Cultura e comunicação

Todas as notícias sobre estes temas.

‘O documento mais importante do mundo’, diz autora de livro sobre Declaração dos Direitos Humanos

Para a escritora Ruth Rocha, falar mal dos direitos humanos é um atestado de desinformação. Em 1986, em coautoria com o ilustrador Otavio Roth, ela lançou o livro voltado para crianças “Declaração Universal dos Direitos Humanos”, adaptação do documento que completou 69 anos no último domingo (10) e que Rocha considera como um “alicerce da humanidade”. Obra já está na 11a edição.

Mascate, em Omã. Foto: Flickr (CC)/Hazel Owen

UNESCO promove em Omã conferência global sobre turismo e cultura

Nos próximos 11 e 12 de dezembro, a UNESCO e a Organização Mundial do Turismo (OMT) promovem em Mascate, capital de Omã, a segunda Conferência Global em Turismo e Cultura. Encontro deverá receber cerca de 500 participantes, entre eles, 30 ministros das duas áreas. Autoridades participarão da abertura do evento, que terá painéis sobre proteção do patrimônio, políticas públicas e governança para a promoção do turismo cultural.

O serviço de compartilhamento de bicicletas Mobike foi um dos vencedores. Foto: Mobike

Presidente chilena e startup de bicicletas estão entre vencedores de prêmio ambiental da ONU

Seis líderes e projetos globais receberam nesta terça-feira (5) o principal prêmio ambiental das Nações Unidas, o Campeões da Terra, por suas ações com impacto positivo no meio ambiente. A homenagem foi feita durante a Assembleia Ambiental da ONU que ocorre em Nairóbi, no Quênia, nesta semana.

Os premiados deste ano foram a presidente chilena, Michelle Bachelet; o cientista da NASA Paul A. Newman; o diretor de cinema norte-americano Jeff Orlowski; a startup de compartilhamento de bicicletas Mobike; o presidente da empresa de energia limpa chinesa Elion Resources Group, Wang Wenbiao; e a comunidade de reflorestamento chinesa Saihanba. O relato é da ONU Meio Ambiente.

Cena do filme "Era o Hotel Cambridge" - Foto: divulgação

ONU promove debate sobre migração com exibição gratuita do filme “Era o Hotel Cambridge”

O Centro de Informação das Nações Unidas (UNIC Rio), a Organização Internacional para as Migrações (OIM) e a Fundação Casa de Rui Barbosa promovem na próxima terça-feira (12), no Rio de Janeiro, um cine-debate com a exibição do filme “Era o Hotel Cambridge”.

A sessão integra o Festival Global de Cinema sobre Migração, iniciativa da OIM que ocorre em diversos países do mundo com o objetivo de provocar o debate sobre migração. A entrada é franca.

Seminário discutirá a importância dos jardins botânicos, papel dos setores público e privado, soluções locais e interface entre ciência e tecnologia. Foto: Instituto Inhotim.

PNUD e Inhotim debatem atitudes individuais para combater mudanças climáticas

Trazer o problema das mudanças climáticas para mais perto do cidadão comum. É o que defende o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Em seminário realizado do dia 29 até esta sexta-feira (1º), no Instituto Inhotim, em Minas Gerais, o organismo internacional lembrou que todo indivíduo tem um papel a desempenhar no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), as metas globais da ONU.

Relançamento da Natal Sem Fome lembra ativismo de Betinho contra a miséria. Imagem: Divulgação/Ação da Cidadania

Artistas brasileiros apoiam divulgação de Campanha Natal Sem Fome

Mais de 60 artistas brasileiros, entre eles Chico Buarque, Caetano Veloso, Daniela Mercury e Carlinhos Brown, participam este ano da divulgação da Campanha Natal Sem Fome, iniciativa da ONG Ação da Cidadania, fundada em 1993 pelo sociólogo Hebert de Souza (Betinho).

A campanha conta com parceria da representação no Brasil da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).

Iniciativa do Instituto Avon, em parceria com a ONU Mulheres, dá voz a histórias reais por meio de depoimentos e músicas. Foto: Reprodução

Em parceria com a ONU, Instituto Avon lança série de vídeos sobre violência contra mulheres

Campanha do Instituto Avon, em parceria com a ONU Mulheres, lançou na quarta-feira (29) o primeiro de uma série de vídeos para a web com histórias reais de mulheres que enfrentaram situações de violência.

A produção faz parte da programação oficial da mobilização mundial 16 dias de ativismo. A atriz Luiza Brunet é protagonista do primeiro episódio sobre violência moral e exposição da vida íntima.

Festival de Kumbh Mela, em Nashik, na Índia. Foto: Flickr (CC)/David Baxendale

Comitê da UNESCO avaliará candidaturas de 34 práticas culturais para lista de patrimônio da humanidade

A partir da próxima segunda-feira (4), o Comitê Intergovernamental para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial estará na ilha de Jeju, na Coreia do Sul, para avaliar as candidaturas de novas práticas culturais à lista da UNESCO de patrimônios da humanidade. Encontro do organismo também analisará pedidos de inscrição e de recursos para projetos emergenciais de preservação.

“Molhando o Futuro”, de Paulo Sergio Cardoso, esteve entre as 25 fotos premiadas pelo concurso.

Concurso da ONU no Uzbequistão seleciona fotografias brasileiras

Fotógrafos amadores e profissionais de todo o mundo enviaram nos últimos meses seus trabalhos para o Concurso Internacional de Fotografia – Ozônio e Clima, promovido pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) no Uzbequistão.

Com as categorias “Mudança Climática nos Meus Olhos” e “Camada de Ozônio e Eu”, a competição teve como temática a mudança global do clima e a proteção da Camada de Ozônio. Entre os trabalhos selecionados, estão duas fotografias brasileiras, que integram o acervo de exposição do projeto.

Foto: UIT

Fórum internacional identifica oportunidades econômicas de tecnologias emergentes

Oportunidades econômicas de tecnologias inovadoras de informação e comunicação (TIC) – como a Internet das Coisas, computação em nuvem, inteligência artificial e dados para cidades inteligentes e sustentáveis – foram identificadas neste mês de novembro em Hammamet, na Tunísia, durante a 15ª edição do Simpósio Global de Indicatores de TIC e Telecomunicações da União Internacional de Telecomunicações (UIT).

Isabel (centro) se apresenta com o Coral Somos Iguais, ao lado de outras jovens em situação de refúgio no Brasil. Foto: Bruna Treme.

Refugiada congolesa participa de disputa no The Voice Brasil

Forçada a deixar a República Democrática do Congo (RDC) com sua família em 2015 devido à guerra, Isabel Antonio, de 16 anos, nunca imaginou que seria a primeira solicitante de refúgio no país a fazer parte de um dos maiores shows de talentos musicais do mundo. Atualmente, ela disputa as etapas finais do The Voice Brasil com o apoio de seu técnico, Carlinhos Brown. O relato é da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR).

Ouro Preto foi a primeira cidade brasileira designada como Patrimônio Cultural da UNESCO no país. Foto: UNESCO/M & G Therin-Weise

Brasil é um dos 12 países eleitos para Comitê do Patrimônio Mundial da UNESCO

Doze países, entre eles o Brasil, foram eleitos na semana passada (14) para integrar o Comitê do Patrimônio Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

O comitê é responsável pela aplicação da Convenção para a Proteção do Patrimônio Mundial Cultural e Natural e se reúne anualmente para, entre outras coisas, julgar as candidaturas para inscrição na Lista no Patrimônio Mundial.

O concurso tem como objetivo selecionar vídeos que promovam uma reflexão sobre as comunidades afrodescendentes e a busca do pleno exercício de seus direitos. Foto: EBC

Concurso recebe inscrições para vídeos sobre comunidades afrodescendentes

O programa IberCultura Viva e a representação no Brasil da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) lançam no Dia Nacional da Consciência Negra (20 de novembro) o concurso de curtas-metragens “Comunidades Afrodescendentes: Reconhecimento, Justiça e Desenvolvimento”.

As inscrições estão abertas até 15 de fevereiro de 2018. O concurso tem como objetivo selecionar vídeos que promovam uma reflexão sobre as comunidades afrodescendentes e a busca do pleno exercício de seus direitos culturais e/ou valorizem sua contribuição para a constituição, a promoção e o desenvolvimento da cultura ibero-americana.

Na aldeia de Takalafiya-Lapai, no estado de Niger, na Nigéria, menino fala ao celular; ele é um dos beneficiários de um projeto do Banco Mundial. Foto: Arne Hoel/Banco Mundial

Brasil ocupa 66o lugar em ranking da ONU de tecnologia de informação e comunicação

Relatório da União Internacional das Telecomunicações (UIT) afirma que Islândia lidera o Índice de Desenvolvimento de Tecnologia da Informação e Comunicação da agência da ONU. Segundo documento, avanços na internet, análise de ‘big data’, computação em nuvem e inteligência artificial vão permitir “enormes inovações” e transformar “de forma fundamental” negócios, governos e sociedades, servindo para melhorar os meios de subsistência em todo o mundo.