Sudão do Sul: ONU comemora reabertura de corredor humanitário e entrega 700 toneladas de alimentos

As 700 toneladas de alimentos ajudará a diminuir a crise de insegurança alimentar no país. Foto: UNAMID/Albert Gonzalez Farran

Um comboio com 18 caminhões transportando 700 toneladas de alimentos, o suficiente para alimentar 45 mil pessoas durante um mês, chegou nesta segunda-feira (10) no Sudão do Sul através do Sudão, afirmou o Programa Mundial de Alimentos (PMA). A ação marca a reabertura do corredor humanitário que permitirá a entrega de ajuda necessária ao país em crise.

“Isto vai ajudar a reduzir a nossa forte dependência das caras operações aéreas para prestar assistência nas áreas mais afetadas pelo conflito do Sudão do Sul”, disse a diretora do PMA no Sudão do Sul, Joyce Luma. Segundo a agência da ONU, este comboio atravessou a fronteira para o Sudão do Sul através da cidade de Kosti, no Sudão, que fica à margem do rio Nilo Branco.

As novas operações transfronteiriças do PMA através de caminhões e barcas devem entregar um total de 4.650 toneladas de alimentos para assistir cerca de 275 mil pessoas por um mês no norte do Sudão do Sul.

Desde o início da crise no Sudão do Sul, em dezembro de 2013, o PMA já alcançou 2,5 milhões de pessoas com alimentos e assistência nutricional.