Arquivo da tag: direitos humanos

Protestos no Chile – Foto: Colectivo 2+ Carlos Vera M / Fotos Públicas

ONU descreve múltiplas violações de direitos humanos durante protestos no Chile

O Escritório do Alto Comissário das Nações Unidas para Direitos Humanos (ACNUDH) divulgou na sexta-feira (13) um informe sobre a missão enviada ao Chile entre os dias 30 de outubro e 22 de novembro. De acordo com o documento, a polícia chilena e as forças armadas violaram as normas internacionais sobre controle de assembleias e o uso da força durante os protestos massivos e o estado de emergência.

O informe de 30 páginas foi elaborado pela equipe do Escritório que investigou a situação em sete regiões chilenas durante as três primeiras semanas de novembro. O documento detalha extensas alegações – com exemplos específicos – de tortura, maus tratos, violação e outras formas de violência sexual por parte da polícia contra pessoas detidas, muitas arbitrariamente. Segundo informações oficiais, mais de 28 mil pessoas foram detidas entre 18 de outubro e 6 de dezembro, embora a maioria tenha sido colocada em liberdade.

ONU Direitos Humanos, UNIC Rio e Observatório de Favelas reúnem jovens fotógrafos no Dia dos Direitos Humanos

O Centro de Informação das Nações Unidas (UNIC Rio) e o Escritório Regional para a América do Sul do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH), em parceria com o Observatório de Favelas, comemoram o Dia Internacional dos Direitos Humanos, celebrado em 10 de dezembro, com uma exposição fotográfica e roda de conversa com jovens fotógrafos de comunidades cariocas.

A partir das 15h30 do dia 10 de dezembro, nove fotógrafos da Maré discutem na sede do UNIC Rio, no Palácio Itamaraty, como é possível promover os direitos humanos por meio de atividades culturais e ativismo.

O trabalho dos jovens está reunido na exposição Se Essa Rua Fosse Nossa – Nossa voz, nossos direitos, nosso futuro, a ser inaugurada no mesmo dia, às 18h30, na área externa do Museu do Amanhã.

O guia procura preencher a lacuna da falta de compreensão entre os profissionais da educação sobre como desempenhar melhor o papel da educação na construção de sociedades justas e pacíficas. Foto: Edward Lich/CC.

UNESCO e UNODC lançam guia sobre o papel da educação na construção de sociedades justas e pacíficas

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) lançaram, nesta quinta-feira (7), o guia “Fortalecimento do Estado de Direito por meio da educação” para formuladores de políticas.

A publicação apresenta orientações para gestores e educadores que queiram trabalhar temas de justiça, direitos humanos e combate à corrupção com estudantes dos ensinos fundamental e médio.

Decisão de Pierre Krähenbühl foi anunciada em Nova Iorque. Foto: Unrwa | Francesca Pezzola.

Chefe da UNRWA entrega carta de demissão do cargo a secretário-geral da ONU

O comissário-geral da Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados Palestinos (UNRWA), Pierre Krähenbühl, renunciou ao cargo nesta quarta-feira (6).

A carta de demissão foi entregue horas após o chefe da UNRWA ter sido afastado do cargo com base numa investigação interna sobre sua gestão e a de outros líderes da agência.

Em nota, porta-voz do secretário-geral informou que inquérito exclui fraudes ou apropriação indevida de fundos.