio técnico do UNOPS é utilizando para atendimento online com a Defensoria Pública. Foto: Arquivos do CASE

Reading becomes a learning opportunity for youths at Socio-Educational Centre in Ji-Paraná, Brazil

To sit quietly and read a book by yourself has been a pleasant activity for many of us during the quarantine. Seventeen-year-old Antônio*, an HQ fan, has enjoyed it. He’s currently reading Daniel Silva’s The Black Widow, a thriller that tells the story of a widow of a member of ISIS who got killed in combat. Marcelo* reads Percy Jackson & the Olympians, a series of adventure novels that combine twenty-first century original characters with Greek mythology. The sixteen-year-old was already in the habit of reading books and biblical magazines.

The teenagers read at CASE, the Socio-Educational Centre Library at Ji-Paraná, a city in the Brazilian state of Rondônia. With both group activities and classes suspended because of the COVID-19 pandemic, individual readings are being promoted by the CASE team as a leisure option for teenagers.

Computador comprado com recursos de multas recolhidas pelo Ministério Público do Trabalho e apoio técnico do UNOPS é utilizando para atendimento online com a Defensoria Pública. Foto: Arquivos do CASE

Leitura é alternativa de lazer individual para jovens de Centro Socioeducativo

Sentar tranquilamente e ler um livro sozinho. Esta tem sido uma atividade agradável para muitos e muitas de nós nessa quarentena. Fã de gibis, Antônio *, de 17 anos, também tem feito isso. Ele está lendo o livro A Viúva Negra, que conta a trajetória de viúvas de terroristas do estado islâmico cujos maridos morreram em combate. Marcelo*, de 16 anos, lê Percy Jackson e Os Olimpianos, que conjuga lendas da mitologia grega com aventuras no século XXI. Ele já teve o hábito de ler livros e revistas bíblicas.

Os adolescentes lêem na Biblioteca do Centro de Atendimento Socioeducativo (CASE) de Ji-Paraná, em Rondônia. Com as atividades em grupo e as aulas suspensas em função da pandemia da COVID-19, leituras individuais estão sendo promovidas pela equipe do CASE, como uma opção de lazer para os adolescentes.

UNFPA e Secretaria de Saúde do AM firmam parceria em prol da saúde de mulheres e meninas

O Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) e a Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (Susam) firmaram parceria, nesta terça-feira (23), para desenvolver ações de promoção à saúde sexual e reprodutiva de mulheres e meninas no Amazonas, assim como de pessoas em situação de rua, pessoas refugiadas e migrantes e outras em situação de vulnerabilidade.

O objetivo é fortalecer serviços de saúde reprodutiva e materna, e planejamento familiar, tais como serviços relacionados ao parto seguro, diagnóstico correto e tratamento de infecções sexualmente transmissíveis, acesso a métodos contraceptivos e manejo clínico dos casos de violência sexual.

Relatório mundial aponta aumento do consumo de drogas e impactos da COVID-19 neste mercado

Relatório do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) divulgado nesta quinta-feira (25) analisou o impacto da COVID-19 nos mercados de drogas e, embora seus efeitos ainda não sejam totalmente conhecidos, o fechamento de fronteiras e outras restrições relacionadas à pandemia já causaram escassez de drogas nas ruas, levando ao aumento de preços e à redução da pureza.

O documento mostrou ainda que cerca de 269 milhões de pessoas usaram drogas no mundo em 2018 – aumento de 30% em comparação com 2009. Mais de 35 milhões de pessoas sofrem de transtornos associados ao uso de drogas.

ONU-Habitat apoia projeto de saneamento básico no Rio Grande do Sul

O Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) está apoiando institucionalmente o projeto “Nenhuma Casa Sem Banheiro”, lançado pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS) em junho para enfrentar a pandemia da COVID-19 no estado.

O projeto consiste em implementar melhorias sanitárias com o objetivo de atender às necessidades básicas de saneamento relacionadas ao uso da água, à higiene e ao destino adequado dos esgotos domiciliares, por meio da instalação de unidades sanitárias em domicílios com ausência de banheiro, instalações incompletas ou em construção.

UNICEF e parceiros distribuem kits de higiene a 900 famílias vulneráveis de São Paulo

Foram feitas na quarta-feira (24) doações de kits de higiene pessoal e limpeza – bem como a distribuição de folhetos e cartazes informativos sobre prevenção do novo coronavírus e proteção de crianças, adolescentes e suas famílias – a pessoas que vivem em cortiços, ocupações ou estão em situação de rua em São Paulo (SP).

O projeto é fruto de uma parceria do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e do Ministério Público do Trabalho (MPT) para atender 900 famílias com crianças e adolescentes no centro da capital paulista, totalizando 2,7 mil crianças e adolescentes. A ação será realizada em parceria técnica com a Rede Ibab Solidária.

Grupo de 174 empresas pede retomada econômica sustentável com atenção ao clima

Empresas comprometidas em reduzir suas emissões de gases de efeito estufa com base em critérios científicos assinaram um manifesto endereçado aos governos, pedindo que a retomada econômica priorize ações contra as mudanças do clima.

Das 174 companhias signatárias, oito são brasileiras – AES Tietê, Baluarte Cultura, EDP Energias do Brasil SA, Grupo Malwee, Lojas Renner SA, Movida Participações SA, Natura e NELM Advogados.

O documento indica a importância da substituição dos combustíveis fósseis e da inovação para a criação de soluções resilientes de baixo carbono, sempre priorizando os empregos mais verdes e o crescimento sustentável. Saiba como participar do movimento.

ONU e Comitê Olímpico Internacional unem forças para combater a COVID-19

No dia 23 de junho, data em que se celebra o Dia Olímpico, o Comitê Olímpico Internacional (COI), a Organização Mundial da Saúde (OMS) e as Nações Unidas lançaram uma parceria para incentivar pessoas e comunidades ao redor do mundo a se unirem por meio da campanha #HEALTHYTogether. Os três parceiros e diversos atletas olímpicos destacarão a colaboração global necessária para manter-se saudável e reduzir a propagação e o impacto da COVID-19.

Os atletas olímpicos ajudarão a divulgar informações importantes sobre saúde pública, inspirando as pessoas a adotarem ou manterem comportamentos que reduzirão a pandemia e fornecerão informações que promovam a saúde física e mental. A parceria começou nesta terça-feira (23) com atletas olímpicos de todo o mundo, apresentando exercícios para estimular as pessoas manterem-se saudáveis durante esse período.

Foto: Banco Mundial/Dominic Chavez

OPAS e Global Citizen unem-se em campanha e show para resposta à COVID-19 nas Américas

No próximo sábado (27), será realizado um show transmitido online que fornecerá aos governos, líderes de corporações e filantropos(as) uma plataforma para assumir seus compromissos com a distribuição justa de ferramentas e tratamentos para a COVID-19.

Apresentado por Dwayne Johnson, o show terá apresentações de Chloe x Halle, Christine e Queens, Coldplay, J Balvin, Jennifer Hudson, Miley Cyrus, Shakira, entre outros.

Também haverá a participação de celebridades como Charlize Theron, Chris Rock, David Beckham, Diane Kruger, Forest Whitaker, Hugh Jackman e outros.

Conheça as ações realizadas pelo ACNUR para proteger refugiados da COVID-19 no Brasil

No Brasil, os efeitos da pandemia impõem desafios adicionais a um contexto já emergencial. Por isso, o ACNUR, Agência da ONU para Refugiados, intensificou seus esforços para frear a disseminação entre os refugiados e a comunidade que os acolhem.

Para responder à esta crise de saúde, o ACNUR e parceiros apoiaram a construção um hospital de campanha para COVID-19, distribuiu itens de emergência e informações seguras sobre a prevenção ao novo coronavírus, ofereceu auxílio financeiro emergencial e realocou refugiados para espaços seguros.

PNUMA apoia ação para plantar 1 trilhão de árvores no mundo e restaurar Mata Atlântica no Brasil

O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) está apoiando uma iniciativa para coordenar, de forma técnica, a plantação de 1 trilhão de árvores no mundo. A ação, realizada pela plataforma global TerraMatch, beneficiará a Mata Atlântica brasileira, florestas do México, do Peru e de países africanos.

No Brasil, governos locais e organizações parceiras estão cooperando para restaurar a biodiversidades da Mata Atlântica com árvores originais.

Site da campanha Verificado disponibiliza informações precisas e confiáveis sobre a COVID-19 em português

ONU lança versão brasileira de site de combate à desinformação

A iniciativa global das Nações Unidas para combater a desinformação durante a pandemia do novo coronavírus ganha hoje a sua versão brasileira. Com o objetivo de aumentar o volume e o alcance de informações precisas e confiáveis sobre a COVID-19, o site ‘Verificado’ disponibiliza conteúdo inteiramente em português e pode ser acessado pelo endereço compartilheverificado.com.br.

O site Verificado é liderado pelo Departamento de Comunicação Global (DCG) da ONU e traz dados, orientações e números relacionados ao novo coronavírus vindos de fontes seguras e confiáveis, graças a parcerias feitas pelas Nações Unidas com agências, influenciadores, sociedade civil, empresas e organizações de mídia.

Pesquisa revela sentimentos e preocupações de adolescentes do PR em relação à pandemia

Os dados divulgados pela enquete “E aí, como está a sua vida neste período de isolamento social?” demonstram que a pandemia da COVID-19 trouxe novos desafios, preocupações e sentimentos para o público jovem residente do oeste paranaense.

Os números mostram que 37% está com medo em relação à COVID-19. Entre as preocupações atuais se destacam a saúde de sua família (80%), o futuro (61%), e as violências dentro e fora de casa (19%).

A enquete foi realizada pelo projeto Prevenção e Redução da Gravidez Não Intencional na Adolescência nos Municípios do Oeste do Paraná, por meio de uma ação do UNFPA Brasil em parceria com a Itaipu Binacional.

UNOPS comprou 25 ventiladores pulmonares que serão destinados a hospitais do estado de Rondônia. Foto: TRT14

UNOPS, MPT e TRT entregam 25 ventiladores pulmonares a hospitais em Rondônia

O Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (UNOPS) comprou 25 ventiladores pulmonares que serão destinados a hospitais de Rondônia. Os equipamentos foram entregues na quinta-feira (18) para fortalecer a resposta do estado à pandemia de COVID-19.

A compra foi realizada com recursos provenientes da atuação da Procuradoria Regional do Trabalho da 14ª Região, em ações civis públicas na Justiça do Trabalho e termos de ajuste de conduta firmados extrajudicialmente.

Foto: EBC

ONU: informais perderam 60% dos rendimentos no 1º mês da pandemia

As Nações Unidas lançaram nessa sexta-feira (19) um documento de políticas públicas que aponta uma perda de 60% dos rendimentos por parte dos trabalhadores e trabalhadoras informais – aqueles que, em geral, não possuem direitos trabalhistas ou proteção social. O dado se refere apenas ao primeiro mês da crise econômica decorrente da pandemia de COVID-19.

O relatório também aponta que centenas de milhões de empregos foram perdidos, destacando medidas a serem adotadas para mitigar os efeitos da crise.

“A pandemia virou ao avesso o mundo do trabalho. Todos os trabalhadores, todos os negócios e todos os cantos do mundo foram afetados”, disse o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, em uma mensagem em vídeo para o lançamento do documento.

Confira aqui o vídeo e o documento.