Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU

Acesse todas as informações contextuais sobre a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável em nacoesunidas.org/pos2015 e as últimas notícias abaixo.

Alicia Bárcena e Enrique Peña Nieto no Fórum dos Países da América Latina e do Caribe sobre Desenvolvimento Sustentável, na Cidade do México. Foto: Presidência do México

CEPAL: América Latina e Caribe precisam superar fragmentação para buscar crescimento sustentável

Ao lado do presidente do México, Enrique Peña Nieto, a secretária-executiva da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL), Alicia Bárcena, deu início na quarta-feira (26) às atividades do primeiro Fórum sobre Desenvolvimento Sustentável da região. A dirigente do organismo da ONU defendeu que países revigorem a integração regional como ferramenta “diversificação produtiva”. Multilateralismo foi descrito como necessário para o cumprimento das metas das Nações Unidas.

Assinatura do protocolo aconteceu durante a abertura oficial do IV Encontro de Municípios com o Desenvolvimento Sustentável. Foto: PNUD Brasil/Tiago Zenero

Frente Nacional de Prefeitos, Caixa e PNUD firmam acordo para promover metas da ONU em municípios

Durante a abertura do IV Encontro de Municípios com o Desenvolvimento Sustentável (EMDS), que teve início na terça-feira (25), em Brasília, a Frente Nacional de Prefeitos, a CAIXA e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) firmaram um novo acordo para apoiar o Observatório de Consórcios Públicos do Brasil e também para promover a Agenda 2030 da ONU a nível local.

Secretário-geral da ONU, António Guterres. Foto: ONU / Evan Schneider

‘União no Conselho de Segurança é vital para prevenir atrocidades em massa’, diz António Guterres

Em reunião no Conselho de Segurança, o secretário-geral da ONU, António Guterres, destacou na terça-feira (18) a importância da união no órgão de 15 membros para abordar efetivamente as violações dos direitos humanos e prevenir atrocidades em massa.

O chefe da ONU também enfatizou que a garantia de uma ação melhorada e menos politizada sobre os direitos humanos também é imprescindível para o avanço dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

México sediará Fórum da América Latina e do Caribe sobre Desenvolvimento Sustentável

Primeira reunião do Fórum dos Países da América Latina e do Caribe sobre Desenvolvimento Sustentável será realizada no México entre 26 e 28 de abril. Organizado pela Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL), o encontro reunirá representantes de governos, instituições internacionais, setor privado, academia e sociedade civil para revisar os avanços e desafios da implementação da Agenda 2030 na região.

VÍDEO: O que é desenvolvimento sustentável?

Brasil é oitavo país a lançar Plataforma de Filantropia para atingir objetivos globais

O Brasil tornou-se o oitavo país a lançar a Plataforma de Filantropia, criada para aprofundar parcerias e ajudar no alcance dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Com sua adesão, o país soma-se a Quênia, Gana, Zâmbia, Indonésia, Colômbia, Estados Unidos e Índia.

A iniciativa é uma colaboração entre filantropia e comunidade de desenvolvimento internacional, sendo liderada pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e parceiros.

Em todo o mundo, as mulheres fazem a grande maioria do trabalho não remunerado, incluindo assistência à infância, culinária, limpeza e agricultura. Este trabalho não remunerado é essencial para que as famílias e as economias funcionem, mas também é menos valorizado do que o trabalho remunerado. Inclui o cuidado familiar com crianças e idosos, por exemplo. A especialista da ONU Mulheres Shahra Razavi revela o valor real do trabalho não remunerado – e como podemos reduzir o fardo para as mulheres, enfrentando a discriminação das nossas sociedades.

VÍDEO: Qual é o real valor do trabalho não remunerado?

Em todo o mundo, as mulheres fazem a grande maioria do trabalho não remunerado, incluindo assistência à infância, culinária, limpeza e agricultura. Este trabalho não remunerado é essencial para que as famílias e as economias funcionem, mas também é menos valorizado do que o trabalho remunerado. Inclui o cuidado familiar com crianças e idosos, por exemplo.

A especialista da ONU Mulheres Shahra Razavi revela o valor real do trabalho não remunerado – e como podemos reduzir o fardo para as mulheres, enfrentando a discriminação das nossas sociedades. Confira nesse vídeo.

VÍDEO: O que é desenvolvimento sustentável?

Países latino-americanos e caribenhos reúnem-se no México para discutir adoção da Agenda 2030

O México receberá de 26 a 28 de abril a primeira reunião do Fórum dos Países da América Latina e do Caribe sobre Desenvolvimento Sustentável, em que representantes de governos, instituições internacionais, setor privado, academia e sociedade civil se encontrarão para revisar os avanços e desafios da implementação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável na região.

Chefe da CEPAL alertou que parcerias público-privadas não devem gerar passivos contingentes para as finanças públicas dos países latino-americanos e caribenhos. Foto: EBC

CEPAL pede transparência em parcerias público-privadas na região latino-americana e caribenha

As parcerias público-privadas nos países latino-americanos e caribenhos precisam ser instrumentos de desenvolvimento, e não de privilégios, atendendo a sistemas de governança e transparência. A declaração foi feita pela secretária-executiva da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL), Alicia Bárcena, durante a 16ª Cúpula de Chefes de Estado e de Governo do Mecanismo de Diálogo de Tuxtla em San José, na Costa Rica.

“Não queremos que as parcerias público-privadas gerem passivos contingentes para as finanças públicas, mas que potencializem o investimento, contribuam para a diversificação produtiva”, disse Bárcena.

Foto: Flickr/percursodacultura (cc)

Fundação Banco do Brasil e ONU abrem inscrições para prêmio sobre desenvolvimento sustentável

Até 31 de maio, o Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social 2017 recebe inscrições de iniciativas desenvolvidas para resolver problemas em seis áreas — água e meio ambiente, agroecologia, economia solidária, educação, saúde e bem-estar, cidades sustentáveis e inovação digital — que formam as categorias temáticas do concurso. Premiação tem o apoio de quatro agências da ONU no país.

Gestores públicos do Distrito Federal discutiram implementação local dos objetivos globais. Foto: EBC

Gestores públicos do DF debatem implementação da Agenda 2030

Gestores públicos do governo do Distrito Federal participaram na sexta-feira (24) de uma oficina sobre a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, promovida pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), na Casa da ONU, em Brasília.

A intenção foi identificar dados para orientar e definir políticas públicas tendo em vista os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Na ocasião, os participantes discutiram prioridades locais para a implementação dos ODS de acordo com as necessidades do Distrito Federal.

Funcionária de indústria de vestuário em Phnom Penh, Cambodja. Foto: Banco Mundial / Chor Sokunthea

OIT atualiza diretrizes globais sobre responsabilidade social das empresas

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) atualizou sua Declaração Tripartite de Princípios sobre Empresas Multinacionais e Política Social, que trata de temas como emprego, formação, condições de vida, de trabalho e relações industriais. O documento é destinado a empresas nacionais e multinacionais, governos e organizações de empregadores e de trabalhadores.

A declaração é o único instrumento global sobre responsabilidade social corporativa e práticas empresariais sustentáveis elaborado e adotado de forma tripartite por governos, empregadores e trabalhadores no mundo todo.

Smurfs foram à ONU para promover o Dia Internacional da Felicidade e os objetivos globais. Na foto, os dubladores dos personagens. Foto: ONU

No Dia da Felicidade, ONU e Smurfs unem-se pelo desenvolvimento sustentável

Cada pessoa — não importa se grande, pequena ou azul — pode tornar o mundo mais pacífico, igualitário e saudável, disseram representantes das Nações Unidas no sábado (18) a jovens reunidos em uma cerimônia especial para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODSs) que incluiu os Smurfs e a entrega da chave de Smurfdom. A cerimônia ocorreu para marcar o Dia Internacional da Felicidade, lembrado nesta segunda-feira (20).

Teresina, capital do estado do Piauí. Foto: EBC

Piauí fecha parceria com PNUD para alinhar políticas públicas aos objetivos globais

O governo do estado do Piauí, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), lançou oficialmente na quarta-feira (15) em Brasília a “Estratégia Piauí ODS” para representantes do setor privado que possuem investimentos no estado. Participaram do evento de lançamento mais de 20 empresas com negócios no Piauí em áreas como energia solar e eólica, mineração, infraestrutura, agronegócio e turismo.

Empreendedores,e desenvolvedores reuniram-se no no Rio de Janeiro para participar da maratona tecnológica Hackaton Global, promovida pelas Nações Unidas. Foto: Centro RIO+

Maratona tecnológica da ONU no Rio seleciona projeto para reduzir desigualdades

Mais de 1 mil empreendedores, desenvolvedores e designers reuniram-se no último fim de semana em nove cidades do mundo, entre elas Rio de Janeiro, para participar da maratona tecnológica Hackaton Global, promovida pelas Nações Unidas.

O Centro Mundial para o Desenvolvimento Sustentável – Centro RIO+ teve papel de apoiador para intermediar contatos com movimentos sociais, dar aconselhamento e expertise na temática do desenvolvimento sustentável durante a competição.

A última cúpula do G20 ocorreu em Hangzhou, na China, em setembro do ano passado. Foto: EBC

Países do G20 buscam estratégias para apoiar negócios inclusivos

O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) informou na sexta-feira (10) que o G20, grupo das 20 maiores economias do mundo, divulgou seu relatório sobre negócios inclusivos da cúpula do ano passado. O documento pode ser acessado em português.

Para o G20, são considerados negócios inclusivos aqueles que integram pessoas da base da pirâmide econômica em suas cadeiras de valor, apoiando a busca pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Chama pública convoca representantes da sociedade civil a participarem da Comissão Nacional para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Foto: PNUD Brasil/Tiago Zenero

Governo seleciona representantes da sociedade civil e de municípios para comissão sobre metas da ONU

Até 22 de março, a Presidência da República recebe candidaturas de representantes da sociedade civil e dos níveis estadual, distrital e municipal de governo para compor a Comissão Nacional para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS). Criado em outubro do ano passado, o organismo tem a missão de estimular a participação social no cumprimento das metas da ONU, além de garantir transparência na sua implementação.

Imagem: UNV/Centro Rio+

ONU realiza hackathon no Rio para promover combate às desigualdades

Teve início nesta sexta-feira (10) um hackathon promovido por organismos da ONU no Rio de Janeiro e em outras oito cidades — Nova Iorque, Bali, Genebra, Lagos, Lisboa, Londres, Chandigarh e Manama. Mais de mil empreendedores participaram da iniciativa para encontrar soluções para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.

No Rio, mobilização é promovida pelas organizações abeLLha e A Coorte, com apoio do Centro RIO+, ONU Mulheres e do Programa de Voluntários das Nações Unidas (UNV).

Mercado em San Lucas Tolimán, na Guatemala. Foto: Banco Mundial/Curt Carnemark

Fundo regional seleciona projetos sobre igualdade de gênero e desenvolvimento sustentável

Até 20 de março, o Fundo de Mulheres do Sul, que atua na América Latina e no Caribe, recebe candidaturas para uma seleção de projetos sobre feminismo, direitos humanos, perspectiva de gênero e multiculturalismo. Chamada pública financiará iniciativas que combinem a busca pela igualdade entre homens e mulheres com o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS).

Aplicativo de parceiro do Centro RIO+ quer impulsionar economia solidária

VÍDEO: Aplicativo de parceiro do Centro RIO+ quer impulsionar economia solidária

A arte urbana é a manifestação artística realizada no espaço público. O Noventa90 e o projeto Dreammuro são um exemplo de como as pessoas são fundamentais no desenvolvimento de projetos e iniciativas locais, que promovem a inclusão e a tolerância. A ONU e o Centro Mundial para o Desenvolvimento Sustentável (Centro RIO+) são parceiros e apoiadores de iniciativas que colaborem com a Agenda 2030 e os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Foto: UNIC Rio / Pedro Andrade

PNUD e instituições da Paraíba se unem para divulgar metas da ONU nos setores público e privado

Parceria firmada nesta semana entre PNUD, o Instituto Alpargatas, a Universidade Federal da Paraíba, a Federação das Indústrias da Paraíba, a Federação das Associações de Municípios e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) no estado vai divulgar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e estimular seu cumprimento pelos setores público e privado.