Comunicados

Confira aqui todos os comunicados das Nações Unidas. Contatos de imprensa e inscrição no mailing oficial de imprensa da ONU em nacoesunidas.org/imprensa

Segundo dados de 2014 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), negros e negras, o que inclui pardos e pretos, compõem 53,6% da população brasileira. Foto: EBC

Fundo de População da ONU lamenta decisão dos EUA de suspender financiamento

O Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) lamentou nesta terça-feira (4) a decisão dos Estados Unidos de negar qualquer financiamento para o trabalho da agência no mundo.

“Nós sempre consideramos os EUA como um parceiro de confiança e um líder em ajudar a garantir que toda gravidez seja desejada, todo parto seja seguro e cada jovem alcance seu potencial”, disse a agência da ONU em comunicado.

Sede da Coordenação da ONU em Brasília. Foto: PNUD/divulgação

Sistema ONU no Brasil divulga comunicado sobre assassinatos de defensores de direitos humanos

O Sistema das Nações Unidas no Brasil divulgou nesta sexta-feira (24) uma nota sobre os assassinatos de dois defensores de direitos humanos no Brasil.

Waldomiro Costa Pereira, militante do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), foi assassinado dentro da UTI de um hospital na cidade de Parauapebas, no Pará. Em Ronda Alta, no Rio Grande do Sul, o cacique Antonio José Mig Claudino foi assassinado com cinco tiros dentro de um bar numa aldeia onde há disputa de terras.

No 6º aniversário do conflito na Síria, artistas e crianças refugiadas realizam Ato pela Paz no Cristo Redentor do Rio

Nesta quarta-feira (15), o Cristo Redentor no Rio de Janeiro será palco de um evento de solidariedade mundial para marcar o sexto aniversário da guerra na Síria. Artistas e crianças refugiadas participarão de um “Ato pela Paz” promovido pela ONG IKMR (I Know My Rights) e pelo movimento “Amor Sem Fronteiras”, liderado pela atriz e apresentadora Danni Suzuki.

Estarão presentes a representante do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados no Brasil, Isabel Marquez, e o secretário nacional de Justiça e presidente do Comitê Nacional para Refugiados, Gustavo Marrone.

Segundo estudo da OIT, o total de 70% de mulheres no mundo que gostariam de ter trabalhos remunerados inclui a maioria das mulheres que não estão no mercado de trabalho. Foto: PNUD

Maioria das mulheres no Brasil e no mundo prefere trabalhar fora, diz OIT/Gallup

Novo relatório da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e da empresa de pesquisa de opinião Gallup mostra que as preocupações com a igualdade de gênero e um melhor equilíbrio entre trabalho e família ressoam no Brasil e em todo o mundo.

Segundo o relatório, 70% das mulheres e 66% dos homens no mundo entendem que as mulheres devem ter trabalhos remunerados. No Brasil, este índice é de 72% das mulheres e 66% dos homens.

ONU lança documentário sobre empreendedorismo sustentável no Rio

ONU lança documentário sobre empreendedorismo sustentável no Rio

Produzido inteiramente com telefones celulares, documentário será lançado nesta quarta-feira (21) no Cinema Odeon, centro da capital fluminense.

A produção ficou a cargo de estudantes cariocas que percorreram o Rio e a Baixada em busca de negócios sustentáveis.

Iniciativa de mobilização é do Centro RIO+ e será modelo a ser replicado nos 166 países onde atua o Programa da ONU para o Desenvolvimento (PNUD).

Foto: Valter Campanato/ABr

ONU Mulheres lamenta morte da ex-ministra e feminista negra Luiza Bairros

A ONU Mulheres lamentou na terça-feira (12) a morte da feminista negra e ex-ministra da Igualdade Racial Luiza Bairros.

“Luiza Bairros foi uma mulher negra sagaz e extremamente inspiradora por suas ideias e capacidade de trabalho. Fez parte da geração de ativistas do movimento negro que denunciou obstinadamente o mito da democracia racial e trabalhou para a consciência negra por meio da ação política”, disse Nadine Gasman, representante da ONU Mulheres Brasil.

Dream Team do Passinho, parceiros do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) para aumentar a conscientização sobre zika e direitos. Foto: Dream Team do Passinho/divulgação

No Dia Mundial da População, UNFPA e Dream Team do Passinho lançam música sobre zika e direitos

A música “Mais Direitos, Menos Zika”, fruto de parceria entre o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) e o grupo de funk carioca Dream Team do Passinho, foi criada especialmente para o Dia Mundial da População (11 de julho), que este ano tem como tema “Investir nas Adolescentes”.

Roda de conversa pela manhã da segunda-feira (11) discutirá questões prioritárias para meninas na faixa etária dos 10 aos 19 anos, como educação de qualidade, saúde sexual e reprodutiva, desenvolvimento de habilidades para a vida e construção de autonomia e resiliência.

O desastre socioambiental promovido pela Samarco tem sido descrito como o maior na história do país. Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

Brasil: Especialistas da ONU elogiam suspensão de acordo sobre desastre no Rio Doce

“O acordo ignorava os direitos humanos das vítimas, e sua suspensão (no dia 1° de julho) é uma oportunidade perfeita para realizar uma completa revisão baseada em direitos humanos das devidas reparações e compensações para as vítimas, com transparência e participação pública”, afirmaram os especialistas.

Os peritos da ONU observaram que o Ministério Público do Brasil estimou que os custos dos danos são 25 vezes maiores que a quantia considerada no acordo inicial, e alertaram que o acordo foi negociado a velocidade recorde em comparação com outros desastres desta magnitude, durante um tumultuado período para o governo do Brasil.

Grupo de Trabalho da ONU sobre Empresas e Direitos Humanos divulga relatório sobre o Brasil

Após visita oficial ao Brasil ocorrida em dezembro de 2015, Grupo de Trabalho das Nações Unidas sobre Empresas e Direitos Humanos publicou nesta semana seu relatório sobre o país. Belo Monte, o desastre da mineradora Samarco no Rio Doce, Jogos Olímpicos de 2016, direitos dos povos indígenas, a questão dos defensores de direitos humanos no país e direitos trabalhistas são alguns dos temas tratados no documento; acesse aqui.

Sede da Organização dos Estados Americanos em Washington (EUA). Foto: OEA

ONU: órgãos independentes pedem solução para crise na Comissão Interamericana de Direitos Humanos

Os dois maiores organismos independentes do sistema de direitos humanos das Nações Unidas — o de Procedimentos Especiais e os Órgãos de Tratados — expressaram sua profunda preocupação com o futuro da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), da Organização dos Estados Americanos (OEA), que enfrenta uma crise financeira que ameaça a sua existência.

Organismos de especialistas independentes pediram a todos os governos e outros atores nas Américas que aloquem os fundos necessários para salvar um dos órgãos de direitos humanos regionais mais prestigiados do mundo.

Ativistas feministas defendem direitos das mulheres durante a passeata no Rio de Janeiro. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Brasil: ONU Mulheres divulga nota pública sobre estupros coletivos

Um dos casos aconteceu no Rio de Janeiro, em que uma adolescente foi violada por mais de 30 homens. O outro ocorreu em Bom Jesus (PI), com a vítima sendo atacada sexualmente por cinco homens.

No comunicado, a ONU Mulheres solicitou aos poderes públicos dos estados do Rio de Janeiro e do Piauí que seja incorporada a perspectiva de gênero na investigação, processo e julgamento de tais casos “para acesso à justiça e reparação às vítimas, evitando a sua revitimização”.

Parada do Orgulho LGBT em São Paulo, 2015. Foto: Leo Pinheiro / Fotos Públicas

ONU lembra Dia Internacional contra a Homofobia e a Transfobia; veja principais ações no Brasil

Hoje o mundo lembra o Dia Internacional contra a Homofobia e a Transfobia, data na qual, em 1990, a Organização Mundial da Saúde (OMS) retirou a homossexualidade da Classificação Internacional de Doenças. Desde então, o 17 de maio virou símbolo da luta por direitos humanos e pela diversidade sexual, contra a violência e o preconceito. Veja aqui as principais ações das Nações Unidas na defesa pelos direitos das pessoas LGBTI.