Sudão: ONU promove a paz e o desarmamento em Darfur através das artes

“A sensibilização foi realizada através de canções, danças e espetáculos de marionetes, por artistas locais.”

Sudão: ONU promove a paz e o desarmamento em Darfur através das artes

Como tentativa de promover a paz, a segurança e a reconciliação em Darfur, a Missão Conjunta das Nações Unidas-União Africana em Darfur (UNAMID) e outras entidades da ONU usaram as artes performáticas como forma de sensibilizar a sociedade.

O evento, realizado ontem (25/7) em El Srief, 45 km ao norte de El Fasher, capital do estado de Darfur do Norte, teve como objetivo conscientizar a comunidade acerca do desarmamento, da desmobilização e da reintegração (DDR), bem como melhorar a compreensão das pessoas sobre ameaças à sua segurança. A sensibilização foi realizada através de canções, danças e espetáculos de marionetes, por artistas locais e o evento foi organizado em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), a Comissão para DDR do Sudão (SDDRC) e outras agências da ONU.

As atividades se iniciaram com a distribuição pela UNAMID de 40 mil litros de água para os moradores locais. O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) também está instalando bombas de água e realizando reparos nas existentes em El Srief, onde os moradores são obrigados a caminhar longas distâncias para buscar água.

“Aqui, enviamos a mensagem do controle de armas diariamente. Por exemplo, as pessoas costumavam usar armas para comemorar, atirando para o ar, mas nós discutimos e a comunidade concordou em não fazer mais isso. Queremos enviar uma mensagem de paz e convivência entre as comunidades”, disse um oficial de proteção a crianças da organização não-governamental (ONG) ‘Amigos da Paz e do Desenvolvimento’, Hussein Elsherif.

“Estes artistas têm mensagens para todos e cada um de nós – mensagens de unidade, paz, mensagens sobre os perigos das armas”, afirmou um oficial de DDR da UNAMID, Joan Bao-in, durante a reunião.