Editais

Premiação tem por objetivo reconhecer e difundir práticas educativas com impacto positivo no dia a dia. Imagem: Divulgação/UNESCO

UNESCO: abertas inscrições de prêmio sobre uso da matemática e das ciências para resolver problemas comunitários

A Samsung abriu as inscrições para a quarta edição do Prêmio Respostas para o Amanhã. Apoiada pela UNESCO, iniciativa estimula alunos do ensino médio de escolas públicas do Brasil a aplicar conceitos das Ciências da Natureza e Matemática para desenvolver propostas de melhoria das comunidades onde vivem. Professores e estudantes podem inscrever soluções até 14 de agosto.

As PCBs são fluidos isolantes presentes, principalmente, no setor elétrico. Foto: Deni Williams/Flickr CC.

PNUD e governo selecionam empresas para trabalhar com gestão de substâncias cancerígenas no setor elétrico

Até 20 de junho, o Ministério do Meio Ambiente e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) estão com edital aberto para a contração de empresas ou de consórcios interessados na realização de dois novos projetos demonstrativos de inventário e de planos de gestão das Bifenilas Policloradas (PCBs). Iniciativas serão implementadas na Eletrobras Eletrosul S.A e na Companhia Estadual de Distribuição de Energia Elétrica (CEEE-D).

Pesquisa da Floresta Nacional Chugach, Alaska. Foto: USDA Forest Service Alaska Region/CC BY 2.0

Prêmio Jovem Pesquisadores incentiva a publicação de dados ecológicos

Oferecido pelo Plataforma Global de Informação sobre Biodiversidade, o prêmio oferece dois auxílios de 5 mil euros, um para mestrado e outro para doutorado; inciativa promove a publicação de conjuntos de dados e metadados que forneçam informação de espécies observadas ou coletadas, podendo ser tanto dados ecológicos, quanto dados de coleções provenientes de eventos de amostragem. Prazo é 20 de junho.

Aplicativo ajudará pais e mães a acompanharem alimentação dos filhos na escola. Foto: PEXELS

Com apoio da UNESCO, São Paulo seleciona equipe para desenvolvimento de aplicativo sobre cardápio escolar

Até 21 de maio, profissionais que queiram melhorar a educação pública por meio da tecnologia podem se inscrever na 1ª Seleção de Inovação Tecnológica do Pátio Digital. O desafio proposto pelo concurso é o desenvolvimento de um aplicativo para tornar a informação sobre o cardápio escolar mais acessível. A competição é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo e conta com o apoio da UNESCO.

Castanha é produto florestal importante para comunidades que vivem na região amazônia. Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

UNFPA e governo selecionam instituição para elaboração de documento sobre juventude e meio ambiente

Até 18 de maio, o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) e o Ministério do Meio Ambiente do Brasil estão com edital aberto para institutos, fundações ou empresas que realizem pesquisas sobre o papel dos jovens na preservação da natureza. Processo de seleção vai escolher a instituição responsável pela elaboração de um documento técnico que será utilizado nas seções temáticas do processo de construção do Plano Nacional de Juventude e Meio Ambiente (PNJMA).

Iniciativa seleciona empreendedores para treinamento e participação em cúpula global

O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e a incubadora ‘Impact Hub’ anunciaram na quarta-feira (3) o lançamento da segunda edição do Accelerate2030, iniciativa que assessora e divulga projetos de empreendedorismo social para replicá-los e angariar mais investimentos.

Em 2017, a iniciativa encoraja empreendedores de 17 países — Venezuela, Colômbia, Guatemala, Brasil, Gana, Mali, Ruanda, África do Sul, Zimbábue, Ucrânia, Turquia, Armênia, Mianmar, Filipinas, Camboja, México e Malásia — a participar.

O prazo é dia 2 de junho de 2017.

Imagem: Vídeo do 18º Prêmio Arte na Escola Cidadã

Abertas inscrições para premiação sobre ensino de arte nas escolas brasileiras

Até 28 de maio, professores de arte poderão se inscrever no 18º Prêmio Arte na Escola Cidadã, uma iniciativa do Instituto Arte na Escola em cooperação com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) no Brasil e com o Banco Bradesco. Premiação vai reconhecer projetos desenvolvidos em diferentes níveis de ensino. No Brasil, existem mais de 500 mil docentes ministrando a disciplina de artes na educação básica.

Instalação de mosquiteiros é uma das iniciativas de prevenção e controle da malária. Foto: Governo do Estado do Acre/Secom/Angela Peres

Concurso premia melhores práticas para prevenção e eliminação da malária

O concurso “Campeões contra a Malária nas Américas” recebe até 26 de junho inscrições de iniciativas locais e nacionais de combate à malária e que demonstrem como a vigilância e o acesso universal ao diagnóstico e ao tratamento têm sido essenciais para a eliminação e prevenção da doença.

A Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) é uma das patrocinadoras do prêmio.

ONU quer reconhecer jovens lideranças envolvidas na promoção da Agenda 2030. Foto: Escritório do Enviado Especial do Secretário-Geral para a Juventude

ONU e BMW recebem inscrições para prêmio sobre diálogo intercultural e promoção da paz

Até 31 de maio, a Aliança das Civilizações das Nações Unidas (UNAOC) e o Grupo BMW recebem inscrições para o Prêmio de Inovação Intercultural. Iniciativa reconhecerá projetos de dez organizações que promovam o diálogo entre culturas e contribuam para acabar com conflitos de cunho identitário. Programas devem ter potencial de replicação em outras comunidades. Ganhadores receberão 40 mil dólares.

Sede da UIT em Genebra. Foto: UIT

UIT abre competição para escolher arquiteto de novo prédio da sede em Genebra

Até 5 de maio, a União Internacional de Telecomunicações (UIT) recebe inscrições de arquitetos e escritórios para uma competição que vai escolher o projetista de um novo edifício na sede do organismo. Agência da ONU terá matriz renovada em Genebra, cidade onde a instituição já mantém seu principal centro de atuação desde 1962.

A nova construção abrigará 723 espaços de trabalho e deverá ter espaços de última tecnologia para receber fóruns e conferências envolvendo os Estados-membros das Nações Unidas, parceiros do setor privado e da academia.

Jovens empreendedores. Foto: Start-Up Brasil

Agência da ONU e SEBRAE prorrogam prazo de premiação sobre empreendedorismo inclusivo

O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) prorrogaram para 17 de abril o prazo de inscrições para a chamada pública Incluir 2017 — iniciativa que vai reconhecer boas práticas de empreendedores, produtores rurais e donos de companhias de pequeno porte. Premiação reconhecerá projetos que promovam a inclusão socioeconômica de cidadãos com menor renda.

A FAO e o governo brasileiro recebem até 13 de abril inscrições para curso semipresencial sobre programas sustentáveis de alimentação escolar. Foto: PMA / Ana Claudia Costa

FAO recebe inscrições para curso sobre programas sustentáveis de alimentação escolar

A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e o governo brasileiro recebem até 13 de abril inscrições para curso semipresencial sobre programas sustentáveis de alimentação escolar.

O curso tem como público-alvo gestores públicos, professores, estudantes, profissionais e técnicos das áreas relacionadas à alimentação escolar, segurança alimentar e nutricional, agricultura, saúde e educação de Brasil, Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Honduras, Paraguai e Peru.

Mais de 100 jornalistas foram mortos no mundo em 2016, alertou UNESCO. Foto: Esther Vargas/Flickr (CC)

UNESCO abre concurso de fotos sobre segurança de jornalistas

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) convida fotógrafos profissionais de todo o mundo a enviar suas melhores fotos ilustrando jornalistas em ação e, em particular, mostrando questões de segurança desses profissionais e impunidade por crimes cometidos contra eles.

As fotografias selecionadas ajudarão a chamar atenção sobre as condições de trabalho dos jornalistas, além de ilustrar atividades e programas que contribuem com a segurança de jornalistas e a luta contra a impunidade. As inscrições podem ser feitas até 15 de abril.

Artistas, criadores, ONGs podem candidatar-se para receber recursos do Fundo Internacional de Diversidade Cultural. Foto: Agência Brasil.

Fundo Internacional para a Diversidade Cultural está com inscrições abertas

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) está com as inscrições abertas para a oitava edição do Fundo Internacional para a Diversidade Cultural (IFCD, na sigla em inglês) até o dia 14 de abril.

Podem se inscrever produções de obras artísticas e culturais e organização de eventos culturais e artísticos de nível nacional, regional e/ou internacional.

experiências inovadoras na atenção aos adolescentes (10 a 19 anos) e jovens (20 a 24 anos). Foto EBC

Laboratório de Inovação abre inscrições para experiências em saúde de jovens e adolescentes

A Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) e o Ministério da Saúde recebem inscrições para o Laboratório de Inovação na Atenção Integral à Saúde de Adolescentes e Jovens e para o Laboratório de Inovação e Reconhecimento a Boas Práticas de Segurança do Paciente na Saúde Suplementar Brasileira.

Poderão se inscrever no projeto experiências inovadoras de atenção a adolescentes (10 a 19 anos) e jovens (20 a 24 anos), que estejam finalizadas ou em curso. O prazo é 10 de maio.

Abertas as inscrições do Festival de Vídeo Plural+ para jovens de até 25 anos

Jovens de todo o mundo de até 25 anos podem inscrever vídeos de até cinco minutos no Festival Plural+. Organizado pela Aliança das Civilizações das Nações Unidas (UNAOC) e a Organização Internacional para as Migrações (OIM), o Festival busca vídeos criativos sobre inclusão social, migrantes, respeito à identidade, à diversidade e aos direitos humanos.

As inscrições podem ser feitas em inglês, francês e espanhol; prazo é dia 4 de junho.

Chama pública convoca representantes da sociedade civil a participarem da Comissão Nacional para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Foto: PNUD Brasil/Tiago Zenero

Governo seleciona representantes da sociedade civil e de municípios para comissão sobre metas da ONU

Até 22 de março, a Presidência da República recebe candidaturas de representantes da sociedade civil e dos níveis estadual, distrital e municipal de governo para compor a Comissão Nacional para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS). Criado em outubro do ano passado, o organismo tem a missão de estimular a participação social no cumprimento das metas da ONU, além de garantir transparência na sua implementação.

Sede da OPAS em Washington, nos Estados Unidos. Foto: WikiCommons/Ruhrfisch

OPAS recebe candidaturas de países para a direção de seu escritório executivo

A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) convida seus Estados-membros a indicarem candidatos para a chefia do Escritório Sanitário Pan-Americano, órgão executivo da agência regional da ONU. Candidaturas podem ser enviadas até 1º de maio. O diretor do escritório será eleito pelos próprios países integrantes da OPAS, durante a 29ª Conferência Sanitária Pan-americana, marcada para acontecer em Washington dos dias 25 a 29 de setembro.

Mercado em San Lucas Tolimán, na Guatemala. Foto: Banco Mundial/Curt Carnemark

Fundo regional seleciona projetos sobre igualdade de gênero e desenvolvimento sustentável

Até 20 de março, o Fundo de Mulheres do Sul, que atua na América Latina e no Caribe, recebe candidaturas para uma seleção de projetos sobre feminismo, direitos humanos, perspectiva de gênero e multiculturalismo. Chamada pública financiará iniciativas que combinem a busca pela igualdade entre homens e mulheres com o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS).

Jovens brasileiros selecionados na edição passada do concurso Muitas Línguas, Um Mundo. Da esquerda para a direita: Leonardo Alves (espanhol); José Ildo de Oliveira Júnior (francês); Ellen Silva (espanhol); e Tom Claudino dos Santos (inglês). Foto: Arquivo pessoal/Tom Claudino dos Santos

Concurso de redação da ONU é oportunidade ideal para jovens brasileiros discutirem cidadania e multilinguismo

As inscrições para o concurso de redação Muitas Línguas, Um Mundo, voltado para jovens universitários, seguem abertas até 16 de março. A iniciativa, promovida pela escola de inglês ELS Educational Services em parceria com o programa Impacto Acadêmico da ONU, é uma ótima oportunidade para jovens brasileiros se envolverem em questões de cidadania global e entendimento cultural e discutirem a importância do desenvolvimento de habilidades linguísticas. Brasileiros contam como foi a experiência em 2016.

UNESCO abre chamada de inscrições para rede de cidades que promovem indústria criativa. Foto: UNESCO

UNESCO recebe inscrições para rede de cidades que promovem cultura e indústrias criativas

Até 16 de junho, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) recebe inscrições de municípios que queiram fazer parte da Rede de Cidades Criativas da agência da ONU. O grupo reúne atualmente 116 centros urbanos de 54 países. Com a participação na iniciativa, as cidades se comprometem a colocar as indústrias criativas e culturais no centro dos planos de desenvolvimento locais.

Quase metade das crianças de Mossul estão sem acesso a água potável. Foto: UNICEF / Anmar

Fórum Mundial da Água abre consulta pública online com participação de agência da ONU

Em 2018, Brasília sediará o 8º Fórum Mundial da Água, evento que reunirá os principais especialistas, gestores e organismos envolvidos na gestão e preservação dos recursos hídricos do planeta. A organização do evento deu início nesta semana (13) a uma consulta pública que receberá contribuições online de qualquer pessoa interessada em debater os temas do encontro.

A Cap-Net, rede de capacitação em gestão da água do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), atuará como moderadora dos debates sobre desenvolvimento.

Jovens empreendedores. Foto: Start-Up Brasil

PNUD e SEBRAE promovem negócios inclusivos e sociais com a iniciativa Incluir 2017

O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE Nacional) convidam empreendedores e potenciais empreendedores a apresentar suas ideias, casos e boas práticas em negócios inclusivos e sociais. A chamada de casos Incluir 2017 vai reconhecer e mapear modelos de negócios comprometidos com a geração de impacto positivo à sociedade e inclusão socioeconômica de cidadãs e cidadãos de menor renda. Inscrições vão até 3 de abril.

Mãe e filha preparam mandioca em comunidade indígena próxima a Manaus. Foto: Banco Mundial/Julio Pantoja

PNUD premiará comunidades que promovem manejo sustentável de recursos naturais

Até 8 de março, a Iniciativa Equatorial — liderada pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) — recebe indicações para o Prêmio Equatorial 2017, que reconhece soluções locais para desafios ambientais. A edição deste ano da premiação é voltada para comunidades indígenas e pequenos grupos de áreas rurais que encontraram métodos inovadores para proteger, restaurar ou promover o manejo sustentável de recursos naturais.

Inclusão de povos indígenas em negócios e redes de serviços financeiros é tema de estudo de especialistas da ONU. Foto: PNUD Brasil/Tiago Zenero

ONU recebe contribuições de povos indígenas para estudo sobre acesso a serviços financeiros

Até 12 de abril, o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH) recebe contribuições de populações indígenas para um estudo sobre boas práticas capazes de incluir povos originários nos negócios e garantir seu acesso a serviços financeiros. Documento também abordará desafios enfrentados pelos indígenas. Pesquisa está sendo realizada pelo Mecanismo de Especialistas sobre os Direitos dos Povos Indígenas da ONU.

Foto: Pixabay

Agência da ONU e Correios abrem inscrições para concurso internacional de cartas

Até 17 de março, escolas brasileiras podem inscrever alunos no 46º Concurso Internacional de Redação de Cartas, uma iniciativa da União Postal Universal (UPU). Podem participar estudantes de até 15 anos de idade. No Brasil, a competição fica a cargo dos Correios, responsável por organizar as etapas estaduais e nacional.

Tema da edição deste ano do concurso é: “Imagine que você é um assessor do novo secretário-geral da ONU, António Guterres. Qual é o problema mundial que você o ajudaria a resolver em primeiro lugar e de que forma você o aconselharia para isso?”.

Projeto de expansão do Canal do Panamá. Foto: Banco Mundial/ Gerardo Pesantez

CEPAL abre inscrições para curso sobre desenvolvimento econômico da América Latina

Até 10 de abril, a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL) recebe inscrições para a Escola de Verão sobre economias latino-americanas, formação gratuita voltada para jovens pesquisadores. Curso acontecerá dos dias 20 de julho a 8 de setembro na sede do organismo da ONU, em Santiago, no Chile.

Podem se inscrever pessoas de todo o mundo que tenham títulos universitários avançados em economia ou áreas relacionadas, de preferência estudantes de mestrado ou doutorado em desenvolvimento econômico. É necessário ter conhecimento de inglês e espanhol.