Editais e oportunidades

Esta seção agrega todos os editais e demais oportunidades de participação em projetos, concursos, prêmios, cursos e consultas, entre outras iniciativas das Nações Unidas no Brasil e no mundo. Consulte também as seções de campanhas, sociedade civil e vagas.

A FAO e o governo brasileiro recebem até 13 de abril inscrições para curso semipresencial sobre programas sustentáveis de alimentação escolar. Foto: PMA / Ana Claudia Costa

FAO define novo prazo para concurso sobre alimentação escolar na América Latina e Caribe

A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) estendeu para 31 de julho o prazo de inscrições do concurso de Boas Práticas da Alimentação Escolar na América Latina e Caribe. Competição visa dar visibilidade a projetos que melhoram o fornecimento de refeições em centros de ensino. Podem participar governos municipais e nacionais, universidades e associações de pais, mães ou agricultores.

ACNUR seleciona organização para desenvolver um estudo sobre o potencial do setor privado em apoiar programas de reassentamento no Brasil. Foto: ACNUR

ACNUR seleciona organização para desenvolver estudo sobre reassentamento no Brasil

A Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), com o apoio do Mecanismo Conjunto de Suporte a Países de Reassentamento Emergentes, seleciona organização para desenvolver um estudo sobre o potencial de o setor privado apoiar programas de reassentamento no Brasil. As inscrições vão até 7 de julho.

O reassentamento é a transferência de pessoas — já reconhecidas como refugiadas, mas que ainda possuem problemas de proteção ou integração no primeiro país de refúgio — para outro Estado que se apresenta como mais adequado para recebê-las.

Mico-leão-dourado na Reserva Biológia Poço das Antas, no Rio de Janeiro. Foto: Flickr (CC)/Bart van Dorp

ONU seleciona projetos de cooperação sobre biodiversidade; prazo vai até 1º de julho

Até 1º de julho, o Secretariado da Convenção das Nações Unidas sobre Diversidade Biológica recebe inscrições para um programa de financiamento que concederá até 20 mil dólares para projetos de cooperação técnica e científica. Iniciativas devem promover abordagens exemplares para enfrentar problemas relacionados a biodiversidade, sua conservação e usos. Povos indígenas e comunidades locais podem participar da seleção.

O baixo investimento em áreas protegidas é um desafio persistente que impede e enfraquece os esforços de conservação e o gerenciamento efetivo de áreas protegidas em todo o planeta. Foto: Arquivo Ministério do Meio Ambiente

Soluções para conservação da biodiversidade serão reconhecidas com prêmio de até US$ 10 mil

Soluções inovadoras para conservar a biodiversidade do mundo serão reconhecidas pelo Prêmio Pathfinder, iniciativa da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN, na sigla em inglês), da Comissão Mundial de Áreas Protegidas (WCPA), da organização WildArk e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

As ações vencedoras, desenvolvidas e implementadas por indivíduos, organizações e grupos, receberão até 10 mil dólares em prêmios. As inscrições podem ser feitas até 15 de agosto.

Concurso convida empreendedores a mostrar, em vídeos, como a internet os permite ampliar seus mercados. Foto: PEXELS

Agência da ONU realiza curso no Rio sobre propriedade intelectual

Até 29 de junho, a Academia da Organização Mundial de Propriedade Intelectual (OMPI) recebe inscrições para um curso de duas semanas no Rio de Janeiro. Formação é voltada para universitários que estejam no final da graduação ou cursando pós, funcionários do governo e jovens profissionais de qualquer área de estudo. Aulas têm início em 16 de julho e se encerram no dia 27.

Com palestras, debates e estudos de caso, realizados em português, o programa abordará como a propriedade intelectual pode funcionar como uma ferramenta para o desenvolvimento econômico, social, cultural e tecnológico.

Venezuelanos que vivem na Praça Simón Bolívar, em Boa Vista, fazem fila para receber alimentos fornecidos por membros da comunidade local. Foto: ACNUR/Reynesson Damasceno

Com apoio do UNFPA, capacitação em políticas sociais aborda fluxos migratórios nas fronteiras brasileiras

Estão abertas até 19 de junho as inscrições para a 15ª edição do Programa de Capacitação em População, Cidades e Políticas Sociais. Voltada para estudantes, sociedade civil e servidores públicos, a iniciativa acontece em Porto Velho, em Rondônia, com o apoio do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA). Em 2018, projeto chamará atenção para os atuais fluxos migratórios chegando ao Brasil.

Lista da OMS apresenta diagnósticos essenciais para melhorar tratamento e saúde da população. Foto: Agência Brasil

Fundo de População da ONU certifica serviços de saúde para adolescentes no DF

Está aberta chamada pública voltada para equipes de profissionais e ações de saúde no Distrito Federal (DF). A chamada tem como objetivo certificar a qualidade e reconhecer os esforços da rede pública para o acesso e o atendimento de saúde adequado a adolescentes.

A certificação será concedida pelo Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) aos serviços públicos de saúde, de acordo com critérios de análise que envolvem desde acesso livre de discriminação até a integração em diferentes frentes de atendimento, a educação permanente de profissionais e a participação social.

Iniciativa busca desenvolver capacidades de trabalhadores rurais para aumentar e qualificar sua produção (agrícola e não agrícola). Foto: Programa Semear

Concurso premia curtas audiovisuais sobre população rural brasileira

Estão abertas as inscrições para o Concurso de Curtas Audiovisuais, promovido pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), das Nações Unidas, por meio do Programa Semear Internacional, que distribuirá 1 mil reais para cada um dos dez primeiros colocados.

O primeiro lugar apresentará seu vídeo durante o 12º Fórum Internacional de Desenvolvimento Territorial, que acontecerá em Bogotá, na Colômbia, com todas as despesas pagas. O edital e todas as informações sobre as inscrições para o concurso estão nos links abaixo. As inscrições podem ser feitas até 8 de julho.

Iniciativa do governo federal em parceria com o PNUD visa promover o voluntariado em todo o Brasil. Foto: PNUD/Tiago Zenero

Programa nacional de voluntariado promove prêmio sobre objetivos da ONU

O programa nacional de voluntariado da Presidência da República, também conhecido pelo nome Viva Voluntário, abriu nesta semana (28) inscrições para um prêmio que reconhecerá cidadãos e projetos dedicados a esse tipo de atividade. Instituições e indivíduos devem promover boas ações alinhadas a pelo menos um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS). Prazo para inscrição se encerra em 29 de junho.

Visitante contempla obra 'Encontro das Águas', de Sandra Cinto. Foto: Prêmio Arte na Escola Cidadã

Com cooperação da UNESCO, prêmio sobre ensino de arte no Brasil recebe inscrições até 10 de junho

Realizado com a cooperação da UNESCO, o Prêmio Arte na Escola Cidadã chega à sua 19ª edição em 2018. Iniciativa vai reconhecer cinco dos mais de 500 mil professores que lecionam Artes na educação básica brasileira. Premiação busca projetos de docentes que mobilizam e transformam alunos, cidadãos e comunidades. Vencedores ganharão 10 mil reais e as escolas onde trabalham receberão equipamentos e publicações.

Grupo Assessor da Sociedade Civil Brasil da ONU Mulheres e parte da equipe da entidade. Foto: ONU Mulheres/Mara Silva

ONU Mulheres abre inscrições para grupo assessor da sociedade civil

A ONU Mulheres recebe até 17 de junho candidaturas de representantes de organizações e redes brasileiras para o Grupo Assessor da Sociedade Civil (Brasil).

O grupo é formado por 15 pessoas, sendo oito integrantes das organizações e redes feministas e de mulheres; quatro integrantes das organizações e redes de base da sociedade civil e três especialistas nas áreas temáticas de ONU Mulheres Brasil, que podem ser acadêmicas(os) ou especialistas endossadas(os) por institutos de pesquisa ou organizações e redes de mulheres e feministas. Saiba como se inscrever.

Daniel Nagel (à esquerda), presidente da YAA, conheceu ativistas e jovens brasileiros que atuam na resposta ao HIV e à AIDS. Foto: YAA

ONG alemã seleciona brasileiros para conferência internacional sobre AIDS em Amsterdã

“Somos a geração que pode acabar com a AIDS. Mas, para atingir esse objetivo, precisamos de uma nova geração de lideranças”. A declaração é do ativista Daniel Nagel. Aos 26 anos, ele é presidente da Youth Against AIDS (Jovens contra a AIDS), uma organização sem fins lucrativos que nasceu há 8 anos na Alemanha.

A ONG, conhecida pela sigla YAA, está selecionando brasileiros que queiram participar da 22ª Conferência Internacional sobre AIDS. Evento acontece em julho, em Amsterdã. Prazo para inscrição em programa de bolsas é 20 de maio.

ONU Mulheres e Metrô de SP promovem caça aos livros sobre igualdade gênero; inscrições até 16 de maio

No dia 25 de maio, a ONU Mulheres e o Metrô de São Paulo realizarão, pela primeira vez, a Caça aos Livros ElesPorElas (HeForShe). Uma das estações da rede de transporte público será transformada em palco de um jogo onde os participantes deverão encontrar cópias do livro “Malala: a menina que queria ir para a escola”, da brasileira Adriana Carranca. Brincadeira premiará competidores com outras obras, assinadas por atrizes e personalidades, como a britânica Emma Watson.

Fabrício Dom, refugiado congolês que vive no Rio de Janeiro, trabalha no quadro ‘Emigração’, exibido na mostra ‘Arte e Refúgio no Brasil’, de 2011. Foto: ACNUR/L.F.Godinho

Comitê nacional lança concurso de arte para refugiados vivendo no Brasil

Até 15 de junho, o Comitê Nacional para os Refugiados (CONARE) recebe inscrições para o concurso “Fazendo Arte no Conare: Mobilidade Humana em Arte”. Iniciativa visa reconhecer e premiar obras artísticas realizadas ou que serão executadas por refugiados no Brasil. Interessados em participar devem ter a situação de refúgio reconhecida pelo governo brasileiro. Inscrições podem ser feitas pela Internet ou por correio.

Chamada é aberta para profissionais responsáveis pela implementação de políticas e programas em instituições públicas de saúde. Foto: Agência Brasil

ONU oferece bolsa de pesquisa para promover objetivos de saúde na América Latina

A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) apoiará com recursos de até 30 mil dólares pesquisas sobre como os sistemas de saúde na América Latina e no Caribe podem alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS). Profissionais têm 15 de maio para enviar propostas. Participantes da seleção devem ser responsáveis pela implementação de programas em uma instituição pública.

O Prêmio Itaú-UNICEF, que até o ano passado reconhecia parcerias entre organizações da sociedade civil (OSCs) e escolas públicas, ganha uma nova categoria, dedicada a ações realizadas exclusivamente por OSCs. Foto: EBC

Prêmio Itaú-UNICEF reconhece projetos para o desenvolvimento de crianças e adolescentes

Há 23 anos reconhecendo iniciativas de educação integral no país, o Prêmio Itaú-UNICEF abre inscrições para sua 13ª edição. O objetivo da premiação é identificar, estimular e dar visibilidade a projetos que contribuam para garantir o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos em situação de vulnerabilidade social. Neste ano, a premiação terá um aporte 47,5% maior do que em 2017, totalizando 5,9 milhões de reais.

O prêmio, que até o ano passado reconhecia parcerias entre organizações da sociedade civil (OSCs) e escolas públicas, ganhou uma nova categoria, dedicada a ações realizadas exclusivamente por OSCs. As inscrições podem ser feitas até 21 de maio.

Bolsistas de 2017 do Programa para Jornalistas Memorial Reham Al-Farra com o secretário-geral da ONU, António Guterres. Foto: ONU

ONU oferece bolsa para jovens jornalistas cobrirem eventos em Nova Iorque; prazo é 7 de maio

O Departamento de Informação Pública das Nações Unidas (DPI) abriu vagas para o Programa de Bolsas para Jornalistas Memorial Reham Al-Farra (RAF), que leva repórteres para cobrir o debate anual da Assembleia Geral em Nova Iorque. Esse ano, o Programa acontecerá de 16 de setembro a 6 de outubro. A ONU pagará as passagens de ida e volta para Nova Iorque e fornecerá diárias para cobrir despesas com alimentação e acomodação.

A FAO e o governo brasileiro recebem até 13 de abril inscrições para curso semipresencial sobre programas sustentáveis de alimentação escolar. Foto: PMA / Ana Claudia Costa

ONU recebe inscrições para concurso sobre alimentação escolar na América Latina e Caribe

Competição da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) visa dar visibilidade a projetos que melhoram o fornecimento de refeições em centros de ensino. Podem participar governos municipais e nacionais, universidades e associações de pais, mães ou agricultores. Inscrições vão até 15 de junho. Premiação inclui verba em dinheiro para a compra de equipamentos usados no preparo de alimentos em escolas.

Gianluigi Buffon, goleiro da Juventus, em foto de 2016. Foto: Wikimeadia Commons/Doha Stadium Plus Qatar (CC)

UNESCO e Juventus lançam concurso de fotografia sobre futebol

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e o clube italiano Juventus lançaram nesta semana um concurso de fotografias com o objetivo de retratar formas com as quais o futebol promove a inclusão, supera estereótipos e reverte discriminações.

Para participar do concurso, é necessário enviar uma fotografia retratando esse potencial do esporte, com uma mensagem de paz e tolerância. Os vencedores receberão prêmios e participarão de uma campanha em vídeo. As inscrições vão até 6 de maio.

Foto: ONU/Evan Schneider

ONU convida organizações não governamentais para diálogo de jovens em Nova York

O presidente da Assembleia Geral está convocando um Diálogo de Jovens para o próximo dia 30 de maio, na sede das Nações Unidas em Nova York, com o objetivo de discutir educação, emprego e prevenção da radicalização que leva ao extremismo violento. Representantes de organizações não governamentais podem se candidatar como oradores ou observadores, com prazos respectivamente em 20 de abril e 6 de maio; saiba como participar.

Combater as mudanças climáticas e seus impactos é um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável propostos para serem adotados em setembro. Foto: Flickr/Tobias Sieben (CC)

Curso online certificado pela ONU visa aumentar conscientização sobre mudanças climáticas

A coalizão global de indivíduos e empresas pelo desenvolvimento sustentável ZCO2, com apoio do Instituto Pro Natura e do Instituto de Desenvolvimento e Gestão, lançou em março curso online sobre mudanças climáticas com certificação de programa financiado pelas Nações Unidas.

O projeto de educação online UN CC:Learn/ZCO2 está sendo adotado em áreas pobres do Rio de Janeiro e tem como objetivo aumentar a conscientização sobre questões de mudança climática e relacioná-las ao contexto urbano.

Agricultores semeando alface crespa. Foto: Flickr/ Orgânicos do Pivas (Creative Commons)

FAO oferece curso online sobre agricultura familiar e manejo de recursos naturais

Quer aprender técnicas de produção agrícola sustentável e entender como gerir de forma responsável os recursos naturais? A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) oferece uma formação online gratuita sobre o tema, com conteúdos sobre agricultura familiar, sistemas pesqueiros, aquicultura e exploração de bens florestais. Capacitação é inspirada em iniciativa brasileira.

Morador de rua na região central de Londres. Foto: Flickr (CC)/Mike Freedman

ONU recebe artigos sobre desigualdades sociais e poder das elites para conferência global

A partir do próximo domingo (1º), o Instituto de Pesquisa das Nações Unidas para o Desenvolvimento Social (UNRISD) recebe propostas de artigos sobre desigualdades, estruturas de classe e o papel das elites e instituições na manutenção ou combate às disparidades socioeconômicas. Objetivo da chamada é selecionar trabalhos acadêmicos para apresentação em uma conferência internacional em Genebra, em novembro deste ano. Organismo planeja pagar custos com deslocamento e hospedagem para participantes de países em desenvolvimento.