Arquivo da tag: Destaque do dia

Em dezembro de 2017, a Assembleia Geral das Nações Unidas aprovou resolução criando a Década da ONU para a Agricultura Familiar (2019-2028). Foto: MDA

FIDA: investimento em agricultura familiar é maneira mais eficaz de reduzir pobreza rural

O Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola (FIDA) das Nações Unidas lança em Brasília (DF) na terça-feira (15) a publicação “Estudo comparativo dos efeitos diretos da agricultura e do agronegócio na redução da pobreza rural”.

O estudo destaca o potencial da agricultura familiar e suas vantagens comparativas no combate à pobreza rural, analisando a geração de renda de dois sistemas produtivos em cadeias como ovinos/caprinos, aves, produção de mandioca e apicultura.

A análise trabalha com dados do semiárido nordestino, considerado o maior bolsão de pobreza da América Latina.

Exportação de negócios geridos por mulheres foi um dos temas em discussão. Foto: ONU Mulheres/Gustavo Dantas

ONU Mulheres apresenta em SP ferramenta para medir igualdade de remuneração nas empresas

A ONU Mulheres apresentou durante o Fórum WEPs 2019 – Princípios de Empoderamento das Mulheres, realizado esta semana em São Paulo (SP), a versão em português de uma ferramenta de análise que permite às empresas medir a igualdade de gênero em seus negócios.

A Ferramenta de Análise de Lacunas dos Princípios de Empoderamento das Mulheres (WEPs, na sigla em inglês) pode ser utilizada uma vez por ano, é gratuita e confidencial. No mundo, mais 1.835 companhias já utilizaram o instrumento em 115 países.

A série de eventos foi promovida por ONU Mulheres, Rede Brasil do Pacto Global, Organização Internacional do Trabalho (OIT) e União Europeia.

Ilustrações do artista Ivan Ciro Palomino impactam pela naturalidade com que expõem contradições da sociedade contemporânea. Foto: UNIC Rio | Naiara Azevedo.

UNIC Rio promove exposição de arte para conscientizar sobre desafios globais

Em parceria com o Centro Cultural Correios e o Instituto Claro, o Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio) inaugurou, em 26 de setembro, a exposição Consciência. A mostra é um convite à reflexão a respeito dos desafios sociais e ambientais que enfrentamos globalmente.

As obras são do designer gráfico peruano Ivan Ciro Palomino e dialogam com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), adotados pela Assembleia Geral da ONU há quatro anos. Palomino já expôs trabalhos na sede das Nações Unidas, em Nova Iorque, e recebeu prêmios da organização pelas suas criações visuais provocativas.

Esta é a terceira exposição individual do artista fora do Peru, e a segunda no Brasil. As ilustrações podem ser vistas no Centro Cultural Correios do Rio de Janeiro até o dia três de novembro, com entrada franca.

USO DE LOGOMARCAS DA ONU

A logomarca, o nome e as iniciais da Organização das Nações Unidas (ONU) não podem ser usados por instituições externas sem que tenham autorização do secretário-geral da ONU. Já as logomarcas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) podem ser usadas por governos, organizações intergovernamentais, organizações sem fins lucrativos e entidades do setor privado, desde que sigam as orientações gerais de uso e não sejam usadas para fins comerciais.