Editais e oportunidades

Esta seção agrega todos os editais e demais oportunidades de participação em projetos, concursos, prêmios, cursos e consultas, entre outras iniciativas das Nações Unidas no Brasil e no mundo. Consulte também as seções de campanhas, sociedade civil e vagas.

Bandeira do orgulho trans hasteada em São Francisco, nos Estados Unidos. Foto: Flickr (CC)/torbakhopper

ONU Brasil abre chamada pública para 2ª edição de projeto Trans Formação

As Nações Unidas no Brasil, por meio da Campanha Livres & Iguais, apresentou nesta sexta-feira (9) a chamada pública para a segunda edição da iniciativa Trans Formação, que visa fomentar as redes de pessoas trans no Distrito Federal (DF) e no entorno, promovendo sua articulação com instituições e espaços de poder locais.

Segundo dados de organizações da sociedade civil, uma pessoa é assassinada no Brasil a cada 27 horas por conta de sua orientação sexual ou identidade de gênero, e o país ocupa o primeiro lugar no ranking mundial de nações que mais matam travestis, transexuais e pessoas trans. Enquanto a expectativa de vida do brasileiro médio é de 75 anos, a de uma pessoa trans não passa de 35.

A irmã Angélique Namaika em Dungu, na província de Orientale, na República Democrática do Congo. Foto: ACNUR/B.Sokol

A freira e a bicicleta: apoio a mulheres e meninas congolesas

A irmã Angélique Namaika recebeu o Prêmio Nansen para os refugiados em 2013 por ajudar mulheres e meninas deslocadas na República Democrática do Congo. A Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) está à procura de uma nova heroína ou herói que apoie os refugiados.

O Prêmio Nansen do ACNUR visa reconhecer o trabalho de indivíduos e/ou grupos para ajudar pessoas em situação de refúgio. Você conhece alguém com esse perfil? As inscrições vão até dia 8 de fevereiro; saiba mais.

ONU pede nomeações para Prêmio Nelson Mandela. Foto: ONU

ONU convida estudantes a participar de competição mundial de simulados de direitos humanos

O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos e a Universidade de Pretória convidam estudantes do mundo inteiro a participar da 10ª edição da Competição Mundial de Simulações Jurídicas de Direitos Humanos.

O evento celebrará, também, o 70º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos e 100º aniversário de Nelson Mandela. Prazo para participação é 18 de abril; saiba mais aqui.

Sede da CEPAL, em Santiago do Chile. Foto: Carlos Vera/CEPAL

ONU recebe inscrições para curso gratuito no Chile sobre economias latino-americanas

Estão abertas até 16 de abril as inscrições para a Escola de Verão sobre Economias Latino-americanas 2018, programa de formação oferecido pela Comissão Econômica da ONU para a América Latina e o Caribe (CEPAL).

Curso gratuito é voltado para jovens pesquisadores, graduados ou pós-graduados. Aulas acontecem entre 18 de julho e 28 de setembro, na sede do organismo regional, em Santiago, no Chile. Participantes devem arcar com custos de deslocamento e estadia.

Especialização lato sensu da ENAP aborda desafios da gestão pública local e trabalha implementação municipal dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS). Foto: Flickr (CC)/Ronaldo Lima Jr.

Com apoio do PNUD, especialização em gestão pública local recebe inscrições até 6 de fevereiro

Funcionários públicos municipais terão a oportunidade de se especializar para melhorar a gestão local e ampliar as ações de desenvolvimento sustentável em seus locais de atuação. A Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) promove, com o apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), um curso lato sensu, com bolsa e alojamento financiados. As inscrições podem ser feitas até 6 de fevereiro.

Laço vermelho, símbolo da luta contra a Aids. Foto: CC/Sham Hardy

Programa da ONU convida jovens a participar de curso sobre orçamento público em saúde e AIDS

O Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS) torna público o processo de seleção para o projeto-piloto “Curso de Orçamento Público em Saúde, Advocacy e Negociação para Jovens Lideranças”. Formação será oferecida em Brasília de janeiro a abril de 2018. As inscrições deverão ser realizadas de 22 de dezembro de 2017 a 10 de janeiro de 2018. Serão selecionados 20 jovens pertencentes às populações-chave/prioritárias e que residam no Distrito Federal.

Mercado em Buenaventura, no departamento de Valle del Cauca, Colômbia. Foto do arquivo de agosto de 2014. Crédito: ACNUR / Juan Arredondo

ONU e parceiros lançam edital para projetos em cidades médias de Argentina e Colômbia

O Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) e parceiros lançaram o edital “Cidade+Mais: Convocação para o fortalecimento de projetos de finanças municipais e economia urbana”.

O Cidade+Mais tem como objetivo fortalecer as capacidades econômicas e financeiras de cidades médias de Argentina e Colômbia. O prazo de inscrição é 10 de junho para cidades colombianas e 20 de junho para cidades argentinas.

Comunidade ribeirinha em Madagascar. Foto: Flickr (CC)/Rod Waddington

Com apoio da UNESCO, seminário sobre valor ambiental e cultural da água recebe inscrições

Estão abertas as inscrições para o II Seminário Internacional Água e Transdisciplinaridade — “Águas pela Paz”, promovido pela UNESCO e parceiros em Brasília. Ao longo dos dias 11 e 12 de janeiro, evento reunirá especialistas no Museu Nacional da República para discutir a importância dos recursos hídricos para as relações entre comunidades e nações. Participação é gratuita.