Sudão do Sul: ONU entrega itens de ajuda para 55 mil pessoas em Jonglei

A ONU e agências humanitárias parceiras distribuíram alimentos, água, sabonetes e cobertores. O envio da ajuda foi dificultado pelas condições muito ruins das estradas e pela insegurança local.

Helicóptero da ONU leva duas toneladas de itens de ajuda alimentar para o Sudão do Sul. Foto: PMA/George Fominyen

A ONU informou nesta terça-feira (3) que cerca de 55 mil pessoas no Sudão do Sul receberam itens essenciais para sua sobrevivência. Todas as pessoas ajudadas estão deslocadas pelo conflito no estado de Jonglei.

De acordo com o porta-voz do Escritório das Nações Unidas de Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA), Jens Laerke, a ONU e outras agências humanitárias distribuíram alimentos, água, sabonetes e cobertores. O envio da ajuda foi dificultado pelas condições muito ruins das estradas e pela insegurança local.

O deslocamento de cerca de 75 mil pessoas e a maior necessidade humanitária são resultado de uma ofensiva militar das forças governamentais contra um grupo armado no início deste ano. A insegurança foi agravada em julho pela violência intercomunitária entre as comunidades Lou Nuer e Murle.

Para ampliar a resposta humanitária, o Fundo Central de Resposta de Emergência das Nações Unidas (CERF), que é gerenciado pelo OCHA, alocou seis milhões de dólares no mês passado para ajudar as comunidades afetadas no condado de Pibor, em Jonglei. Estes recursos se somam aos mais de 5 milhões de dólares que o CERF alocou em junho para a mesma crise.