Editais e oportunidades

Esta seção agrega todos os editais e demais oportunidades de participação em projetos, concursos, prêmios, cursos e consultas, entre outras iniciativas das Nações Unidas no Brasil e no mundo. Consulte também as seções de campanhas, sociedade civil e vagas.

O concurso tem como objetivo selecionar vídeos que promovam uma reflexão sobre as comunidades afrodescendentes e a busca do pleno exercício de seus direitos. Foto: EBC

Concurso recebe inscrições para vídeos sobre comunidades afrodescendentes

O programa IberCultura Viva e a representação no Brasil da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) lançam no Dia Nacional da Consciência Negra (20 de novembro) o concurso de curtas-metragens “Comunidades Afrodescendentes: Reconhecimento, Justiça e Desenvolvimento”.

As inscrições estão abertas até 15 de fevereiro de 2018. O concurso tem como objetivo selecionar vídeos que promovam uma reflexão sobre as comunidades afrodescendentes e a busca do pleno exercício de seus direitos culturais e/ou valorizem sua contribuição para a constituição, a promoção e o desenvolvimento da cultura ibero-americana.

Concurso convida empreendedores a mostrar, em vídeos, como a internet os permite ampliar seus mercados. Foto: PEXELS

OMC e Google recebem inscrições para concurso de vídeos sobre empreendedorismo e internet

Até 17 de novembro, micro, pequenos e médio empresários podem se inscrever no concurso de vídeos realizado pela Google em parceria com a Organização Mundial do Comércio (OMC) e a Câmara de Comércio Internacional. Competição convida empreendedores a mostrar como a internet conecta seus negócios ao comércio global e a clientes de diferentes partes do mundo. A empresa que fizer o melhor vídeo ganhará uma viagem para uma aula na Google.

Usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), pesquisadores, gestores, acadêmicos, trabalhadores e professores envolvidos no desenvolvimento de políticas públicas de saúde podem participar de dois suplementos temáticos da publicação. Foto: EBC

Agência da ONU e revista especializada recebem artigos sobre políticas públicas de saúde

A Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) e a revista Interface: Comunicação, Saúde, Educação convidam usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), pesquisadores, gestores, acadêmicos, trabalhadores e professores envolvidos no desenvolvimento de políticas públicas de saúde a participarem de dois suplementos temáticos da publicação, um sobre educação e trabalho interprofissional em saúde no Brasil e outro sobre formação médica no programa Mais Médicos.

O edital Gestão para Equidade: ELAS nas Exatas, parceria do Fundo ELAS, Instituto Unibanco e Fundação Carlos Chagas pela redução do impacto das desigualdades de gênero nas escolhas profissionais e no acesso à educação superior das estudantes, lança seu segundo edital para apoiar novos projetos em todo o Brasil. Nessa segunda edição, o ELAS nas Exatas conta também com o apoio da ONU Mulheres.

ONU Mulheres recebe projetos para ampliar inserção de meninas nas ciências exatas e tecnológicas

O Fundo ELAS, o Instituto Unibanco e a Fundação Carlos Chagas lançaram edital para apoiar novos projetos em todo o Brasil que visem à redução das desigualdades de gênero nas escolhas profissionais e no acesso à educação superior. As inscrições podem ser feitas até 28 de novembro.

A segunda edição do edital, apoiado pela ONU Mulheres, pretende favorecer a inserção das meninas nas áreas de ciências tecnológicas e exatas por meio da promoção da equidade de gênero e do reconhecimento da escola como um espaço estratégico para essa transformação.

Imigrantes haitianos em Iñapari, no Peru. A rota é usada por muitos para alcançar o Brasil pela fronteira com o Acre, para depois seguirem para centros urbanos. Segundo as mais recentes estimativas, mais de 50 mil haitianos já migraram para o Brasil desde o terremoto que atingiu o país caribenho, em janeiro de 2010. Foto: Marcello Casal Jr./ABr

Agência da ONU realiza concurso para jornalistas que cobrem movimentos migratórios na América do Sul

Jornalistas trabalhando no Brasil podem concorrer ao Prêmio Sul-Americano de Jornalismo sobre Migração, competição realizada pela Organização Internacional para as Migrações (OIM). Até 20 de janeiro de 2018, a premiação recebe inscrições de reportagens divulgadas na imprensa, rádio, televisão ou plataformas digitais.

Iniciativa reconhecerá trabalhos que tenham conscientizado o público sobre os direitos dos migrantes, incluindo os direitos a saúde, trabalho e educação. Temas como igualdade de gênero e combate ao preconceito também nortearão a avaliação das matérias.

UNOPS lança concurso de fotografia sobre infraestrutura

Estão abertas até 12 de novembro as inscrições para o concurso de fotografia “Construindo Vidas Melhores”, do Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (UNOPS) em parceria com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) e o Instituto Internacional de Fotografia (IIF).

Focado nos impactos positivos que uma infraestrutura de qualidade pode causar nas vidas das pessoas, o concurso está divido em três categorias: Infraestrutura Urbana, Inclusão social e Diversidade e Soluções Sustentáveis.

Foto: PEXELS

Concurso de fotografia sobre objetivos da ONU tem prazo prorrogado para 20 de outubro

O Concurso de Fotografias Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), organizado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) no Brasil, teve seu prazo de inscrição prorrogado para 20 de outubro. O concurso é dividido em 17 categorias, cada uma sobre um ODS específico. Serão selecionadas até três imagens por categoria.

Competição é aberta ao público em geral, de qualquer estado brasileiro ou do Distrito Federal, bem como estrangeiros residentes do país com a devida autorização. Candidatos devem ter 18 anos ou mais na hora de se inscrever.

Fábrica da Natex, produtora de preservativos à base de látex natural, receberá visita de equipe do UNFPA. Foto: SECOM

ONU recebe inscrições para avaliação de produtos de saúde sexual e reprodutiva

Até 15 de novembro, o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) receberá inscrições de empresas brasileiras da área de saúde sexual e reprodutiva que desejem ter seus produtos avaliados pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A chamada é para fornecedores de contraceptivos hormonais injetáveis. Avaliação é uma das etapas do processo que aprova quais companhias podem vender produtos para programa de abastecimento da ONU.

Desenvolvimento das TICs é tema de conferência mundial em Buenos Aires. Foto: PEXELS

Jornalistas têm até 3/10 para se inscrever em evento global de telecomunicações

Jornalistas têm até 3 de outubro para realizar o credenciamento de imprensa para a Conferência Mundial de Desenvolvimento das Telecomunicações. Evento acontece dos dias 9 a 20 de outubro em Buenos Aires. Reunindo representantes dos Estados-membros, setor privado, academia e sociedade civil, encontro definirá orientações para o futuro das tecnologias de comunicação e informação (TICs). Tema de 2017 são os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Crianças no campo de concentração Buchenwald, na Alemanha, logo após a liberação. A foto é de 11 de abril de 1945. Crédito da imagem: Federation Nationale des Deportes et Internes Resistants et Patriots

ONU promove concurso internacional de pôsteres sobre o Holocausto

O Yad Vashem, em parceria com o Programa das Nações Unidas para Divulgação do Holocausto, está promovendo um concurso internacional de pôsteres em memória do Holocausto.

Para participar do concurso, estudantes de Artes, Design Gráfico e áreas afins devem submeter pôsteres abordando as lições do Holocausto para o Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio) até o dia 5 de outubro de 2017.

ONU lança concurso de fotografia sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) lançou nesta quarta-feira (13) um concurso de fotografias para estimular a divulgação e a implementação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) no Brasil.

As fotografias serão selecionadas de acordo com critério de linguagem fotográfica, originalidade, criatividade, aderência aos objetivos globais das Nações Unidas e respeito aos direito humanos.

Criança Esperança abre seleção de projetos para serem apoiados em 2019. Foto: UNESCO/Criança Esperança

Criança Esperança abre seleção de projetos a serem apoiados em 2019

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) recebe até 16 de outubro inscrições para a seleção de projetos para o Criança Esperança 2018, a serem apoiados em 2019. O Criança Esperança é uma parceria da agência da ONU com a Rede Globo.

Os projetos escolhidos receberão apoio financeiro de 60 mil a 300 mil reais, variando de acordo com as solicitações e o tamanho de cada iniciativa.

A Iniciativa dos Jardins de Alimentos da ONU (‘UN Food Gardens’), em parceria com a ONU-Habitat, está organizando uma mostra de iniciativas de agricultura urbana de pequena escala nas Américas.

Mostra de iniciativas de agricultura urbana de pequena escala recebe propostas até 10 de setembro

A Iniciativa dos Jardins de Alimentos da ONU (‘UN Food Gardens’), em parceria com a ONU-Habitat, está organizando uma mostra de iniciativas de agricultura urbana de pequena escala nas Américas.

A mostra tem como objetivo compartilhar experiências, conscientizar sobre a agricultura urbana na região, bem como incentivar a ação política em apoio desta importante atividade nos contextos da Nova Agenda Urbana adotada na conferência Habitat III e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Foto: upslon/Flickr

Edital da ONU para organizações feministas prolonga prazo de inscrição para 1º de setembro

O edital Building Movements – Feminismos Contemporâneos estendeu o prazo de inscrição até 1º de setembro. Data limite para se candidatar a financiamento e apoio técnico era 25 de agosto. Iniciativa vai selecionar organizações da sociedade civil brasileira envolvidas na promoção da igualdade de gênero. Objetivo é fortalecer redes feministas no Brasil. Convocatória é promovida pela ONU Mulheres.

Prêmio Jovens Campeões da Terra receberá votos do público para escolher vencedores. Foto: PEXELS

ONU Meio Ambiente anuncia finalistas regionais do prêmio Jovens Campeões da Terra

Após receber cerca de 600 inscrições, a ONU Meio Ambiente anunciou nesta terça-feira (15) os 30 finalistas regionais da seleção que escolherá os próximos Jovens Campeões da Terra. Cada participante do concurso se inscreveu na competição com uma “grande ideia” para preservar a natureza. Caso sejam vitoriosos, eles poderão tirá-las do papel. Público poderá votar online pelos concorrentes favoritos até 31 de agosto. Em setembro, serão anunciados os seis campeões.

Cúpula de Soluções de 2016. Foto: Cúpula de Soluções

ONU convida sociedade civil a participar de cúpula sobre soluções sustentáveis na Assembleia Geral

Durante o encontro anual da Assembleia Geral da ONU, que acontece entre os dias 18 e 28 de setembro, um evento paralelo ao debate dos chefes de Estado ocupará as galerias da sede das Nações Unidas — a Cúpula de Soluções. A iniciativa selecionará pessoas de diferentes partes do mundo, que poderão apresentar suas estratégias para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Brasileiros podem participar. Prazo para inscrição foi ampliado para 29 de agosto.

Nelson Mandela. Foto: Fundação Nelson Mandela

ONU no Brasil recebe inscrições para concurso de vídeos sobre pobreza; prazo prorrogado para 15 de agosto

Continuam abertas as inscrições para o concurso de vídeos Nelson Mandela com o tema “A luta contra a pobreza é uma questão de justiça. Não é um gesto de caridade”. O Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio) lançou a competição no Dia Mundial Nelson Mandela, celebrado em 18 de julho.

Os três melhores filmes serão divulgados em 1º de setembro e serão exibidos no mesmo mês no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), no Rio de Janeiro. Prazo para inscrição foi prorrogado até 15 de agosto.

ONU no Brasil recebe inscrições para concurso de vídeos sobre pobreza; prazo prorrogado para 15 de agosto

Continuam abertas as inscrições para o concurso de vídeos Nelson Mandela com o tema “A luta contra a pobreza é uma questão de justiça. Não é um gesto de caridade”. O Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio) lançou a competição no Dia Mundial Nelson Mandela, celebrado em 18 de julho.

Os três melhores filmes serão divulgados em 1º de setembro e serão exibidos no mesmo mês no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), no Rio de Janeiro. Prazo para inscrição foi prorrogado até 15 de agosto.

Alimentação escolar foi definida como um super-recurso por estudo do Centro de Excelência contra a Fome. Foto: PMA

Fórum Global de Nutrição Infantil está com inscrições abertas e oferece descontos

O Centro de Excelência contra a Fome, organismo do Programa Mundial de Alimentos (PMA), convida especialistas, gestores e representantes da sociedade civil organizada a participar do Fórum Global de Nutrição Infantil (GCNF) de 2017. Evento acontece em Montréal, no Canadá, do dia 17 a 21 de setembro. Mais de 200 representantes de 22 países já confirmaram presença no encontro. Organização oferece descontos para quem não puder arcar com taxa de inscrição.

Imagem da mostra 'Pais Suecos', de John Bävman. Foto: John Bävman

ONU e governo da Suécia convidam brasileiros a participar de campanha de fotos sobre paternidade

Inspirados pela exposição “Pais Suecos”, do fotógrafo Johan Bävman, a campanha da ONU ElesPorElas e a Embaixada da Suécia no Brasil convidam pais brasileiros a compartilhar fotografias que retratem a relação com seus filhos. Iniciativa, chamada “Pais Brasileiros”, quer estimular discussões sobre a divisão entre homens e mulheres das responsabilidades pela criação das crianças.

Cerca de 20 milhões de toneladas de plásticos acabam nos oceanos a cada ano. Foto: Flickr/ National Ocean Service Image Gallery (CC)

ONU chama universitários a participar de competição sobre lixo plástico marinho

A ONU Meio Ambiente convida universitários de todo o mundo a participar do Desafio de Inovação sobre Plástico Marinho 2017. Iniciativa busca reconhecer projetos de engenharia, design, monitoramento marinho e comunicação que apresentem soluções para o problema do lixo nos oceanos. Prazo de inscrição é 6 de outubro. Vencedores serão convidados para a 6ª Conferência Internacional sobre Lixo Marinho, que acontece em 2018 em San Diego, nos Estados Unidos.

Foto: PEXELS

ONU convida pessoas a gravar vídeos sobre a Declaração Universal dos Direitos Humanos

Para comemorar o aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, que completa 70 anos em 2018, a ONU lançou uma campanha de vídeo multilíngue para conscientizar as pessoas sobre a importância do marco global. Iniciativa convida cidadãos do mundo inteiro a gravar um vídeo lendo um dos artigos do documento em sua língua materna. Cada participante terá seu registro publicado numa página especial das Nações Unidas.

Saúde de idosos é tema de mapeamento do Ministério da Saúde para divulgar experiências bem-sucedidas de atendimento realizadas no SUS. Foto: PEXELS

Com apoio da OPAS, Ministério da Saúde seleciona projetos de sucesso para atender idosos

Médicos e gestores brasileiros têm até 31 de agosto para se inscrever na quinta edição do Mapeamento de Experiências Exitosas de Gestão Pública no campo do Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa. Seleção visa reconhecer e divulgar boas práticas para a promoção do cuidado e do bem-estar na terceira idade. A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) faz parte do comitê que vai analisar as iniciativas concorrentes.